A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo"— Transcrição da apresentação:

1 Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo
PARFOR/ISERJ e Grupo de Pesquisa FORPROTEC juntos na formação docente através das TIC Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo UERJ/ProPEd e ISERJ PUC-Rio e ISERJ 25/11/2015

2 Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica
ISERJ FORPROTEC PARFOR Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

3 O que uniu a tríade ISERJ/PARFOR e FORPROTEC
Proposta inovadora para estes professores em formação, adotando para isso, os recursos da Educação a Distância (EaD). O colegiado do PARFOR acionou as pesquisadoras do FORPROTEC para inaugurar as salas virtuais e formar alunos e profesores do PARFOR para o uso dos recursos do AVA.

4 AVA ISERJ – Ensino Superior
O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA ISERJ Criado em 2013 por iniciativa do grupo de pesquisa Formação de Professores e Tecnologias Educacionais (FORPROTEC/CNPq). AVA ISERJ – Ensino Superior O Ensino Superior dispõe, além das salas individualizadas para cada professor, espaços online para Pesquisa e Extensão e para o Grupo de Pesquisa FORPROTEC / ISERJ / FAETEC.

5 Desafios do planejamento participativo e adesão discente e docente para adoção do AVA ISERJ
16 alunos do PARFOR foram cadastrados em 11 salas virtuais das disciplinas ofertadas para o 4º período do curso, sendo duas destas, disciplinas eletivas;

6 As salas virtuais criadas para os alunos do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) dispunham das seguintes disciplinas: Geografia I Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II Eletiva - Música e Filosofia Matemática I Eletiva - A cultura do/no corpo. O corpo da/na cultura Prática Pedagógica III Didática do Ensino Fundamental I Ciências e Saúde I História I Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem I

7 PLANEJAMENTO COLETIVO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DAS TIC
Articulação e planejamento coletivo prévio de todos os envolvidos.

8 Euforia inicial, adesões frágeis e continuidade.
Desafios do planejamento participativo e adesão discente e docente para adoção do AVA ISERJ Euforia inicial, adesões frágeis e continuidade.

9 Sobre a experiência - o uso das TIC:
O professor formador precisa ter familiaridade com as tecnologias e com o potencial do ambiente virtual de aprendizagem. A importância da formação dos docentes, dos coordenadores e dos discentes do curso de Pedagogia/ PARFOR pelo grupo de pesquisa FORPROTEC, para adoção refletida das mídias aos planejamentos pedagógicos.

10 Considerações O exercício do planejamento participativo com adesão e corresponsabilidade de todos os integrantes, inclusive com a participação dos parceiros acionados para implantação de uma política interna são fundamentais. Assim como, o acompanhamento próximo dos gestores para avaliar com o grupo a pertinência e eficácia das estratégias, seja para confirmar as boas escolhas, para revê-las e/ou reconstruí-las.

11 av.mafra@hotmail.com Kmelo@iserj.edu.br forprotec@iserj.net
Obrigada!!


Carregar ppt "Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google