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American Marketing Association - AMA

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Apresentação em tema: "American Marketing Association - AMA"— Transcrição da apresentação:

1 American Marketing Association - AMA
CONCEITO DE VAREJO “””Unidade de negócio que compra mercadorias de fabricantes, atacadistas e outros distribuidores e vende diretamente a consumidores finais e eventualmente aos outros consumidores”. American Marketing Association - AMA “Todas as atividades relativas à venda de produtos ou serviços diretamente aos consumidores finais, para uso pessoal e não-comercial. Um varejista ou uma loja de varejo é qualquer empreendimento comercial cujo faturamento provenha principalmente da venda de pequenos lotes no varejo”. Phillip Kotler

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3 Tipos de Loja a varejo Departamentos Clube atacadista Especialidade
Conveniência Tipos de Loja a varejo Especialidade Departamentos Supermercado Desconto Liquidação Fabrica Descontos independentes Clube atacadista

4 TIPO DE LOJA DE VAREJO Loja de especialidade - uma linha restrita de produtos com uma grande variedade, como lojas de vestuário, lojas de artigos esportivos, lojas de móveis, floricultoras e livrarias. Uma loja de roupas seria uma loja de linha única, uma loja roupas masculinas seria uma loja de linha limitada, e uma loja de camisas masculina sob medida seria uma loja superespecializada Philip Kotler

5 TIPO DE LOJA DE VAREJO Loja de departamentos - varias linhas de produtos - como roupas, utensílios domésticos e produtos para o lar - sendo a linha operada como um departamento separado, gerenciado por compradores ou expositores especializados. Philip Kotler

6 TIPO DE LOJA DE VAREJO Supermercado: operações de auto-serviço relativamente grandes, de baixo custo, baixa margem e alto volume, projetadas para atender a todas as necessidades de alimentação, higiene e limpeza domestica Philip Kotler

7 TIPO DE LOJA DE VAREJO Loja de conveniência: lojas relativamente pequenas, localizadas próxima a áreas residenciais, funcionando em horários prolongados durante toda a semana e exibindo uma linha limitada de produtos de conveniência de alta rotatividade, a preços ligeiramente altos. Philip Kotler

8 TIPO DE LOJA DE VAREJO Varejista off-price (de Liquidação): mercadorias compradas a valores inferiores aos preços normais de atacado e vendidas a preços inferiores aos de varejo, freqüentemente sobras de mercadorias, pontas de estoque e produtos com defeito obtidos a preços reduzidos dos fabricantes ou de outros varejistas. Exemplo lojas de sapato ( Estação do sapato) Philip Kotler

9 TIPO DE LOJA DE VAREJO Lojas de fabrica: são de propriedade dos fabricantes e por eles operadas; normalmente vendem sobras de estoque, produtos que saíram de linha ou artigos com defeito. Philip Kotler

10 TIPO DE SERVIÇOS OFERECIDOS
Auto-serviço: Os clientes se dispõem a procurar, comparar, e selecionar produtos para economizar dinheiro. Seleção: Os clientes encontram os produtos que desejam, embora possam pedir ajuda e completam a operação pagando a um vendedor. Philip Kotler

11 TIPO DE SERVIÇOS OFERECIDOS
Serviço limitado: São expostas mais mercadorias à venda, e os clientes necessitam de mais informações e ajuda. As lojas também oferecem serviços como crédito e privilégio de devolução de mercadorias.. Serviço completo: Os vendedores ajudam em todas as operações – procurar, comparar e selecionar. Clientes que gostam de tratamento personalizado. Este tipo de serviço implica em maiores custos.. Philip Kotler

12 CATEGORIAS DO VAREJO SEM LOJA
Venda direta: Os distribuidores recebem uma porcentagem da vendas dos vendedores recrutados, assim como lucros sobre as vendas diretas a clientes. Varejo de marketing direto: Tem suas raízes na mala direta. e no marketing por catálogo, inclui o telemarketing, o marketing televisivo de resposta direta e as compras eletrônicas. Varejo de venda automática: É utilizado para uma variedade de mercadorias, incluindo produtos comprados por impulso. As máquinas de vendas são encontradas em diversos lugares e oferecem os produtos 24 horas, auto-serviço e mercadorias, normalmente frescas. Serviço de compra: Atende uma clientela específica, normalmente funcionários de grandes organizações, que ao associar a ele, tem o direito de compra de uma lista de varejistas que oferecem descontos Philip Kotler

