A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Nomelini Cirandinha – Barretos – SP Prof. Mariana Renofio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Nomelini Cirandinha – Barretos – SP Prof. Mariana Renofio"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Nomelini Cirandinha – Barretos – SP Prof. Mariana Renofio
ESPECIAL ENEM 2016 Colégio Nomelini Cirandinha – Barretos – SP Prof. Mariana Renofio

2 A PRÁTICA DE ATOS DE VINGANÇA DIANTE DA FALTA DE PUNIÇÃO E O CONCEITO DE JUSTIÇA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

3 NA HISTÓRIA Código de Hamurábi, no reino babilônico
Lei de Talião: olho por olho, dente por dente Judeus: prática da lapidação – apedrejamento coletivo (na Bíblia, temos o caso de Maria Madlena) Inquisição: o “caça às bruxas” Linchamentos de terror: praticado contra negros em 12 estados sulistas entre 1877 e

4

5

6 NA ATUALIDADE Guarujá (SP): Fabiane Maria de Jesus

7 NA ATUALIDADE Rio de Janeiro: Adolescente de 15 anos, acusado de roubo, é preso nu a um poste e agredido. e rua é encontrado morto na estação Belém do Metrô, em São Paulo (Foto: Eduardo Xavier/Arquivo pessoal)

8 NA ATUALIDADE Espírito Santo: Alailton Ferreira, de 17 anos, acusado de estupro, foi cercado e espancado por um grupo de pessoas. O irmão do jovem contesta as acusações e diz que o jovem sofria de problemas psicológicos.

9 NA ATUALIDADE Sorocaba (São Paulo): morador de rua é espancado após furtar frasco de shampoo. Foz do Iguaçu (PR): adolescente de 13 anos é morta a pedradas por conta de traição. Assassinas quase são linchadas pela população.

10 A OPINIÃO DE RACHEL SHERAZADE
A jornalista do SBT, após a apresentação de uma reportagem sobre um caso de linchamento, incentivou a prática e disse que as pessoas "de bem" não têm outra resposta para a violência a não ser a "justiça com as próprias mãos”. Quem são, afinal, as “pessoas de bem”? Não estariam elas transformando-se em bandidos quando praticam atos de justiçamento? Afinal, elas privam os punidos de um julgamento, o que é contra os DH.

11 AS PALAVRAS DO PAPA Na Argentina, um rapaz de 18 anos foi morto em linchamento após ser pego roubando uma bolsa. "Me doeu a cena. Senti as pancadas na alma. Não era um marciano, era um jovem da nossa cidade; é verdade, um delinquente. Lembrei de Jesus: que diria se estivesse ali? Nós criamos este menino, cresceu entre nós, foi educado entre nós. O que falhou? O pior que pode acontecer é esquecermos essa cena. E que o senhor nos dê a graça de poder chorar. Chorar pelo menino delinquente, chorar também por nós".

12 MOTIVAÇÕES Descrença na Justiça (morosidade) e na Polícia Militar
Falta de segurança pública, Medo Descrença na punição, uma vez que seu ato é um ato “nobre” Indignação Banalização da violência Como consequência: apenas os pobres são punidos, além de haver ausência de direitos

13 QUAL É O CONCEITO DE JUSTIÇA, AFINAL?
No dicionário: 1.Princípio moral que exige conduta justa, com respeito ao direito e à equidade. 2. Conformidade a esse princípio, manifestado em ato ou comportamento. 3. Respeito ao direito de cada um. 4.Caráter do que é justo, imparcial. 5. Instituição ou conjunto de instituições que exerce um poder jurisdicional: alçada. 6. Conjunto de todas as pessoas encarregadas de aplicar as leis; autoridade judicial.

14 E NA REALIDADE?

15 NA ARTE

16

17 SOLUÇÕES GOVERNO: Oferecimento dos serviços básicos, como saúde, educação, segurança Agilidade nos processos Melhor aplicação das leis Punição aos praticantes dos atos de linchamento e às pessoas públicas que incentivem os atos

18 SOLUÇÕES SOCIEDADE: Conscientização sobre a prática por meio de campanhas Exigência da garantia dos direitos básicos

19 SOLUÇÕES INDIVÍDUO: Colocar-se no lugar do outro
Ter consciência da ilegalidade do ato Educação


Carregar ppt "Colégio Nomelini Cirandinha – Barretos – SP Prof. Mariana Renofio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google