A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O TEODOLITO No caso de se calcular a área de um local, primeiramente o teodolito é posicionado no primeiro ponto, de forma que totalmente nivelado com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O TEODOLITO No caso de se calcular a área de um local, primeiramente o teodolito é posicionado no primeiro ponto, de forma que totalmente nivelado com."— Transcrição da apresentação:

1 O TEODOLITO No caso de se calcular a área de um local, primeiramente o teodolito é posicionado no primeiro ponto, de forma que totalmente nivelado com o eixo de gravidade do local e que o 0° do movimento horizontal esteja direccionado a um ponto de referência escolhido (geralmente o Pólo Norte). Depois, o segundo ponto, marcado com uma estaca ou outro ponto (como uma árvore), é mirado através do telescópio, e a angulação obtida é medida na horizontal e na vertical. Usando uma trena, mede-se a distância entre os dois pontos. Seguindo esse raciocínio, a distância e os ângulos vertical e horizontal entre os outros pontos do local a ser estudado são medidos e a área pode ser calculada.

2 A SUA DECRIÇÃO O teodolito é um instrumento óptico utilizado na Topografia e na Agrimensura para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais, usado em redes de triangulação. Basicamente é um telescópio com movimentos graduados na vertical e na horizontal, e montado sobre um tripé, podendo possuir ou não uma bússola incorporada.

3 COMO UTILIZÁ-LO Posiciona o teodolito caseiro de modo que a sua base fique perpendicular ao objeto que vamos medir a altura. Medimos a distância do objeto até o teodolito com um metro. Através do canudo, miramos o pico do objeto (o ponto mais alto), com isso o arame marcará um ângulo no transferidor. Com esse ângulo usamos a trigonometria para medir a altura. (tangente do ângulo é igual ao cateto oposto (altura) dividido pelo cateto adjacente (distância do objeto ao teodolito)).

4 UTILIZAÇÃO PRATICA Colocar crianças de diferentes alturas a 1 metro de distância do prédio a ser medido.Fazer elas observarem através do Teodolito o ângulo dado para enxergar o pico deste prédio e, com a tabela das tangentes, fazer cada um deles calcular a altura do prédio. Os cálculos resultarão alturas distintas., pois os ângulos não serão os mesmos devido à diferença entre as alturas dos alunos. Então o professor questionará porque isso ocorre se estão medindo o mesmo prédio. O objetivo é fazer que os alunos pensem uma maneira (única) para calcular a altura do prédio

5 BIBLIOGRAFIA DO TRABALHO
pt.wikipedia.org/wiki/Teodolito mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat /webfolios/grupo4/teodolito.htm paginas.terra.com.br/educacao/calculu/Textos/construindoteodolito.htm


Carregar ppt "O TEODOLITO No caso de se calcular a área de um local, primeiramente o teodolito é posicionado no primeiro ponto, de forma que totalmente nivelado com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google