A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Jeferson C. de Souza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Jeferson C. de Souza"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Jeferson C. de Souza
IPM e IDH Prof. Jeferson C. de Souza

2 IPM- Índice de Pobreza Multidimensional
RDH 2010 / substitui o IPH aponta privações em educação, saúde e padrão de vida dez indicadores: nutrição e mortalidade infantil (saúde); anos de escolaridade e crianças matriculadas (educação); gás de cozinha, sanitários, água, eletricidade, pavimento e bens domésticos (padrões de vida).

3 No Brasil Ascenção da classe média = acessos aos bens de consumo duráveis; Falta acesso à rede de coleta e de tratamento de esgoto.

4 Dúvidas!!! O PIB da China é o 2° maior do mundo. Isto é garantia de desenvolvimento, ou não? Por quê? O Catar possui o maior PIB/per-capita do mundo 179,000 (US$). Isto o torna um país desenvolvido, ou não? Por quê?

5 http://noticias. uol. com

6 Mudanças em relação ao livro!!! p. 84
idh 0 a 1 (quanto mais próximo de 1, melhor); avalia três dimensões fundamentais : conhecimento (mensurado por indicadores de educação), saúde (medida pela longevidade) e padrão de vida digno (medido pela renda). Mudanças em relação ao livro!!! p. 84

7 Subíndice longevidade / saúde
Expectativa de vida ao nascer.

8 Subíndice de educação Não é a taxa de alfabetização!!!
média de anos de estudo da população adulta (25 anos ou mais); anos de estudos ( tempo que ficará matriculada)

9 Subíndice de renda PIB per capita foi substituído;
Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, abrange o PIB, + recursos enviados ou recebidos do exterior (US$); dólar corrigido pela “paridade do poder de compra” (PPC), variação do custo de vida.

10 quanto ao nível de desenvolvimento- IDH
Lista em quatro grupos / partes semelhantes. 25% com maior IDH / muito elevado , 25% alto desenvolvimento, 25% com médio IDH, 25% piores , os de baixo IDH.

11

12 G1.com.br

13 Os três piores: Moçambique (0,327), Congo (0,304) e
Brasil melhora IDH, mas mantém 85ª posição no ranking mundial - 14/03/2013 QUEM ESTÁ PRÓXIMO DO BRASIL NO RANKING DO IDH Posição País 2011 2012 81 Bosnia-Herzegovina 0,734 0,735 82 Azerbaijão 83 São Vicente e Granadinas 0,732 0,733 84 Omã 0,729 0,731 85 Brasil 0,728 0,730 86 Jamaica 87 Armênia 0,726 88 Santa Lúcia 0,724 0,725 89 Equador 0,722 90 Turquia 0,720 Fonte: Relatório de Desenvolvimento Humano da ONU A primeira colocação: Noruega (0,955), seguida por Austrália (0,938) e Estados Unidos (0,937). Os três piores: Moçambique (0,327), Congo (0,304) e Niger (0,304).

14

15

16 Formigueiros humanos!!! Quanto a Densidade Demográfica!!!
Quais países representam grande Densidade Demográfica?

17 5. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar a qualidade de vida oferecida por um país aos seus habitantes, levando em consideração três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O IDH vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país Analise a tabela a seguir:

18 Pode-se concluir corretamente que
a) a Etiópia, por contar com qualidade nos serviços de saúde e de saneamento ambiental, ampliou a expectativa de vida de seus habitantes. b) o Zimbábue apresenta a média de anos de escolaridade igual à do Brasil e tem o Rendimento Nacional Bruto superior ao da Etiópia. c) Cuba, apesar de ter o rendimento nacional bruto elevado, não investe no setor educacional e na saúde de sua população. d) a Argentina, por estar em crise econômica, apresenta os índices de renda, educação e saúde inferiores aos do Brasil. e) a Noruega tem a maior classificação no IDH por, entre outros fatores, garantir vários anos de escolaridade para seus habitantes.

19 Pode-se concluir corretamente que
c) Cuba, apesar de ter o rendimento nacional bruto elevado, não investe no setor educacional e na saúde de sua população. d) a Argentina, por estar em crise econômica, apresenta os índices de renda, educação e saúde inferiores aos do Brasil. e) a Noruega tem a maior classificação no IDH por, entre outros fatores, garantir vários anos de escolaridade para seus habitantes.

20 (UEPG PR) A respeito de crescimento populacional ou de pirâmide populacional, assinale o que for correto. 01. Thomas Malthus tornou-se célebre com sua previsão de que o crescimento demográfico não seria acompanhado pela proporcional produção de alimentos. 02. Em determinados períodos, especialmente na Idade Média, em vez de aumentar, a população diminuiu em decorrência das guerras e das epidemias mortíferas.

21 (UEPG PR) A respeito de crescimento populacional ou de pirâmide populacional, assinale o que for correto. 04. Um dos principais problemas dos países de população envelhecida e com a baixa natalidade, como muitos países europeus, é a manutenção dos benefícios sociais quando a maioria da população já não trabalha mais. 08. Os principais fatos que contribuíram para o aumento da população foram os avanços na medicina, que diminuíram a mortalidade e aumentaram a expectativa de vida, bem como a aplicação da tecnologia na produção de alimentos.

22 (UEPG PR) A respeito de crescimento populacional ou de pirâmide populacional, assinale o que for correto. 16. Nos próximos anos a maior demanda populacional deve ocorrer nos países subdesenvolvidos com poucas condições de garantir o bem estar das pessoas. Gab: 31

23 UNISC RS) Em relação a alguns indicadores demográficos de uma dada população, assinale a alternativa correta. a) A taxa de crescimento vegetativo é calculada pela diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, em um período determinado. b) A taxa de mortalidade corresponde à somatória da taxa de mortalidade infantil e dos índices gerais de mortalidade. c) A taxa de natalidade corresponde à somatória da taxa de fecundidade e da taxa de crescimento demográfico.


Carregar ppt "Prof. Jeferson C. de Souza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google