13 TIPOS DE VAREJO CORPORATVIO
Rede voluntária - Um grupo de varejistas independentes patrocinado por um atacadista que compra grande volumes de mercadorias comuns. Cooperativa de varejo - Varejistas independentes que estabelecem uma organização central de compras e realizam esforços conjuntos de promoção. Philip Kotler

14 TIPOS DE VAREJO CORPORATVIO
Franquia - Associação contratual entre um franqueador (fabricante, atacadista, organização de serviços) e franqueados (empresários independentes que compram o direito de possuir e operar uma ou mais unidades no sistema de franquias). Conglomerado de comercialização - Uma corporação que se forma livremente e que combina várias linhas diversificadas de varejo, sob uma propriedade central, juntamente com alguma integração da distribuição e da administração Philip Kotler

15 DECISÕES DE MARKETING As estratégias de marketing estão mudando o rumo das transações, para atender e enfeitiçar os clientes. Atualmente, o varejo tem-se tornado âncora, para responder as necessidades dos consumidores, oferecendo-lhes bens e serviços, em qualquer lugar e a qualquer hora. Philip Kotler

16 DECISÕES DE MARKETING Principais estratégias: (a) mercado alvo
(b) sortimento e suprimento de produtos (c) decoração das lojas (d) propaganda (e) Mídia (f) Preços (g) promoção e localização Philip Kotler

17 ANÁLISE DE DESEMPENHO DAS VENDAS
Os varejistas podem avaliar a eficácia de suas vendas examinado quatro importantes indicadores: (1) números de pessoas que passam pelo local em um dia normal; (2) a percentagem dessas pessoas que entram na loja; (3) a percentagem dessas pessoas que entram e fazem compras, e (4) a quantidade média gasta por compra Philip Kotler

18 American Marketing Association - AMA
ATACADO “ Uma unidade de negócio que compra e revende mercadorias para varejistas e outros distribuidores e ou para consumidores industriais, institucionais, mas que não vendem a consumidores finais” American Marketing Association - AMA O atacado inclui todas as atividades relacionadas com a venda de bens ou serviços para aqueles que compram para revenda ou uso comercial. Kotler

19 ATACADO “ Envolve todas as transações de vendas, exceto aquelas feitas a indivíduos ou lares para seu consumo pessoal”. SEMENIK & BAMOSSY

20 LOGISTICA DE MERCADO “A arte de administrar o fluxo de materiais e produtos, da fonte para o usuário”. MAGEE Distribuição Física, é o processo de fazer chegar a mercadoria aos clientes. “A gestão da cadeia de suprimentos pode ser definida como a gestão da cadeia completa dos suprimento de matéria-primas, manufatura, montagem e distribuição ao consumidor final”. SLACK Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, começa antes da distribuição física: tenta suprir os insumos corretos, convertendo-os eficientemente em produtos acabados e os despachos a seus destinos finais.

21 OBJETIVOS DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS (SLACK)
Focalizar na satisfação dos clientes finais - quando o cliente decide comprar, dispara uma ação ou ações ao longo da cadeia; Formular e implementar estratégias baseadas na obtenção e retenção de clientes finais - a posição da empresa chave, pode influenciar e dirigir as demais para, juntas, obter e reter os clientes finais; Gerenciar a cadeia de maneira eficaz e eficiente - “Utilizar uma abordagem holística para gerenciar toda a cadeia de suprimentos pode abrir muitas oportunidades para análise e aprimoramento (...). Em mercados de produtos de consumo, que são altamente competitivos em preços, uma análise de custo e valor em toda a cadeia de suprimentos pode revelar fontes para reduções potenciais de custos”. Logística de Mercado, considera as exigências de seu mercado-alvo em primeiro lugar, e a partir desse ponto projeta a cadeia de suprimento, em um processo retro-ativo.

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24 OBJETIVOS DA LOGÍSTICA DE MERCADO E TRADE-OFFS
EXEMPLOS Transporte Barato x Atendimento Rápido Expedição de Contêineres Baratos x Produtos Avariados e Descontentamento do Cliente Estoques Baixos x Atendimento com sortimento de produtos

25 Uma vez definidos os objetivos da Logística, a Empresa deve projetar um sistema que minimize os outros. L = F + AF + AV+ CP L = O custo total da Logística F = O custo total do Frete AF = O custo fixo total de armazenagem AV = O custo total de armazenagem CP = O custo total de perda de vendas devido ao atraso médio nas entregas.

26 DECISÕES DA LOGÍSTICA DE MERCADO


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