A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Sistemas de Informação Prof. Aroldo Luis

2 Autoria Ferramentas para desenvolvimento Aplicativos fechados
São aplicativos fáceis de usar com recursos de manipulação direta de elementos gráficos, áudio e objetos como caixa de diálogo, mensagens... Alguns aplicativos dispõem de recursos com algum tipo de linguagem de programação possibilitando o usuário poder desenvolver pequenas customizações.

3 Autoria Ferramentas para desenvolvimento Linguagem de programação
Permite desenvolver aplicações com maior flexibilidade. Exige conhecimento mais aprofundado em técnicas e ambientes de programação.

4 Autoria Linguagens de programação mais comuns:
Poucos usadas hoje em dia Cobol, Fortran, Lisp. Estes praticamente não são usados mais em multimídia. Segmento de código em Lisp: > (setq a 4) 4 > (loop (setq a (+ a 1)) (when (> a 7) (return a))) 8

5 Autoria Linguagens de programação mais comuns:
Linguagens simplificadas Pascal, Basic. Criadas inicialmente para centro acadêmico, hoje usada como base em linguagens profissionais como Visual Basic e Delphi. Segmento de código em Pascal: For C:=1 to 15 do               TextColor(c);               WriteLn('| |');               WriteLn('|  Exemplo de um logo   |');               WriteLn('| |'); END;

6 Autoria Linguagens de programação mais comuns: Programação estruturada
Linguagem C. Permite acessar recursos de hardware possibilitando maiores recursos ao programador. Até hoje uma das principais linguagens em uso. Segmento de código em linguagem C: for( int i = 0; i<ten; i++ ) { printf(“linha numero ” + i + “\n”); }

7 Autoria Linguagens de programação mais comuns: Orientada a objetos
Linguagem C++, C#. Principal linguagem hoje usada para desenvolver módulos ou softwares complexos. Sua programação é totalmente baseada em POO. Segmento de código em linguagem C++: for (int c = 0; c < 10; c++) { Console.Write ("{0}, ", Driver.sheet [c]); Console.WriteLine (); }

8 Autoria Linguagens de programação mais comuns: Linguagens portáveis
Java. Permite ser usado em ambientes distribuídos com suporte a multi-plataformas. Segmento de código em linguagem Java: while( numbers.hasNext() ) { Integer integer = (Integer) numbers.next(); System.out.println( "" + integer.intValue() ); counter += integer.intValue(); }

9 Ferramentas de Autoria
A escolha de ferramentas baseada em linguagens de programação requer um estudo longo e difícil, muita técnica de programação e conhecimento do ambiente de desenvolvimento. As ferramentas visuais possibilitam o desenvolvimento de aplicações amigáveis e de fácil desenvolvimento porém limitado aos recursos que a ferramenta dispõe. O uso de ferramentas de autoria possibilita o desenvolvimento direto através de recursos já existentes e o uso de linguagem de programação para ações mais complexas.

10 Autoria de Títulos Autoria de títulos lineares (PowerPoint, Acrobat Exchange) As apresentações lineares possuem um controle onde é possível navegar entre os slides. Possibilitam a inclusão de objetos como planilhas, diagramas entre outros.

11 Autoria de Títulos Autoria de títulos hipermídia (Macromedia Director)
Apresentam recursos de navegação não-linear característico de hipertexto Quanto os aspectos da hipermídia: Estilo: pode ser visual através de desenhos de telas, e textual quando a formatação e navegação é a partir de comandos texto. Modo de Operação: será modo de autoria quando se tem acesso a todos os recursos e modo de consulta quando é permitido apenas a leitura, destinado aos usuários.

12 Autoria de Títulos Autoria de títulos hipermídia (Macromedia Director)
Capacidade de intercâmbio de dados: possibilidade de inclusão de texto, hipertexto, imagens, desenhos, som e animações, possibilitando assim o uso de materiais desenvolvidos por ferramentas especializadas.

13 Autoria de Títulos Hipermídia HTML
Contem palavras-chaves indicadoras de formato tipográfico, tal como o formato RTF. A visualização destes documentos requer um navegador (browser) Possibilita a inclusão de elementos de multimídia através de suplementos ou controladores OLE para reprodução do respectivo material.

14 Autoria de Aplicativos
Características: Construção visual da interface de aplicativos. Inclusão de material multimídia na interface. Possibilidade de programação usando uma linguagem de fácil compreensão.

15 Autoria de Aplicativos
Interfaces: MCI Interface de uso fácil para processamento de multimídia. Suporte em diversas linguagens entre elas: Open Script, Visual Basic, C, C++. DirectX Orientada a objetos com recursos complexos e processamento em tempo real. Oferece os seguintes serviços: Direct3D, DirectDraw, DirectPlay, DirectSound e DirectInput.

16 Autoria de Sites Um site basicamente é constituído de:
Páginas de hipertexto. Material gráfico e de multimídia. Documentos quaisquer para distribuição. Softwares ou scripts para interação do site. Pode pertencer aos seguintes tipos de rede: Internet: quando acessível a Web. Intranet: quando acessível a somente uma rede interna.

17 Autoria de Sites Quanto ao tipo de desenvolvimento de um site ele pode ser: Estático Constituído apenas de hipertexto, material gráfico e recursos multimídia. Dinâmico Constituído dos mesmos recursos dos sites estáticos acrescido de scripts, componentes e código ativo sendo este ultimo podendo ser executado no cliente ou no servidor.

18 Referências PAULA FILHO, W. P. Multimídia: conceitos e aplicação. São Paulo. LTC, (2000).


Carregar ppt "Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google