A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo 2 – A Formação a distância do segundo milénio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo 2 – A Formação a distância do segundo milénio"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo 2 – A Formação a distância do segundo milénio
Unidade 1 – Conceitos e Tipos de Formação a Distância (Período) ( Formador/a) Cursos CNQF em 2007/2008 por Fátima Trindade Neves

2 Estruturação da Unidade 1 Conceitos e Tipos de Formação a Distância
Identificação dos Objectivos e Conteúdos Formas de Organização da Formação Tipos em Formação a Distância E-Learning. Prática síncrona e assíncrona. Metodologias formativas associadas. Tecnologias associadas. Papel, Funções e Competências do Tutor

3 Objectivos da Unidade 1 Conceitos e Tipos de Formação a Distância
Objectivos e Conteúdos Reconhecer as características que distinguem a formação a distância de outras metodologias de ensino/formação Reconhecer e avaliar os vários tipos: E-Learning. Prática síncrona e assíncrona. Metodologias formativas associadas. Tecnologias associadas. Caracterizar o papel do tutor Perfil. Funções. Competências.

4 Conteúdos da Unidade 1 Conceitos e Tipos de Formação a Distância
Objectivos e Conteúdos Conceito de Formação a Distância Tipos de Formação a Distância O acompanhamento da aprendizagem

5 Formas de Organização da Formação
Unidade 1– Conceitos e Tipos de Formação a Distância A Organização da Formação a Distância Formas de Organização Formas de Organização da Formação Modos de operacionalização da formação, determinados pela utilização integrada de itinerários de aprendizagem, metodologias e tecnologias pedagógicas adequados à natureza dos objectivos a atingir. FORMAÇÃO PRESENCIAL FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO FORMAÇÃO-ACÇÃO FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA FORMAÇÃO A DISTÂNCIA (1/9)

6 O Conceito de Formação a Distância
Unidade 1 – Conceitos e Tipos de Formação a Distância A Organização da Formação a Distância Formas de Organização O Conceito de Formação a Distância A Formação a Distância é uma acção educativa e/ou formativa onde a aprendizagem é realizada mediante a separação temporal, local ou ambas, entre as pessoas que aprendem e as pessoas que ensinam. Quando esta acção é efectuada via Internet ou Intranet, então estamos a falar de uma metodologia de aprendizagem, inserida no vasto domínio da sociedade da informação e do conhecimento, designada por e-learning. Quando combinada com formas de organização presencial designa-se por Blended Learning (b-learning). (2/9)

7 Unidade 1 – Conceitos e Tipos de Formação a Distância A Organização da Formação a Distância
Formas de Organização Relações Dinâmicas na Formação a Distância Materiais Componentes Estratégicos da Formação a Distância Sistemas de Interacção Avaliação Formadores Tecnologia (3/9)

8 Componentes Estratégicos do EAD
Unidade 1 – Conceitos e Tipos de Formação a Distância A Organização da Formação a Distância Formas de Organização Componentes Estratégicos do EAD Materiais Formador S. Interacção Tecnologia Avaliação Informativo Síncrono Assíncrono Aconselhamento Auto-ajuda Conhecedor Pedagogo Criativo Facilitador Scripto Audio Vídeo Informático Multimédia Voz/dados Web Vídeo/Audio Formandos Formação Sistemas (4/9)

9 Vantagens da Formação a Distância
Unidade 1 – Conceitos e Tipos de Formação a Distância A Organização da Formação a Distância Formas de Organização Vantagens da Formação a Distância ■ Inovação em processos de formação e educação. ■ Redução e racionalização de recursos. ■ Resultados pedagógicos (avaliação) satisfatórios. ■ Disponibilidade e flexibilidade de ensino e aprendizagem. ■ Estimulo da auto-aprendizagem. ■ Experimentação das TIC. ■ Igualdade de oportunidades. ■ Eliminação da dispersão geográfica. ■ Acessibilidade a conteúdos mais apelativos (hipermédia). ■ Criação de comunidades colaborativas virtuais. ■ Aquisição contínua de novos conhecimentos. (formação ao longo da vida). (5/9)

10 Desvantagens da Formação a Distância
Unidade 1 – Conceitos e Tipos de Formação a Distância A Organização da Formação a Distância Formas de Organização Desvantagens da Formação a Distância ■ Resistência à mudança, às TIC e ao próprio processo de Formação a Distância. ■ Elevados investimentos iniciais. ■ Conteúdos mais generalistas e de menor componente prática. ■ Contingência tecnológica – largura de banda e terminais. ■ Dificuldade em quantificar o retorno do investimento (ROI). ■ Diminuição da relação humana formandos/formador. ■ Exige alguns conhecimentos tecnológicos. ■ Não elimina as habituais perturbações nos locais de trabalho. (6/9)

