A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quem somos O que fazemos Slide 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quem somos O que fazemos Slide 1"— Transcrição da apresentação:

1 Quem somos O que fazemos Slide 1
No slide 01 (na capa da apresentação), acrescente o dia da apresentação no local destinado à data.

2 Onde estamos Presentes em todo o território nacional
Unidades em todos os Estados e no Distrito Federal Agências em mais de municípios Slide 3 “Porém, para que todas essas informações sejam produzidas e cheguem até a casa de vocês, tem muita gente trabalhando. O IBGE está presente em todo o país, com Unidades em todos os Estados e no Distrito Federal, e agências em mais de 500 municípios.”

3 Para que trabalhamos Missão
Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania. Slide 4 “E é através dessa estrutura que perseguimos a nossa missão: Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania. Nossas atividades envolvem trabalhos em duas áreas de abrangência: a área de geociências e a área de estatísticas.”

4 Pelas normas constitucionais, o IBGE é responsável pelo Sistema Estatístico Nacional e pelo Sistema Cartográfico Nacional. Slide 5 “Pelas normas constitucionais, o IBGE é responsável pelo Sistema Estatístico Nacional e pelo Sistema Cartográfico Nacional.”

5 Área de Geociências A referência fundamental é o TERRITÓRIO, que é percorrido, medido e estudado, possibilitando a produção de informações geodésicas, cartográficas e o levantamento dos seus aspectos físicos e de recursos naturais. Slide 6 “Para a área de geociências, o território brasileiro é a referência fundamental. Em nossas atividades percorremos, medimos e estudamos o território nacional. Com isso, são produzidas informações geodésicas e levantados os aspectos físicos e de recursos naturais. Vamos nos aprofundar um pouco mais nas atividades da área de geociências.”

6 Cartografia O IBGE participa da elaboração e execução do Plano Cartográfico Nacional Subsidia a formação de políticas nacionais de cartografia e de informações ambientais. Cartas topográficas em escalas padronizadas Mapas políticos e temáticos do Brasil, de abrangência regional, estadual, municipal e local Slide 9 “Nas atividades de cartografia, o IBGE participa da elaboração e execução do Plano Cartográfico Nacional e subsidia a formação de políticas nacionais de cartografia e de informações ambientais. Além disso, trabalha produzindo cartas topográficas em escalas padronizadas. Também produzimos mapas políticos e temáticos do Brasil, de abrangência regional, estadual, municipal e local.”

7 Estruturas Territoriais
Mantém e atualiza informações geográficas e legais que definem as fronteiras internacionais e limites de estados, municípios e distritos Constrói e atualiza a base operacional que dá suporte aos censos e às pesquisas Slide 10 “Ainda dentro das atividades de geociências, é o IBGE que mantém e atualiza informações geográficas e legais que definem as fronteiras internacionais e limites de estados, municípios e distritos. Também construímos e atualizamos a base operacional que dá suporte aos censos e às pesquisas.”

8 Informações Geográficas
Estudos e análises sobre a dinâmica territorial brasileira, com abordagem integrada das grandes questões nacionais e as diversas formas de ocupação do território Fornecem subsídios para planejamento e gestão do território, definição e implementação de políticas de desenvolvimento regional Articulam dados estatísticos, bases cartográficas e informações de recursos ambientais Slide 12 “Finalmente, no que diz respeito às informações geográficas, produzimos estudos e análises sobre a dinâmica territorial brasileira, com abordagem integrada das grandes questões nacionais e as diversas formas de ocupação do território. Esses estudos fornecem subsídios para planejamento e gestão do território, definição e implementação de políticas de desenvolvimento regional. E neles articulamos bases cartográficas, informações de recursos ambientais e dados estatísticos.”

9 Área de Estatística Nossas pesquisas tratam de temas diversos, de âmbito: Social Demográfico Econômico Slide 13 “Já que falamos de dados estatísticos, vamos passar para nossa segunda área de atuação: as pesquisas estatísticas. As nossas pesquisas tratam de temas diversos, de âmbito social, demográfico e econômico.”

10 Estatísticas Sociais e Demográficas
Produzem informações sobre as principais características da sociedade brasileira: Idade Sexo Educação Fecundidade Mortalidade Condições de trabalho Rendimento Condições de moradia Cor ou raça Slide 14 “Dentro das estatísticas sociais e demográficas, nós produzimos informações sobre as principais características da sociedade brasileira, como idade, cor ou raça, sexo, educação, fecundidade, mortalidade, condições de trabalho, rendimento e condições de moradia.”

11 Estatísticas Sociais e Demográficas
Feitas com base em levantamentos por domicílios ou a partir de registros administrativos mantidos por outras instituições Têm o Censo Demográfico como núcleo estruturador Slide 15 “As Estatísticas Sociais e Demográficas são produzidas com base em levantamentos por domicílios ou a partir de registros administrativos mantidos por outras instituições. Essas estatísticas têm o Censo Demográfico como núcleo estruturador.”

