Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Como elaborar um trabalho de Pesquisa?
Para obter mais êxito na realização de trabalhos atende à proposta que te apresentamos seguidamente!!! Escola EB 2,3 de Aranguez
2
Um Trabalho escrito não é
Copiar textos de um livro, mesmo que se cortem alguns parágrafos; Apresentar fotocópias de livros ou de páginas da internet; Um exercício de caligrafia ou composição de texto; Transcrever um conjunto de dados ou citações; Fazer “paráfrases” do texto original. Escola EB 2,3 de Aranguez
3
Fases do Trabalho Planificação do Trabalho Recolha de Dados
Organização da informação Redacção do texto Apresentação final do trabalho Escola EB 2,3 de Aranguez
4
Como Fazer um trabalho! A Planificação, deve incluir:
O objectivo/ tema geral do trabalho; O esquema por tópicos do seu desenvolvimento; As fontes de informação a consultar; A definição do tempo de duração e execução do trabalho, de acordo com a data de entrega estabelecida. Escola EB 2,3 de Aranguez
5
A Recolha da Informação, consiste em:
Proceder à consulta nas fontes de informação seleccionadas na planificação (livros, internet, ...); A Organização da Informação, envolve: A colocação dos dados recolhidos por ordem de importância; A distinção entre o essencial e o secundário; A elaboração de resumos e esquemas síntese. Escola EB 2,3 de Aranguez
6
A Redacção do texto, deve ser:
Clara; Concisa; Coerente. Escola EB 2,3 de Aranguez
7
Estrutura do Trabalho Qualquer que seja o tema deverá ter: Capa
Página de Rosto Índice Introdução Desenvolvimento Conclusão Anexos Bibliografia Escola EB 2,3 de Aranguez
8
Capa Na capa deve constar o nome dos autores e o título do trabalho;
O material escolhido para a capa deverá ser resistente. Exemplos: Acetato, Cartolina, Cartão ... Escola EB 2,3 de Aranguez
9
Página de Rosto Nesta página deve indicar-se: O nome da Escola;
A disciplina a que se destina o trabalho e o nome do professor; O título do trabalho; O nome dos autores e os respectivos números e turma; Data e ano lectivo. Escola EB 2,3 de Aranguez
10
Índice Este refere as partes que formam o trabalho, as quais devem estar numeradas. Deve indicar-se a página correspondente a cada uma de acordo com a paginação geral do trabalho, que é iniciada na página de rosto e que corresponde à página 1. Escola EB 2,3 de Aranguez
11
Introdução Explica-se, em traços gerais, qual o objectivo fundamental do trabalho. Escola EB 2,3 de Aranguez
12
Desenvolvimento Constitui a parte central do trabalho;
Convém ser redigido e ilustrado com cuidado, tendo como base os conhecimentos e as informações recolhidas durante a pesquisa que se elaborou; Poder-se-á recorrer a citações, ou seja, transcrever frases de autores. Estas devem estar destacadas entre aspas e identificadas com o respectivo autor e obra da qual foi retirada; O tema deverá ser abordado de forma ordenada, em pequenos capítulos e apresentados separadamente. Escola EB 2,3 de Aranguez
13
Conclusão Esta serve para fazer um resumo breve do assunto desenvolvido, na qual deve constar a opinião do autor. Anexos Podem incluir documentos que serviram de apoio ao trabalho, gráficos, mapas, quadros, gravuras ... e que devem ser numerados (anexo I, anexo II, ...) e legendados. Escola EB 2,3 de Aranguez
14
Bibliografia Deve ser apresentada por ordem alfabética dos apelidos dos autores cujas obras foram consultadas, seguido dos respectivos títulos (em itálico), local onde foi editado, editora e respectiva data da edição. Se for consultada a internet e/ou CD-Rom, deverá indicar-se o endereço dos sites e/ou os títulos dos CD-Roms consultados, enunciados por ordem alfabética e separados das restantes fontes bibliográficas. Escola EB 2,3 de Aranguez
15
Bibliografia Silva,Ana Maria, et al, Palavras em Português, Porto Editora, 2002, Caderno de Apoio ao Aluno; Costa, Fernanda,et al, Com Todas as Letras; Porto Editora, 2002, Caderno de Apoio ao Aluno. Trabalho Realizado por: Cláudia Laginha Mª Filomena Grazina Teresa Alface Escola EB 2,3 de Aranguez
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.