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Apresentação da Publicação A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital Nuno Rodrigues.

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1 Apresentação da Publicação A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital Nuno Rodrigues UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP

2 Apresentação da Publicação A Sociedade da Informação em Portugal – 2006
Governo Electrónico e Economia Digital Metodologia Principais resultados

3 Metodologia Governo Electrónico
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital Metodologia Governo Electrónico Actor Serviços públicos Agregados Governo Cidadãos Empresas Oferta Procura Visão Metodológica Utilização das TIC nos organismos Disponibilidade dos serviços Utilização dos serviços Tipo de Tecnologia Back Office Front Office

4 Grandes operações de inquérito
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital Grandes operações de inquérito Governo Empresas População Administração Pública Central Regional Câmaras Municipais Empresas Micro empresas Empresas – Secção Financeira Famílias / Indivíduos Procura Oferta

5 IUTIC Administração Pública Central, Regional e Câmaras Municipais
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital IUTIC Administração Pública Central, Regional e Câmaras Municipais Objectivo central Mensurar o acesso e a utilização de tecnologias da informação e da comunicação nos organismos da AP Central e Regional e nas Câmaras Municipais Universo Organismos da Administração Pública Central e da Administração Pública Regional (Açores e Madeira) e Câmaras Municipais Operacionalização Inquérito censitário; Informação recolhida através de inquérito preenchido online e/ou em papel. Ano dos dados e taxa de resposta da última operação AP Central 2000 – 2006 76% AP Regional 2003 – 2005 100% Açores 74% Madeira Câmaras Municipais 2003 – 2006 80%

6 AP CENTRAL E AP REGIONAL
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital AP CENTRAL E AP REGIONAL Estrutura dos sub capítulos AP Central e AP Regional Posse e Utilização de TIC Posse e utilização da Internet Presença na Internet Comércio electrónico Recursos Humanos em TIC Exemplo de indicadores Computador (existência, antiguidade PC/computadores portáteis) Tipo de equipamento informático Trabalhadores que utilizam computadores Actividades informatizadas Segurança (Aplicações, problemas) Ligação à Internet Banda Larga Política do Organismo relativamente à distribuição interna do acesso à Internet Actividades desenvolvidas Trabalhadores que utilizam computadores com ligação à Internet Presença na Internet Funcionalidades disponibilizadas Razões para não dispor Requisitos contemplados no website Encomendas através da Internet Tipo de produtos encomendados Factores de bloqueio Pessoal TIC Acções de formação e-learning Caracterização Infra-estrutura tecnológica Utilização da Internet Presença na Internet Recursos Financeiros Grandes grupos que constituem o instrumento de notação

7 CÂMARAS MUNICIPAIS Estrutura do sub capítulo Câmaras Municipais
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital CÂMARAS MUNICIPAIS Estrutura do sub capítulo Câmaras Municipais Posse e utilização de TIC Posse e utilização da Internet Presença na Internet Comércio electrónico Estratégia e cooperação Recursos humanos em TIC Exemplo de indicadores Ligação à Internet Banda Larga Política do Organismo relativamente à distribuição interna do acesso à Internet Actividades desenvolvidas Trabalhadores que utilizam computadores com ligação à Internet Presença na Internet Funcionalidades disponibilizadas Requisitos contemplados no website Actualização do website Computador (existência, antiguidade PC/computadores portáteis) Tipo de equipamento informático Serviços/informações internas disponibilizados na Intranet Segurança (Aplicações, problemas) Encomendas através da Internet Tipo de produtos encomendados Plataformas utilizadas Estratégia para o desenvolvimento das TIC Cooperação com juntas de freguesia e outros municípios Pessoal TIC Acções de formação e-learning Recursos humanos Infra-estrutura tecnológica Utilização da Internet Presença na Internet Estratégia e cooperação Recursos financeiros Grandes grupos que constituem o instrumento de notação

8 Principais Resultados
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital Principais Resultados Banda larga ( )

9 Principais Resultados Presença na Internet (2003-2006)
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital Principais Resultados Presença na Internet ( )

10 Principais Resultados – APC, APR e CM
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital Principais Resultados – APC, APR e CM Actividades desenvolvidas com o recurso à Internet (2006)

11 Principais Resultados Encomendas através da Internet (2004 – 2006)
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital Principais Resultados Encomendas através da Internet (2004 – 2006)

12 Principais Resultados Software de Código Aberto (2003 – 2006)
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital Principais Resultados Software de Código Aberto (2003 – 2006)

13 Metodologia Economia Digital
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital Metodologia Economia Digital Actor Bens e serviços Empresas Clientes Procura Visão Metodológica Acesso e utilização das TIC nas actividades das empresas Acesso e utilização das TIC na interacção com o exterior Tipo de Tecnologia Back Office Front Office