12 Estatísticas Sociais e Demográficas
Algumas pesquisas domiciliares: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contagem da População Pesquisa de Economia Informal Urbana Pesquisa Mensal de Emprego Pesquisa de Orçamentos Familiares Slide 16 “Além do Censo, podemos citar outras pesquisas domiciliares como, por exemplo, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a Contagem da População, a Pesquisa de Economia Informal Urbana, a Pesquisa Mensal de Emprego e a Pesquisa de Orçamentos Familiares.”

13 Estatísticas da Agropecuária
Têm como núcleo o Censo Agropecuário: abrange a totalidade dos estabelecimentos agropecuários existentes no Brasil Produzem indicadores sobre organização fundiária, perfil da mão- de-obra, o nível tecnológico incorporado ao processo produtivo e os impactos ambientais Além de outros temas de relevância no mapeamento do setor Slide 17 “Já as Estatísticas da Agropecuária têm como núcleo estruturador o Censo Agropecuário, que abrange a totalidade dos estabelecimentos agropecuários existentes no Brasil. As pesquisas agropecuárias produzem indicadores sobre organização fundiária, perfil da mão-de- obra, o nível tecnológico incorporado ao processo produtivo e os impactos ambientais, além de outros temas de relevância no mapeamento do setor.”

14 Estatísticas da Agropecuária
Algumas pesquisas: Produção Agrícola Municipal Pesquisa da Pecuária Municipal Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura Levantamento Sistemático da Produção Agrícola Previsão e Acompanhamento de Safras Slide 18 “Como exemplo de pesquisas da Agropecuária, podemos citar a pesquisa da Produção Agrícola Municipal, a Pesquisa da Pecuária Municipal, Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura, o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, além da Previsão e Acompanhamento de Safras”

15 Estatísticas Econômicas
Conjunto de pesquisas mensais e anuais organizadas por segmento: Indústria Construção civil Comércio Serviços Têm o Cadastro Central de Empresas como núcleo estruturador. Slide 19 “No que se refere às Estatísticas Econômicas, um conjunto de pesquisas mensais e anuais é organizado para acompanhar os segmentos da indústria, construção civil, comércio e serviços”

16 Disseminação de Informações Estatísticas e Geográficas
Oferece uma visão completa e atual sobre o Brasil Atende às demandas de diversos setores da sociedade e do governo O trabalho só se consolida com o retorno das informações à sociedade Slide 29 “Porém, todo nosso trabalho só se completa com o retorno das informações à sociedade. Com a disseminação de informações estatísticas e geográficas, oferecemos uma visão completa e atual sobre o Brasil e atendemos a demandas de diversos setores da sociedade e do governo.”

17 Disseminação de Informações Estatísticas e Geográficas
Com o objetivo de universalizar o acesso às informações do IBGE, elas são disponibilizadas gratuitamente no portal Busca constante por linguagens adequadas para atingir públicos diferenciados Slide 29 “Porém, todo nosso trabalho só se completa com o retorno das informações à sociedade. Com a disseminação de informações estatísticas e geográficas, oferecemos uma visão completa e atual sobre o Brasil e atendemos a demandas de diversos setores da sociedade e do governo.”

18 Retorno da informação à sociedade
Disseminação das informações através de: Publicações impressas Publicações eletrônicas Internet ( Slide 30 “Esse retorno da informação à sociedade é feito através de publicações impressas e publicações eletrônicas. O portal do IBGE ( é um dos nossos principais canais de contato com a sociedade.”

19 Informações nível municipal
Perfil dos Municípios Brasileiros < < Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão- SEPLAG DATASUS - Departamento de  Informática do SUS - < RAIS - Relação Anual de Informações Sociais < MEC/INEP – < IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal <

20 Retorno da informação à sociedade
Atendimento ao usuário Bibliotecas em todos os estados e no Distrito Federal Bibliotecas depositárias nas principais universidades Setores de atendimento aos usuários em todas as unidades do IBGE Call center Slide 31 “Além disso, prestamos atendimento à população através de nossas bibliotecas presentes em todos os estados e no Distrito Federal.”

21 Compromissos É dever de todo cidadão prestar informações ao IBGE. Em contrapartida, é compromisso da instituição manter o sigilo das informações individuais coletadas. Produzir informações relevantes, precisas e confiáveis Slide 33 “É dever de todo cidadão prestar informações ao IBGE. Em contrapartida, é compromisso da instituição manter o sigilo das informações coletadas. Além disso, no IBGE trabalhamos para produzir informações precisas e confiáveis.”

22 Nosso trabalho é transformar dados em informação.
Informação que vai gerar conhecimento. Slide 34 “Nosso trabalho é transformar dados em informação. Informação que vai gerar conhecimento.”


Carregar ppt "Quem somos O que fazemos Slide 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google