A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPOS E EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPOS E EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE"— Transcrição da apresentação:

1 GRUPOS E EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE
Prof. Msc. Rudy de Barros Ahrens

2 Por que as pessoas buscam grupos?
Status; Segurança; Realização de tarefas; Socialização; Desejo; Vontade; Motivação

3 Qual a diferença entre uma “grupo” e uma “equipe”?
É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns, com objetivos idênticos, porém individualizados. EQUIPE Todos os membros de um grupo compartilham, pelo menos, de um objetivo que só pode ser atingido pelo esforço conjunto de todos.

4 Toda equipe é um grupo; mas nem todo grupo é uma equipe.
GRUPO E EQUIPE Toda equipe é um grupo; mas nem todo grupo é uma equipe. GRUPO GRUPO EQUIPE EQUIPE

5 Vantagens do Trabalho em Equipe
As equipes têm mais fontes de informação; A equipe é mais criativa; O trabalho em equipe incrementa a aprendizagem; Satisfação dos membros quando participam de um processo de decisão; Os membros da equipe aprendem mais sobre si próprios através da interação.

6 Desvantagens do Trabalho em Equipe
O gasto excessivo de tempo e energia para aprimorar as habilidades de comunicação e interação, afetando os resultados do trabalho. Certos indivíduos ficam constrangidos ou são marginalizados por acharem o trabalho em equipe difícil e contrário a seu estilo natural. As equipes começam a disputar entre si, em detrimento da empresa como um todo.

7 Histórico BOPE Batalhão Operações Especiais;
Criado em 19 de janeiro de 1978; Desenvolvido: competencia, coragem e determinação; “So os fortes sobrevivem”; “Não pergunte se somos capazes, dê-nos a missão”; A remuneração não é alta.

8 ENTENDENDO O QUE É SER CAVEIRA

9 Pilares para formação EQUIPE BOPE
CONDUTA QUALIDADE RESULTADO

10 Por que entrar no BOPE?

11 Motivação Como motivar uma equipe?

12 MOBILIZAR – TREINAR – AGIR - CORRIGIR
-Princípio Relevância – Querer/Poder/Fazer; Princípio Desconforto – Adaptação/Evolução; Princípio “Desidratativo” – Superação Limites; Princípio Cooperação – Trabalho Equipe.

13 5 MANDAMENTOS DOS CAVEIRAS
Aprenda sempre: o saber não ocupa espaço; Reconheça sua missão, Estabeleça metas, Planeje e determine tempo para cumpri-las: Comece logo e termine o que começar ; Faça sempre o melhor e seja disciplinado na execução; Você é o líder de você mesmo e o seu próprio adversário: Não reclame, não adie, e não desista, Persista! Você nunca está sozinho: tem sua família e sua equipe. Valorize isso e lute por eles.

14 Para quem decide vencer.......
“Missão Dada é Missão Cumprida!”

15 PARA TER UMA EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE PRECISA É TREINAMENTO!!

16 O INDIVÍDUO E O GRUPO As pessoas trazem para o grupo:
a) interesses, inibições; b) aptidões, desejos, frustrações; c) valores e motivações variadas; d) desejo de segurança, companheirismo; e) perguntas às suas dúvidas.

17 FORMAÇÃO DE EQUIPES OBJETIVOS: LIDERANÇA: dividir responsabili-dades;
descobrir e/ou desen-volver novos poten-ciais; oportunizar a integra-ção; promover a vivência da fraternidade; tornar viável a reali-zação do trabalho. não é imposta, mas conquistada; só com o consenti-mento do grupo; o líder: sabe mais; caça talentos; valoriza e confia na equipe; autocontrole; auxilia o grupo na con-secução dos objetivos.

18 Quando um grupo se transforma numa equipe, há entre os membros:
Confiança; Empatia; Respeito a individualidade; Comunicação aliada a interação; Afetividade; Afinidade.

19 PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DE UMA EQUIPE
COOPERAÇÃO Sinergia – derivada do grego Synergia – syn – cooperação, érgon – trabalho

20 Cinco Desafios das equipes
Os membros confiam uns nos outros; Eles se envolvem em conflitos de idéias sem qualquer censura , porém, sem radicalismo; Eles se comprometem com as decisões e planos de ação; Eles chamam uns aos outros à responsabilidade quando alguma coisa não sai de acordo com seus planos; Eles se concentram na realização dos resultados coletivos. ( E não somente os individuais).

21 Diferença entre grupo e equipe
Trabalhar “sozinho” Trabalhar “Juntos” Ênfase nas habilidades técnicas Ênfase nas habilidades interdisciplinares (interpessoal) Atividades e tarefas estritamente definidas Tarefas (habilidade e conhecimento amplo) Coordenadores determinam o trabalho Coordenadores e equipe determinam e planejam juntos Informações restritas ao coordenador Informações compartilhadas entre todos Recompensa no desempenho individual Recompensas individuais e de equipe Assumir riscos é desencorajado e punido Assumir riscos é encorajado

22

23 EQUIPES DE ALTA PERFORMACE BUSCAM
Resultados financeiros compatíveis; Custos compatíveis com qualidade; Nível qualidade honesto: cliente e empresa; Reconhecimento e satisfação para a equipe; Aprendizagem e crescimento pessoal – desafio e sentido do trabalho; Integra as pessoas e eleva a confiança; Fortalece o grupo e a organização; Atinge resultados.

24 CARACTERÍSTICAS DAS EQUIPES
DE ALTO DESEMPENHO Estrutura Organizacional Horizontalizada; Foco no cliente; Acesso à informações; Apoio à inovação; Ênfase no aprendizado; Flexibilidade; Remuneração por resultados; Trabalho em equipe

25

26

27 BARREIRAS PARA EQUIPES DE ALTA PERFORMACE
Metas e objetivos confusos; Papéis não resolvidos; Tomada de decisão equivocada; Políticas erradas, procedimentos obtusos; Problemas relacionados as pessoas; Liderança ruim; Organização com visão embaçada; Feedback mal feito; Sistemas de recompensas mal concebido; Falta de vontade de mudar; Falta de suporte.

28 OS 5 C´S DE UMA EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE

29 FORMAÇÃO DE EQUIPES CRITÉRIOS: interesse em se preparar para a tarefa;
disponibilidade para as atividades propostas; habilidade em relação às atividades educacionais ou as de relacionamento com as pessoas; Missão, Visão e Valores são parte da equipe. SELEÇÃO: Entrevista, dinâmicas, testes. PRÁTICA Treinamento; Desenvolvimento.

30 EQUIPE BEM INTEGRADA comunica-se bem;
lidera e sabe liderar na hora certa; é motivada, acredita no que faz; é criativa, encontra soluções novas para os problemas; é atualizada, está bem informada e usa as informações quando precisa; transmite informações corretas entre os membros da equipe.


Carregar ppt "GRUPOS E EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google