11 Como aplicar a formação a distância…
Unidade 1 – Conceitos e Tipos de Formação a Distância A Organização da Formação a Distância Formas de Organização Como aplicar a formação a distância… Preparação das organizações para a inovação de processos formativos. Aposta nos conteúdos e no Instructional Design. Aposta em bases de dados de conteúdos de formação e de informação (LMS). Aposta em portais de formação a distância personalizados. Preparação e formação dos intervenientes de gestão da formação. Preparação e formação dos professores. Medição do impacto e de indicadores globais (ROI). (7/9)

12 Unidade 1 – Conceitos e Tipos de Formação a Distância A Organização da Formação a Distância
Formas de Organização VANTAGENS Permite maior disponibilidade e ritmos de estudo diferenciados. Elimina barreiras de espaço e tempo. Estimula a auto-aprendizagem, permitindo um desenvolvimento pessoal contínuo dos indivíduos conferindo-lhes maior autonomia. Dá origem a métodos e formatos de trabalho mais abertos que envolvem a partilha de experiências. Elimina o problema da dispersão geográfica dos alunos. (8/9)

13 Unidade 1 – Conceitos e Tipos de Formação a Distância A Organização da Formação a Distância
Formas de Organização Em síntese: - Separação física formador-formando. - Existência de um sistema organizado de tutoria. - Aprendizagem independente e flexível. - Sistema de comunicação bidireccional. - Utilização de recursos tecnológicos combinados. - Possibilidade de comunicação massiva. (9/9)

14 Conceitos e Tipos de Formação a Distância
Tipos em Formação a Distância: e-learning Tipos de FaD Numa envolvente em que a Internet é actualmente a maior fonte de partilha e recolha de informação do planeta e, ao mesmo tempo, a que mais democratiza o acesso a essa informação, é incontornável a vantagem da utilização do seu potencial no ensino nomeadamente através do e-learning. O e-learning constitui, hoje, um elemento importante para a competitividade e desenvolvimento na medida em que, cada vez mais, o conhecimento e a formação técnica dos seus recursos são críticos para o progresso. (1/3)

15 Conceitos e Tipos de Formação a Distância
Tipos em Formação a Distância: e-learning Tipos de FaD O e-learning deve ser visto como um processo que permite criar um ambiente de aprendizagem suportado pelas tecnologias Internet, permitindo a transformação da informação em conhecimento independentemente da hora ou local. (2/3)

16 Conceitos e Tipos de Formação a Distância
Tipos em Formação a Distância: e-learning Tipos de FaD Dispersão Geográfica E-learning Aprendizagem em ambientes inovadores Acessibilidade Interacção TIC Disponibilidade Auto-aprendizagem Racionalização Conteúdos (3/3)

17 Conceitos e Tipos de Formação a Distância Tipos em Formação a Distância: Síncrono e Assíncrono
Tipos de FaD Uma Sessão Assíncrona numa acção de formação a distância tem lugar quando a comunicação entre os intervenientes não ocorre simultaneamente. Uma sessão de formação assíncrona inclui, por exemplo, a troca de mensagens por com o tutor e o envio de mensagens ao grupo de discussão, possibilitando assim o desenvolvimento de um curso ao ritmo de cada formando. Uma Sessão Síncrona, ou live e-learning, significa que a comunicação ocorre ao mesmo tempo entre os indivíduos, os quais acedem à informação no tempo e espaço imediato. Como exemplos de acções de formação a distância síncronas incluem-se os chat e as áudio e vídeoconferências. Ferramentas de Comunicação Síncrona: Chat Áudio e Vídeoconferência (MSN, Skype, etc.) Whitebording Ferramentas de Comunicação Assíncrona: Newsletter Fóruns Fonte: Brandon Hall, New Technology Definitions, 2001 Brandon-hall (1/3)

18 Conteúdos da Unidade 1 Tipos em Formação a Distância: Síncrono e Assíncrono
Tipos de FaD Sessão Síncrona A formação a distância num ambiente síncrono pode possibilitar um feedback imediato acerca da performance de um formando e permite, se necessário, que a formação seja ajustada atendendo às necessidades dos formandos. Enquanto desvantagem deste tipo de ambiente de formação é apontada a necessidade de um ritmo compatível entre todos os elementos, pelo que o processo logístico referente à sua calendarização, definição de horários e disponibilidade dos formandos tem de ser muito bem organizado. Sessão Assíncrona Como vantagens de uma acção de formação assíncrona temos o conforto e a comodidade que proporciona, resultante de uma rápida acessibilidade e, também, da flexibilidade de horários e espaços. Enquanto desvantagens registam-se, por um lado, a possibilidade dos formandos poderem sentir-se isolados ou/e menos motivados por não terem nenhuma interacção em tempo real. Uma acção assíncrona, não proporciona um feedback imediato da performance do formando deixando em aberto alguns ajustamentos a serem efectuados aquando das evoluções da acção de formação. (2/3) Fonte: Brandon Hall, New Technology Definitions, Brandon-hall

