A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NÃO É ASSIM TÃO DIFÍCIL CONVIVER EM HARMONIA!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NÃO É ASSIM TÃO DIFÍCIL CONVIVER EM HARMONIA!"— Transcrição da apresentação:

1 NÃO É ASSIM TÃO DIFÍCIL CONVIVER EM HARMONIA!
como funciona a nossa BIBLIOTECA Como funciona a nossa Biblioteca NÃO É ASSIM TÃO DIFÍCIL CONVIVER EM HARMONIA! O que podemos e devemos fazer?!...

2 direitos Usufruir de todos os serviços prestados pela biblioteca :
Leitura presencial silenciosa; Estudo; Trabalho de pesquisa; Visionamento de filmes; Realização de trabalhos individual ou em grupo; Utilização do computador e ligação à internet; Audição rádio leitor CD e leitor CD portátil. Requisitar todos os documentos/equipamentos da BE disponíveis para o efeito. Apresentar críticas e sugestões relativas ao funcionamento da biblioteca.

3 deveres O aluno tem direitos mas também tem obrigações! direitos

4 deveres Respeitar o horário estabelecido. Horário - ????? Intervalos
Só podem frequentar a Biblioteca os alunos que pretendam devolver ou requisitar livros e ler. A zona audiovisual e zona multimédia não estão disponíveis.

5 deveres Deixar as mochilas na entrada, podendo apenas transportar consigo o material necessário ao trabalho que pretenda desenvolver. (caderno, livro, lápis, esferográfica e pen).

6 deveres Apresentar o cartão de estudante.

7 deveres Entrar ordeiramente.

8 deveres Cumprir as orientações dadas pelos professores e assistentes operacionais.

9 deveres Manter o silêncio durante a permanência na biblioteca, de modo a respeitar outros utilizadores.

10 deveres Manter normas de conduta corretas (não consumir alimentos e bebidas; não utilizar o telemóvel…).

11 deveres Deixar o local de trabalho limpo e arrumado.

12 deveres Manter o posicionamento do mobiliário, equipamento e do fundo documental.

13 deveres Comunicar a sua saída ao abandonar a biblioteca.
Vou sair. Até amanhã!

14 zonas funcionais

15 zonas funcionais Zona de atendimento Zona de leitura informal
Zona audiovisual Zona de produção multimédia Zona do 1ºciclo Em cada zona da Biblioteca encontram-se placas com informação relativa ao seu funcionamento.

16 zona de atendimento Registo da presença, apresentando o cartão de estudante e indicação da(s) ação(ões) que pretende desenvolver. Fazer a requisição domiciliária.

17 zona de leitura informal
ler/consultar, em acesso direto a revistas, jornais, álbuns de BD, etc., podendo dialogar de forma a não perturbar o funcionamento da BE. Depois de lidos e/ou consultados os jornais, revistas e álbuns de BD devem ser colocados, pela ordem em que se encontravam, na caixa de álbuns e nos expositores.

18 zona de produção multimédia
Atividades de âmbito curricular. Não é permitida a pesquisa e navegação em sítios não apropriados ao sistema educativo. Não são permitidos jogos de computador, para além dos didáticos existentes na página da Biblioteca. Para consultar ou outro sítios, solicitar a autorização do professor/assistente. O tempo máximo permitido de utilização do computador é de 45 minutos, salvo se não houver procura que o justifique. O computador poderá, no máximo, ser utilizado por dois utentes em simultâneo. Depois de terminadas as tarefas, devem fechar o(s) programa(s), deixando o equipamento desligado; deixar a mesa e cadeira arrumada e dar conhecimento no balcão de atendimento que terminou o trabalho.

19 zona audiovisual A seleção dos documentos audiovisuais é feita pelos utilizadores mediante o acesso direto às estantes onde se encontram as capas ou por consulta do catálogo. O utilizador solicita o original junto ao balcão de atendimento após o registo da ação. São permitidos dois alunos por ecrã. Depois de terminadas as tarefas, os utilizadores devem ter o cuidado de deixar o equipamento desligado e o local arrumado, dar conhecimento no balcão de atendimento que terminou o visualização/audição e entregar o DVD/CD. O utilizador só poderá utilizar, nos equipamentos audiovisuais, DVDs e CDs pertencentes à BE.

20 zona 1º ciclo

21 requisição domiciliária
requisição na zona de atendimento, fazendo-se o seu registo em impresso próprio. As requisições domiciliárias fazem-se por um período máximo de 5 dias úteis. Cada utilizador só pode requisitar um livro de cada vez. Os utilizadores não podem requisitar dicionários, enciclopédias, atlas, livros estipulados para o PNL e documentos não livro (CD-rom, CD-áudio, DVD, revistas e jornais).

22 organização dos livros
Os livros da nossa biblioteca estão organizados por temas (classes), que encontras na parte superior das estantes, referenciados através duma etiqueta colorida e numerada, obedecendo à Classificação Decimal Universal.

23 classificação decimal universal (CDU)
0 - Generalidades. 1 - Filosofia. Psicologia. 2 - Religião. Teologia. 3 - Ciências sociais. Economia. Direito. Política. Assistência Social Educação. 4 - Classe vaga. 5 - Matemática e Ciências Naturais. 6 - Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia. 7 - Arte. Belas-Artes. Recreação. Diversões. Desportos. 8 - Linguagem. Linguística. Literatura. 9 - Geografia. Biografia. História.

24 BIBLIOTECA ESCOLAR… …um caminho para o sucesso!


Carregar ppt "NÃO É ASSIM TÃO DIFÍCIL CONVIVER EM HARMONIA!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google