14 Histórico dos Inquéritos IUTIC Empresas - Eurostat
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital Histórico dos Inquéritos eEurope 2002 i2010 2000 IUTIC Empresas 2006 2001 IUTIC Empresas - Eurostat 2005 2002 2004 IUTIC E -Secção J 2003 eEurope 2005

15 IUTIC Empresas (Universo de referência)
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital IUTIC Empresas (Universo de referência) D Indústrias transformadoras F Construção G Comércio por grosso e a retalho H Alojamento e restauração (inclui apenas os grupos e 552) J Actividades financeiras I Transportes, armazenagem e comunicações K Actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas O Outras actividades de serviços colectivos, sociais e pessoais (inclui apenas os grupos 921 e 922) CAE Rev. 2.1 1 ou mais pessoas ao serviço Inquérito amostral Informação recolhida através de inquérito preenchido online e/ou em papel. Operacionalização Dimensão (NPS) Ano dos dados e número de empresas na amostra Empresas 2003 – 2005 2075 empresas Sector Financeiro 2003 – 2005 142 empresas Micro empresas 2003 – 2005 2145 empresas

16 EMPRESAS E MICRO EMPRESAS
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital EMPRESAS E MICRO EMPRESAS Estrutura dos capítulos Empresas e Micro empresas Posse e Utilização de TIC Posse e utilização da Internet Presença na Internet Segurança Comércio electrónico Recursos Humanos em TIC Exemplo de indicadores Ligação à Internet Banda Larga Actividades desenvolvidas Interacção com organismos, entidades e autoridades públicas Pessoas ao serviço que utilizam computadores com ligação à Internet Computador Tipo de tecnologias Pessoas ao serviço que utilizam computadores Sistemas de tecnologias de informação para fazer a gestão de encomendas Utilização da Internet ou outras redes electrónicas para efectuar e/ou receber encomendas Utilização da Internet ou outras redes electrónicas para efectuar encomendas Utilização da Internet ou outras redes electrónicas para receber encomendas Pessoal TIC Dificuldade no recrutamento de pessoal TIC Cursos de formação em TIC Presença na Internet Funcionalidades disponibilizadas Aplicações de segurança Actualização de aplicações de segurança Problemas de segurança Utilização das TIC Acesso e utilização da Internet C.E. através Internet C.E. através Outras redes Despesas e recursos em TIC Grandes grupos que constituem o instrumento de notação

17 EMPRESAS SECTOR FINANCEIRO
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital EMPRESAS SECTOR FINANCEIRO Estrutura dos capítulos Empresas – Sector Financeiro Posse e Utilização de TIC Acesso e utilização da Internet Presença na Internet Segurança Comércio electrónico Exemplo de indicadores Computador Tipo de tecnologias Pessoas ao serviço que utilizam computadores Utilização da Internet para interagir com clientes Utilização de sistemas de TI automaticamente ligados para interagir com clientes através da Internet Empresas que utilizam redes electrónicas que não a Internet para interagir com clientes Ligação à Internet Banda Larga Interacção com organismos, entidades e autoridades públicas Presença na Internet Utilização do website para marketing dos bens e/ou serviços Aplicações de segurança Problemas de segurança Utilização das TIC Acesso e utilização da Internet Utilização de redes electrónicas que não a Internet Grandes grupos que constituem o instrumento de notação

18 Principais Resultados
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital Principais Resultados Banda larga (2003 – 2005)

19 Principais Resultados
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital Principais Resultados Banda larga (2003 – 2005)

20 Principais Resultados Banda larga (UE25): Empresas (2005)
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital Principais Resultados Banda larga (UE25): Empresas (2005)

21 Principais Resultados
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital Principais Resultados Utilização da Internet e disponibilização de funcionalidades no website Empresas ( ) Procura de informação Obtenção de serviços bancários e financeiros Para interagir com organismos, entidades e autoridades públicas Monitorização do mercado (preços) Recepção de produtos digitais adquiridos / gratuitos Obtenção de serviços pós-venda Para actividades de educação e / ou formação Marketing dos produtos da empresa Disponibilização de catálogos, lista de preços, etc. Página personalizada para clientes habituais Serviços de apoio pós venda Envio de produtos digitais Acesso via telemóvel (serviços WAP)

22 Principais Resultados Segurança: Empresas (2003 - 2005)
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital Principais Resultados Segurança: Empresas ( ) 48% 2003 Empresas que actualizaram aplicações de segurança 2005 65% Aplicações de segurança

23 Principais Resultados Comércio electrónico: Empresas (2003 – 2005)
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital Principais Resultados Comércio electrónico: Empresas (2003 – 2005)

24 Utilização de dados administrativos
A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital Conclusões Utilização de dados administrativos Generalização do processo de recolha através da Internet Adequação dos instrumentos de notação aos novos desenvolvimentos da SI


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