19 Conteúdos da Unidade 1 Tipos em Formação a Distância: Síncrono e Assíncrono
Tipos de FaD Em síntese: Factor Central: Espaço/Tempo quando a comunicação é realizada estando os utilizadores em simultâneo (mesmo tempo) a comunicação é denominada síncrona quando os utilizadores comunicam em momentos diferentes a comunicação é denominada assíncrona (3/3)

20 Conteúdos da Unidade 1 Tipos em Formação a Distância: Metodologias Formativas
Tipos de FaD Os Modelos Pedagógicos são o elo de ligação entre os objectivos de formação e a sua concretização prática nas diferentes acções formativas. São também o sistema que gere, controla, avalia e dinamiza o processo de ensino/aprendizagem na sua interacção com os meios tecnológicos e operacionais. (1/3)

21 Conteúdos da Unidade 1 Tipos em Formação a Distância: Metodologias Formativas
Tipos de FaD A importância da definição de metodologias: Facilitar a aprendizagem Enfatize a sensibilização das pessoas para o tipo de ensino/formação. Potencie a motivação dos formandos. Sistematizar perfis e responsabilidades Promove o envolvimento dos diferentes intervenientes no processo formativo. Identifique e caracterize os papéis dos intervenientes. Promover a eficácia e efectividade da formação Optimiza os tempos de aprendizagem. Promova e implemente, especificamente, a vertente da avaliação. Garantir a coerência do sistema formativo Determine a complexidade e interactividade dos conteúdos formativos. Deve flexibilizar a combinação de vários métodos de aprendizagem. (2/3)

22 Conteúdos da Unidade 1 Tipos em Formação a Distância: Metodologias Formativas
Tipos de FaD Em síntese: A definição da metodologia de organização do processo formativo: Sessões presenciais Sessões síncronas Sessões assíncronas Materiais para auto-estudo Associado com a identificação do plano de trabalho, cronograma e sistema de avaliação potencia-se os resultados a obter com a formação a distância, seja por e-learning ou b-learning. (3/3)

23 Conceitos e Tipos de Formação a Distância
Tipos em Formação a Distância: Tecnologias Associadas Tipos de FaD Sistemas de Gestão da Aprendizagem Ferramentas de Concepção de Conteúdos (1/11)

24 Conceitos e Tipos de Formação a Distância
Tipos em Formação a Distância: Tecnologias Associadas Tipos de FaD Sistemas de Gestão da Aprendizagem – Aplicação criada para automatizar os processos de gestão, o acompanhamento e o registo de eventos educacionais e formativos. – Sistemas que organizam e permitem o acesso a serviços de aprendizagem on-line para estudantes, professores e administradores. Estes serviços incluem geralmente o controlo do acesso, a disponibilização de conteúdos de aprendizagem, ferramentas de comunicação e organização dos grupos de utilizadores. (2/11)

25 Conceitos e Tipos de Formação a Distância
Tipos em Formação a Distância: Tecnologias Associadas Tipos de FaD Ferramentas de Concepção de Conteúdos ferramentas que os conceptores de cursos e os formadores utilizam para criar os conteúdos nos cursos de educação on-line. As ferramentas de concepção de conteúdos são utilizadas para desenvolver material de aprendizagem. Exemplos típicos destes sistemas são DreamWeaver, FrontPage, Word, PowerPoint, Director, etc. Estas são ferramentas genéricas com algumas funções desenvolvidas especificamente para a educação on-line. (3/11)

26 Conceitos e Tipos de Formação a Distância
Tipos em Formação a Distância: Tecnologias Associadas Tipos de FaD Ferramentas de Autor Podem ser consideradas um subconjunto de ferramentas de concepção de conteúdos. Hall (2001) define uma ferramenta de autor como «uma aplicação de software utilizada por indivíduos não-programadores, que utiliza uma metáfora (livro ou fluxograma) para criar cursos on-line». Poder-se-á dizer que as ferramentas de autor são ferramentas de criação de conteúdos especialmente desenvolvidas para criação de conteúdos educativos. (4/11)

