A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações da Coordenação do TC do Curso de Direito – 2010/2

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações da Coordenação do TC do Curso de Direito – 2010/2"— Transcrição da apresentação:

1 Orientações da Coordenação do TC do Curso de Direito – 2010/2
TRABALHO DE CONCLUSÃO Orientações da Coordenação do TC do Curso de Direito – 2010/2 Angelita Woltmann

2 O que é o TCC, no Direito? É uma pesquisa científica realizada na área jurídica, em nível de Graduação.

3 PESQUISA NO DIREITO PESQUISA TÉCNICA Parcial; Interessada;
Busca resolver problemas prático-profissionais dos operadores jurídicos.

4 PESQUISA NO DIREITO PESQUISA CIENTÍFICA Busca a imparcialidade;
Desinteresse com resultados; Aponta soluções para problemas jurídicos.

5 DICAS IMPORTANTES Verifique o seu cronograma de atividades, fazendo contatos e reuniões constantes com seu(sua) professor(a) orientador(a); Cada professor(a) deve estabelecer horários para atendimento.

6 DICAS IMPORTANTES O(a) professor(a) não pode receber o trabalho pronto, ele/ela deve acompanhar o processo de sua elaboração. Os encontros serão anotados na Ficha de Acompanhamento de TC I e II.

7 DATAS IMPORTANTES De 11 de agosto a 15 de agosto - Período previsto para CADASTRAMENTO de temas e orientadores. Formulário (FICHA DE CADASTRAMENTO ALUNO) em: Arquivos Gerais Importantes no blog Enviar para DENTRO DO PRAZO. NÃO SERÁ ACEITO O CADASTRO PREENCHIDO À MÃO, SOMENTE POR .

8 FIQUE ATENTO AO PRAZO ... Data final para a entrega do Trabalho de Conclusão (TCC II) – versão preliminar 03/11/2010 Este prazo é improrrogável.

9 FIQUE ATENTO AO PRAZO ... 16 DE NOVEMBRO - Depósito da versão final das monografias PARA OS QUE RECEBERAM PARECER DE APTIDÃO DO ORIENTADOR. (TCC II) ATÉ 08 DE DEZEMBRO: ENTREGA DO PROJETO DE MONOGRAFIA PELOS ALUNOS QUE CURSAM TCC1.

10 Não esqueça ... Você entregará o Trabalho de Conclusão em 3 vias impressas e uma via eletrônica, junto com a Ficha de Avaliação de Trabalho de Conclusão II. Local da entrega: Posto de Atendimento do Curso de Direito.

11 As bancas de argüição dos trabalhos serão realizadas preferencialmente nas seguintes datas:
OUTUBRO - 18 e 19 (DEFESAS ANTECIPADAS) – DATAS PARA AQUELES ALUNOS QUE DESEJAREM ANTECIPAR SUAS DEFESAS. 22, 25 e 26 DE NOVEMBRO – PRAZO NORMAL DE DEFESAS (PARA ‘APTOS’) OS INAPTOS DEFENDERÃO EM 09 e 10 DE DEZEMBRO. A ENTREGA DA VERSÃO FINAL DEVE SER FEITA NO MÍNIMO UMA SEMANA ANTES DA DATA AGENDADA PARA A DEFESA.

12 Fique atento ... Publicação do TC na Biblioteca da UNIME: 1 mês após a defesa. Ver o regulamento no blog

13 Elementos pré-textuais
Capa Folha de Rosto Errata Folha de Aprovação Dedicatória Agradecimentos Resumo em Português Sumário

14 Elementos textuais Introdução Desenvolvimento Conclusão

15 INTRODUÇÃO Parte inicial do trabalho deve fornecer uma visão global da pesquisa realizada, apresentando o tema, delimitação do assunto abordado, justificativa, deve incluir a apresentação do problema específico da pesquisa, seus objetivos e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.

16 CONCLUSÃO A conclusão apresenta de forma sintética, os resultados do trabalho, salientando a extensão e os resultados de sua contribuição, bem como seus méritos. Deve basear-se em dados comprovados, e estarem fundamentadas nos resultados e na discussão do texto, contendo deduções lógicas correspondentes aos objetivos do trabalho.

17 Elementos pós-textuais
Referências Glossário Apêndices Anexos Índices

18 Apresentação gráfica A NBR 14724:2005 estabelece algumas regras para apresentação gráfica. De acordo o texto da ABNT ”[...] o projeto gráfico é de responsabilidade do autor do trabalho[...]”, ou seja, o que não consta no texto da norma, o autor pode definir a melhor forma usando bom senso.

19 Nota de rodapé Destina-se a prestar esclarecimentos, comprovar uma afirmação ou justificar uma informação que não deve ser incluída no texto limitando-se ao mínimo necessário. As notas podem ser explicativas ou de referências.

20 Citações Quanto à forma: Direta (Textual)
Indireta (Livre ou paráfrase) 1. Citação Direta (dentro do texto até 3 linhas). Vimos que, para nosso esclarecimento, precisamos seguir os preceitos encontrados, já que ficou estabelecido que “a valorização da palavra encarna o objetivo precípuo do texto literário”(GUIMARÃES, 1985, p.32) e, se isso não ficar bem esclarecido, nosso trabalho será seriamente prejudicado.

21 Citações 2. Citação Direta (dentro do texto até 3 linhas).
Vimos que, para nosso esclarecimento, precisamos seguir os preceitos estabelecidos por Guimarães, já que ficou estabelecido que “a valorização da palavra encarna o objetivo precípuo do texto literário” (1985,p.32) e, se isso não ficar bem esclarecido, nosso trabalho será seriamente prejudicado. 3. Citação Direta (dentro do texto até 3 linhas). Para ficar definido e evitar prejuízos no nosso consideramos que “a valorização da palavra encarna o objetivo precípuo do texto literário”(GUIMARÃES, 1985, p. 32).

22 Citação indireta Quando se expressa o pensamento, a idéia de outro autor com nossas palavras. Ex. Depois de analisar a situação, Nóvoa (1993) chegou a afirmar que o ……… Ou Depois de analisar a situação, chegou–se a afirmar que o ……. (NÓVOA, 1993). Ou em Nota de rodapé Depois de analisar a situação, chegou–se a afirmar que o …….(1) 1. NÓVOA, Antonio. A formação do educador. Lisboa: Porto Editora, 1993.

23 RESUMO O resumo deve apresentar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Deve ser composto por frases concisas, afirmativas. Recomenda-se o uso de parágrafo único. Deve-se usar terceira pessoa do singular. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão ‘Palavras-chave’; O resumo deve conter de 150 a 500 palavras.

24 POR FIM ... Bom trabalho e busque aproveitar ao máximo esta fase da sua vida acadêmica. Em caso de dúvidas ou qualquer dificuldade, procure a Coordenação do Curso.


Carregar ppt "Orientações da Coordenação do TC do Curso de Direito – 2010/2"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google