A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise de Viabilidade Financeira de um Projeto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise de Viabilidade Financeira de um Projeto"— Transcrição da apresentação:

1 Análise de Viabilidade Financeira de um Projeto

2 Objetivo Como toda organização possui um único objetivo, maximizar seus lucros, a implantação de um projeto visa alcançar o objetivo citado anteriormente. Antes de decidir se o projeto deverá ser realizado considere a análise de viabilidade. Caso o resultado seja positivo a realização do projeto será aceito pelos gestores .

3 Objetivo A análise mostra quais os projetos aceitar e quais os projetos rejeitar, sendo talvez a parte mais importante, mostrando para a organização se o projeto é viável ou não. A análise financeira utiliza previsões realizadas no fluxo de caixa do projeto, para calcular a taxa de rentabilidade, taxa interna de retorno, valor atual líquido mostrando a sua viabilidade.

4 Fluxo de Caixa Trata-se uma demonstração sintetizada dos fatos administrativos que envolvem os fluxos de dinheiro ocorridos durante um determinado período. Compreende o movimento de entradas e saídas de dinheiro na empresa

5 Propósito do Fluxo de Caixa
Avaliar a liquidez e a flexibilidade financeira; Avaliar as decisões gerenciais; Determinar a capacidade de pagar dividendos aos acionistas e empréstimos aos credores; Mostrar a relação entre lucro líquido e o caixa; Ajudar a prever futuros fluxos de caixa.

6 Análise do Fluxo de Caixa
Quando analisamos o fluxo de caixa de um projeto é importante destacar duas óticas: Fluxo de caixa da empresa; Fluxo de caixa do acionista.

7 Análise do Fluxo de Caixa
Fluxo de Caixa da Empresa: São os fluxos que sobram após o pagamento das despesas operacionais e impostos, mas antes que sejam realizados quaisquer pagamento a detentores de direitos.

8 Análise do Fluxo de Caixa
Fluxo de Caixa do Acionista São os fluxos de caixa excedentes depois do pagamento de todas as despesas operacionais, impostos e obrigações financeiras.

9 Exemplo de Fluxo de Caixa

10 Métodos de Avaliação Payback; Valor atual líquido;
Taxa interna de retorno

11 Payback Método que analisa o período necessário para recuperar o investimento inicial também conhecido como “período de recuperação de investimento”.

12 Payback Se o período de um payback representa um período de tempo aceitável para a empresa o projeto será selecionado . Pela sua simplicidade é muitas vezes usado como uma primeira tentativa de visualizar o problema.

13 Aplicação do Payback Suponhamos que um período máximo aceitável de recuperação de investimento para um empresa seja de quatro anos. Considere que um projeto proporcione uma entrada anual de caixa de $ para os próximos 6 anos e que o investimento inicial seja de $ Um simples cálculo mostra que após 4 anos o pojeto contribuirá para a entrada de $ ( x 4). Portanto ele deve ser aceito pois seu investimento inicial é pago em 4 anos.

14 Payback Simples Uma outra forma de verificar o valor do PBS é apresentada abaixo: PBS = I / F Onde: I é o investimento realizado; F é o fluxo dos períodos. Assim, no exercício acima encontramos: PBS = 2100 / 550 = 3,82 3,82 períodos para recuperar o investimento inicial.

15 Critério de Decisão Após elaborar os cálculos, devemos definir o prazo máximo para fixar um limite de tempo para recuperar o investimento. Assim, determinado como limite um período de 4 anos, temos: Se PBS > 4 anos, rejeitamos o projeto; Se PBS = 4 anos, somos indiferentes; Se PBS < 4 anos, aceitamos o projeto.

16 Análise do Método - PBS Vantagens:
O método pode ser visto como uma medida de risco (rudimentar), uma vez que quanto maior for o PBS, mais elevado será o risco do projeto; Desvantagens: Não leva em consideração o valor do dinheiro ao longo do tempo; Subjetividade ao determinar o tempo máximo para o indicador; Não considera o que ocorre com o projeto (fluxos) após a recuperação do dispêndio inicial.

17 PayBack Descontado (PBD)
Com o intuito de corrigir uma falha do método PBS, passaremos a incluir o custo de capital (i) em nossa análise. Determinado o custo de capital para o projeto (10%), traremos ao valor presente os fluxos de caixa do projeto para cada período.

18 Fluxo acumulado (descontado)
Estrutura - PBD Período $ V. P. Fluxo acumulado (descontado) -2100 1 550 500 -1600 2 454,55 -1145,45 3 413,22 -732,23 4 375,66 -356,57 5 341,51 -15,07 6 310,46 295,39

19 Análise do Método - PBD O critério de decisão é análogo ao do PBS;
Observe que ao incorporar o custo de capital e trazer ao valor presente todos os fluxos, o tempo de resgate do capital é maior. Observando o nosso exemplo, partimos de um PBS de 3,82 para um PBD de aproximadamente 5,05; Se continuássemos com a tolerância máxima de 4 anos este projeto seria rejeitado;

20 Análise do Método - PBD Mesmo incorporando o custo de capital, o PBD ainda revela algumas falhas, dentre elas a determinação do prazo máximo para aceitar ou não um projeto; Diante do que foi exposto, estas técnicas serão utilizadas como uma primeira aproximação e para confirmar outros indicadores.

21 Valor Presente Líquido - VPL
É uma função utilizada na análise da viabilidade de um projeto de investimento. É definido como o somatório dos valores presentes dos fluxos estimados de uma aplicação, calculados a partir de uma taxa dada e seu período de duração.

22 Valor Presente Líquido - VPL
Os fluxos estimados podem ser negativos ou positivos dependendo das entradas e saídas. A taxa fornecida representa o rendimento esperado do projeto. Caso o VPL seja negativo o retorno do projeto será menor que o investimento.

23 Valor Presente Líquido - VPL
Uma das vantagens do VPL é fornecer um valor monetário para o projeto, pois até agora só havíamos determinado o período de recuperação do investimento inicial ( Payback). O princípio é bem claro se o projeto apresentar um resultado positivo, deverá ser aceito, pois significa que os fluxos de caixa foram suficientes para cobrir os custos .

24 Valor Presente Líquido - VPL
Corresponde à soma dos valores dos fluxos de caixa (FCX) descontados. O objetivo é escolher aqueles projetos que valem mais do que custam. Critério de Decisão VPL > 0: Aceitar o projeto; VPL = 0: Indiferente; VPL < 0: Rejeitar o projeto.

25 VPL Exemplo: O investimento em uma máquina foi estimado em $10.000,00. A utilização deste equipamento proporcionará à empresa um fluxo de caixa anual de $2.000,00. Se a vida útil é de seis anos (tempo de vida do projeto), determine o VPL do empreendimento e analise o resultado. O fluxo anual (do período 1 em diante) é de R$ ,00; Investimento inicial é de R$ ,00; Custo de capital (i) de 5% ao ano.

26 VPL

27 VPL – Considerações Finais
Até o momento analisamos apenas um projeto isoladamente. Entretanto, o método é eficiente quando precisamos selecionar projetos concorrentes ou mutuamente exclusivos. De fato, considerando dois projetos (concorrentes) com escalas semelhantes e a mesma vida útil devemos escolher aquele projeto com o maior VPL.


Carregar ppt "Análise de Viabilidade Financeira de um Projeto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google