27 Conceitos e Tipos de Formação a Distância
Tipos em Formação a Distância: Tecnologias Associadas Tipos de FaD Principais Características de um Sistema de Gestão da Aprendizagem (LMS – Learning Management System) (1/2) Aplicações acessíveis via Web através de um simples browser. Ferramentas de Autor para concepção e inserção de conteúdos pedagógicos integradas no próprio LMS ou que utilizam SW standard como o Director, Authorware, Dreamweaver, ReadyGo, TutorPro, FrontPage ou Toolbook. Instrumentos de Avaliação que possibilitem a gestão individual do antes, durante e pós formação, de modo a visualizar o desempenho humano ao longo do seu processo de aprendizagem. Funcionalidades de Blended Learning, combinando a gestão da formação presencial com a gestão da formação a distância e dotando os sistemas de funcionalidades de colaboração, de comunicação e de directório, facilmente utilizáveis. (5/11)

28 Conceitos e Tipos de Formação a Distância
Tipos em Formação a Distância: Tecnologias Associadas Tipos de FaD Principais Características de LMS (2/2) Conformidade com os Standard do sector por forma dotar o LMS do cumprimento de normas específicas, como: – AICC – Aviation Industry CBT (Computer-Based Training) Committee – SCORM – Sharable Content Object Reference Model – XML – eXtensible Markup Language Capacidades de Registo e de Armazenamento tendo em conta o crescimento acentuado da utilização do e-learning nas organizações e do respectivo número de utilizadores registados (6/11)

29 Conceitos e Tipos de Formação a Distância
Tipos em Formação a Distância: Tecnologias Associadas Tipos de FaD Principais Funcionalidades de um LMS (1/4) Utilizar a tecnologia Web e o português como língua oficial (de preferência). Possibilitar a gestão e a utilização de serviços de e-learning (sem necessidade de desenvolvimento web específico). Possibilitar costumizações à medida das necessidades de uma forma automática. Permitir flexibilidade no acesso a menus e a informação geral. (7/11)

30 Conceitos e Tipos de Formação a Distância
Tipos em Formação a Distância: Tecnologias Associadas Tipos de FaD Principais Funcionalidades de um LMS (2/4) Possibilitar um acompanhamento técnico e pedagógico remoto. Permitir um controlo da informação com gestão e securização. Garantir a confidencialidade e autenticação personalizada. Possibilitar a criação e difusão de conteúdos formativos e informativos em diversos formatos (não normalizado e normalizado). Possibilitar a visualização de indicadores de actividade pedagógica. (8/11)

31 Conceitos e Tipos de Formação a Distância
Tipos em Formação a Distância: Tecnologias Associadas Tipos de FaD Principais Funcionalidades de um LMS (3/4) Permitir a definição e gestão de perfis de acesso para utilizadores com diferentes privilégios. Permitir o fórum de debate e canal de comunicação interactiva. Garantir processos de avaliação automática por formando, por conteúdo, por turma virtual. Permitir a monitorização e o controlo das actividades dos formandos. (9/11)

32 Conceitos e Tipos de Formação a Distância
Tipos em Formação a Distância: Tecnologias Associadas Tipos de FaD Principais Funcionalidades de um LMS (4/4) Permitir o acesso a indicadores de utilização (cursos, inscrições, acções de formação, espaço em disco ocupado, actividades de acesso à plataforma) disponíveis em função do perfil de cada utilizador. Permitir a gestão integrada (e em web) de Catálogo, Cursos, Utilizadores, Plano de formação, Alertas, Conteúdos, Questionários, Trabalhos Individuais ou de Grupo, Biblioteca, Calendarização, Avaliação, Notícias e Recursos Pedagógicos.. Permitir a integração com sistemas de base de dados externos. (10/11)

33 Conceitos e Tipos de Formação a Distância
Tipos em Formação a Distância: Tecnologias Associadas Tipos de FaD LMS – Exemplos Moodle Blackboard WebCT FirstClass TopClass IBM Lotus Learning Management System ClassFronter Formare Teleformar Netforma21 Intralearn (11/11)

34 Conceitos e Tipos de Formação a Distância Papel, funções e competências do Tutor
O Papel do Tutor ESTIMULAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REFLEXÃO COORDENAR E APOIAR Desenvolver e manter um clima emocional de apoio PROMOVER DEBATES: Incentivar o diálogo e a partilha APOIAR OS GRUPOS E ESTIMULAR O FORMANDO – atingir metas de trabalho

35 Conceitos e Tipos de Formação a Distância Papel, funções e competências do Tutor
PAPEL DO TUTOR Encorajar e apoiar o aluno. Ajudar o aluno a resolver dificuldades pessoais. Monitorizar o curso. Orientar o aluno nos trabalhos práticos. Aconselhamento e orientação sobre opções possíveis para desenvolvimento da aprendizagem. Orientação do aluno sobre metodologias de estudo. Corrigir e comentar os trabalhos do aluno.

