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DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

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Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA SILVA, MAM1; VALENTE, LCM1; BARRETO, CMB1; CESARETTI, MLR2; SOUZA, MCA3; BRUM, SC3 1 Universidade Federal Fluminense 2 Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba 3Universidade Severino Sombra INTRODUÇÃO No ano de 2012, a Universidade Federal Fluminense implantou o Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC), responsável pela organização do desenvolvimento docente institucional, por meio da oferta de cursos, oficinas, encontros e mostra de inovação no ensino superior presenciais, direcionadas ao corpo docente dos 12 campi universitários. A dificuldade em atender as demandas pedagógicas dos departamentos fora da sede, aliada à necessidade de qualificação contínua dos professores, justificou ampliar as ações de desenvolvimento docente com incorporação da educação à distância, favorecendo a aprendizagem sob supervisão tutorial. OBJETIVO O objetivo deste estudo consiste em analisar a ampliação das ações de desenvolvimento docente pela incorporação da educação à distância como ferramenta pedagógica de capacitação. MATERIAL E MÉTODO Trata-se de um estudo quanti e qualitativo, composto por uma amostra formada por 12 docentes da UFF, participantes do primeiro percurso formativo oferecido na modalidade à distância, com duração de 3 semanas, cuja participação voluntária seguiu as normas aprovadas pelo CEP UFF NF CAAE A coleta de dados foi realizada por meio de questionários estruturados e semi estruturados virtuais, aplicados antes e após o percurso formativo. E sua análise foi feita por meio da estatística descritiva e de nuvem de palavras. RESULTADOS E DISCUSSÃO 1. Perfil dos docentes/estudantes 3. Distribuição de frequência de citações nominais, antes e após o percurso formativo em EAD Titulação Doutorado 6 Mestrado 4 Mestrado profissional 2 Total (n) 12 Natureza da formação acadêmica Ciências exatas 5 Ciências da Saúde 7 Categorias Subcategorias Amostra antes Amostra depois Frequência absoluta Frequência relativa Aspectos indispensáveis à prática docente efetiva Didática de acordo com o perfil profissional desejado 12 12,5% 22,2% Estímulo ao estudante para busca de soluções criativas 16 16,6% 29,6% Trabalho orientado pelo planejamento interdisciplinar 18 33,3% Outros 56 59% 8 15,5% Total de citações 96 100% 54 Grau de importância das atividades pedagógicas Planejamento de aula visando à resolução de problemas 18,7% 15 27,7% Planejamento de aula expositiva 10 10,4% 3 5,5% Planejamento de aula interdisciplinar Avaliação da aprendizagem por notas 6 6,2% Leitura sobre pesquisa educacional 8,3% 14,8% 36 37,7% 18,8% Avaliação do percurso formativo Reforçou o entendimento dos métodos ativos - 25% Conheceu novos horizontes com incorporação de novas práticas pedagógicas -- 66,6% Conheceu novos horizontes, sem incorporação de novas práticas pedagógicas 1 8,4% 2. Auto percepção da mudança na prática pedagógica antes do percurso formativo Aumento percentual Diminuição percentual Esta primeira turma foi composta por docentes atuantes na área de ciências exatas e da saúde, sendo a maioria doutores, que declararam já adotar mudanças na sua prática docente, como diminuição do tempo das aulas expositivas, e maior autonomia e participação do estudante em sala. Os participantes valorizaram a didática ancorada no perfil a ser formado, o estímulo ao estudante para busca de soluções criativas, o trabalho docente orientado pelo planejamento interdisciplinar, o planejamento da aula visando à resolução dos problemas e a leitura sobre pesquisa educacional. Diminuiu o interesse pelo planejamento e adoção de aulas expositivas e pela avaliação baseada em notas. CONCLUSÃO Os novos conteúdos incorporados foram suficientes para induzir novas práticas pedagógicas, e foi possível perceber que a EAD favorece o desenvolvimento docente por flexibilizar tempo e espaço de aprendizagem, sem perda de conteúdo e qualidade, quando adequadamente planejado.


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