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Economia de Comunhão 13 de Setembro de 2011
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Economia de Comunhão Onde e porquê A Cultura do Dar As empresas EdC
O destino dos lucros Os Polos Empresariais Conclusão
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Onde e Porque Economia de Comunhão
A Economia de Comunhão foi lançada por Chiara Lubich em Maio de 1991 no Brasil Substituir a fotografia...
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Economia de Comunhão Chiara Lubich propôs a divisão dos lucros por três finalidades: Ajudar as pessoas mais desfavorecidas e/ou em situação de dificuldade; Difundir a “Cultura do Dar” e da reciprocidade; Reinvistir na própria empresa, assegurando o seu desenvolvimento e, em particular, a criação de postos de trabalho. Finalidades igualmente importantes...
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Economia de Comunhão Finalidades igualmente importantes...
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Cultura do Dar Damos: O que temos em excesso ou mesmo o que é necessário; A inteligência, a experiência; a vontade; as capacidades, a compreensão,…. O princípio da gratuidade: Age-se trabalha-se e produz-se sem utilizar as pessoas, as coisas, ou a si próprio respeitando-as como bens em si Rever esta formulação...
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As Empresas As empresas de EdC “lutam” no seu dia a dia para:
Colocar a pessoa no centro da empresa; Ajudar pessoas que estão em dificuldade, criando novos postos de trabalho; Promover a passagem, da economia e da sociedade inteira, da cultura do ter para a cultura do dar.
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Evolução do número das empresas
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Evolução por Continentes (comparação 2007 / 2010)
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Subdivisão por setores produtivos
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Subdivisão por número de trabalhadores (dados disponibilizados por 77% das empresas)
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Subdivisão por faturação (dados disponibilizados por 50% das empresas)
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As Contribuições
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Lucros das empresas EdC utilizados (% por tipologia)
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Projetos de desenvolvimento e assistência (% por setor)
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O Destino das Contribuições
Checar se isto está actualizado...
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Bolsas de estudo financiadas (1.059) (% por tipo de estudo)
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Formação de “homens novos” (% por setor)
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O Destino dos Lucros Checar se está actualizado...
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O Destino dos Lucros Checar se está actualizado...
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O Destino dos Lucros Checar se está actualizado...
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Os Polos Empresariais Os Polos - Dar visibilidade ao projecto e congregar as empresas de EdC São expressão de uma comunidade de empresas de EdC, “um espaço de comunhão” e um “laboratório de experimentação” do novo modo de “atuar na economia”
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Polo Giosi Guella - Abrigada
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Os Polos Empresariais no mundo
Finalidades igualmente importantes...
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Conclusão Hoje, nesta época de crise, a economia e o mercado têm certamente uma necessidade de novas regras, mas, acima de tudo, uma necessidade vital de comunhão, de felicidade, de gratuidade.
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Conclusão “O lucro é útil se, como meio, for orientado para um fim que lhe indique o sentido e o modo como o produzir e utilizar. O objectivo exclusivo de lucro, quando mal produzido e sem ter como fim último o bem comum, arrisca-se a destruir riqueza e criar pobreza.” «Caritas in Veritate»
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Conclusão A Economia de Comunhão - EdC, produzindo estes bens dá uma contribuição muito própria, mas não irrelevante, aos sonhos e sofrimentos dos homens e das mulheres de hoje.
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Conclusão Trata-se de promover uma mudança não só de carácter económico mas também cultural que coloca os recursos humanos e materiais ao serviço do bem comum para que “não haja necessitados”
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