36 Conceitos e Tipos de Formação a Distância Papel, funções e competências do Tutor
FUNÇÕES DO TUTOR (1/3) FACILITADOR DA APRENDIZAGEM ORGANIZADOR AGENTE DE SOCIALIZAÇÃO POTENCIADOR DAS ACTIVIDADES

37 Conceitos e Tipos de Formação a Distância Papel, funções e competências do Tutor
FUNÇÕES DO TUTOR (2/3) DINAMIZADOR DA APRENDIZAGEM Apresentar as actividades de grupo. Reconhecer a heterogeneidade das experiências e dos interesses dos formandos. Planificar a utilização das ferramentas tecnológicas de comunicação. Fomentar a aprendizagem construtivista. Demonstrar a sua personalidade.

38 Conceitos e Tipos de Formação a Distância Papel, funções e competências do Tutor
FUNÇÕES DO TUTOR (3/3) MODERADOR DA INTERACÇÃO Criar um contexto social mais próximo da realidade. Incentivar relacionamentos positivos entre formandos com diferentes formações sociais e culturais. Trocar entre tutoria activa e passiva. Colaborar com os grupos e os formandos. Pensar e agir de forma diferente. Criar as condições necessárias para a interacção. Experimentar novas formas de organização da comunicação.

39 COMPETÊNCIAS DO TUTOR (1/2)
Conceitos e Tipos de Formação a Distância Papel, funções e competências do Tutor O Tutor COMPETÊNCIAS DO TUTOR (1/2) Conhecimentos básicos das ferramentas informáticas. Conceitos de formação, educação e aprendizagem no contexto da educação/formação a distância. Modelos e metodologias de ensino e formação a distância. Tipos de recursos técnico-pedagógicos para ensino e formação a distância.

40 Técnicas de motivação dos formandos em ambiente colaborativo.
Conceitos e Tipos de Formação a Distância Papel, funções e competências do Tutor O Tutor COMPETÊNCIAS DO TUTOR (2/2) Técnicas de motivação dos formandos em ambiente colaborativo. Processos de comunicação em ambientes virtuais. Técnicas de tutoria e monitorização. Interagir e estabelecer uma relação pedagógica a distância com os formandos.

41 Conceitos e Tipos de Formação a Distância Papel, funções e competências do Tutor
Em suma, o Tutor: Apoiar nos aspectos cognitivo, psicomotor e relacional com um elevado conhecimento técnico e também dos conteúdos do curso Competências cognitivas Competências de aprendizagem Conhecimentos Informar Ter um papel activo, com funções de aconselhamento, numa perspectiva construtivista Aconselhamento Sugerir Explorar Ajudar na auto-avaliação Dinamização Certifica-se do bom funcionamento do curso, das interacções e das aprendizagens a vários níveis: cognitivo, relacional, prático e logístico Fomentar a acção Ajudar nos processos administrativos

42 Conceitos e Tipos de Formação a Distância Papel, funções e competências do Tutor
Por isso o Tutor deverá: Ensinar: por muito pormenorizados que os materiais sejam eles não cobrem com certeza todas as necessidades. Existe portanto a possibilidade de ser necessário desenvolver tarefas de instruir e treinar na tutoria de um curso. Aconselhar: aconselhamento sobre fontes de informação e ideias, uso de metodologias de aprendizagem, formas de apresentação de trabalhos, etc. Negociar: estabelecimento de contratos de aprendizagem e ajuda no estabelecimento de ligações quer com outros elementos da escola quer com o exterior. Avaliar: avaliar os trabalhos dos alunos e elaborar feedback descritivo sobre os critérios em que se fundamentou e sobre as formas do aluno superar as suas dificuldades.

43 Conceitos e Tipos de Formação a Distância
Bom Trabalho!

44 Conceitos e Tipos de Formação a Distância
Informações sobre a Unidade Sessão Síncrona – Dia 27/03 das 16H/18H O grupo será dividido em dois sendo o total da sessão por grupo de 1h.(a combinar) Actividades Assíncronas Fórum: A Formação a Distância do Segundo Milénio Materiais para Auto-Estudo Apresentação Multimédia Textos de Apoio Ligações de Apoio Exercício de Auto-Avaliação


Carregar ppt "Módulo 2 – A Formação a distância do segundo milénio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google