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LOGÍSTICA EMPRESARIAL

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Apresentação em tema: "LOGÍSTICA EMPRESARIAL"— Transcrição da apresentação:

1 LOGÍSTICA EMPRESARIAL

2 ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? Vamos relembrar ?

3 Centro de Distribuição (CD)
Local utilizado para armazenar produtos provenientes de diferentes plantas e empresas, mantendo um certo nível de estoque, buscando com isso a redução de custos e o atendimento mais rápido e racional das solicitações dos clientes.

4 ATIVIDADES BÁSICAS DA ARMAZENAGEM
RECEBIMENTO ESTOCAGEM ADMINISTRAÇÃO DE PEDIDOS EXPEDIÇÃO

5 Funções Básicas do CD

6 Estudo da Localização: Fábricas e Depósitos
Objetivo: a) Minimizar os custos de uma rede logística; b) Definir as posições mais racionais para as edificações; “O estudo deve ser baseado na Previsão de Demanda e no Nível de Serviço estabelecido”

7 FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO
Estabilidade política e econômica do Governo; Mão-de-obra; Incentivos e restrições governamentais; Oferta de energia; Transporte; Disponibilidade de materiais e suprimentos; Clima; Telecomunicações;

8 MÉTODOS MATEMÁTICOS PARA LOCALIZAÇÃO
Momentos – Método baseado nas distâncias (km) para o abastecimento dos mercados e no custo de transporte. As cidades ou os mercados estão localizados nos vértices das estradas.

9 MÉTODOS MATEMÁTICOS PARA LOCALIZAÇÃO
Ponto de Equilíbrio – Método baseado na avaliação dos custos totais de uma empresa, considerando os custos fixos e os variáveis. CT=(CF+CV) As retas representam graficamente o custo total de cada cidade envolvida na escolha do local para instalação da empresa.

10 Pesquisa Operacional A Pesquisa Operacional (PO) consiste no estudo de métodos matemáticos, usualmente implementados por programas de computador, que podem ser utilizados para resolver problemas gerenciais relacionados à tomada de decisão e controle de sistemas.

11 Pesquisa Operacional Formulação do problema; Coleta de dados;
ETAPAS DA MODELAGEM Formulação do problema; Coleta de dados; Construção do modelo matemático; Desenvolvimento de estratégias para determinar soluções a partir do modelo proposto; Validação do modelo; Implementação.

12 Pesquisa Operacional Manufatura APLICAÇÕES
Dimensionamento de lotes (Lot-Sizing Problem) Otimização de layouts (Facility Layout Problem) Formação de células de fabricação

13 Pesquisa Operacional Sistemas de Transporte e Distribuição APLICAÇÕES
Roteamento de veículos (Vehicle Routing Problem) Otimização de tabela de horários de ônibus urbano Programação de tripulações de ônibus urbano (Bus Crew Scheduling)

14 Pesquisa Operacional Instituições de ensino APLICAÇÕES
Programação de Horários em Escolas (School Timetabling); Alocação de Salas de Aula (Classroom Assignment)

15 Pesquisa Operacional Hospitais Construção APLICAÇÕES
Programação de horários de enfermeiras (Nurse scheduling) Construção Otimização de estruturas metálicas

16 Pesquisa Operacional Finanças Agricultura Outros APLICAÇÕES
Análise de risco Agricultura Planejamento da produção agrícola Outros Problema da Alocação de Jogos de competições esportivas

17 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – LOGÍSTICA
LOGÍSTICA REVERSA Arnaldo B. Cassiano Jacira Zanatta Jane de Oliveira SENAC- SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – LOGÍSTICA 16/ Setembro /2011

18 LOGÍSTICA REVERSA Planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes ao retorno dos bens (ou serviços) de pós-venda e pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo. Bowersox e Closs (2001)

19 LOGÍSTICA REVERSA

20 PROCESSO LOGÍSTICO REVERSO
MATERIAIS SECUNDÁRIOS RETORNAR AO FORNECEDOR REVENDER RECONDICIONAR RECICLAR DESCARTE EMBALAR COLETAR EXPEDIR Fonte: Adaptado de Sampaio e Fogaça (2008)

21 Importância econômica da logística reversa
Produção alumínio primário 15KWh/Kg Produção alumínio reciclado 0,75KWh/Kg

22 Níveis de aproveitamento pela logística reversa
80% do material do automóvel; 80% de baterias automotivas; 50% do ferro/aço; 30% do alumínio; 30% a 60% de papeis e 15% de plásticos Leite (2003) Níveis de aproveitamento pela logística reversa

23 Fonte: Sampaio e Fogaça (2008)

24 Retorno por qualidade ou por garantia
BENS DE PÓS-VENDA Retorno por qualidade ou por garantia

25 BENS DE PÓS-CONSUMO Reaproveitamento de componentes/materiais
Incentivo à nova aquisição Revalorização ecológica

26 VANTAGENS Competitiva: Custos menores Melhora do serviço ao consumidor

27 MOTIVOS Legislação ambiental ( Brasil Política nacional de resíduos sólidos - lei /2010) Benefícios econômicos- Produtos que retornam ao processo (alto custo do descarte do lixo) Conscientização ambiental

28 MOTIVOS ESTRATÉGICOS Razões competitivas
Limpeza do canal de distribuição Proteção da margem de lucro Recaptura de valor e recuperação de ativos MOTIVOS ESTRATÉGICOS

29 DIFICULDADES Falta de planejamento
Tensões entre varejistas e fabricantes

30 DIFICULDADES DIFICULDADES
Pouca importância frente as demais atividades da empresa Política da empresa Falta de sistemas de informações Recursos financeiros Recursos humanos Normas legais DIFICULDADES

31 Vídeo Coleta lixo em Barcelona na Espanha

32 Pergunta-se: Conceitue Logística Reversa
O que logística de pós consumo e de pós venda; Quais os principais itens reciclados na atualidade; Como é feita a reciclagem de lixo em sua cidade.

33 Na próxima aula teremos
AVALIAÇÃO SOBRE LOGÍSTICA REVERSA, CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO E PESQUISA OPERACIONAL DIA 03/10/2013

34 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – LOGÍSTICA
LOGÍSTICA REVERSA Arnaldo B. Cassiano Jacira Zanatta Jane de Oliveira SENAC- SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – LOGÍSTICA 16/ Setembro /2011


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