A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância dos Dentes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância dos Dentes"— Transcrição da apresentação:

1 A importância dos Dentes

2 Para que servem os dentes ?
Servem para triturar e cortar os alimentos, afim de facilitar a digestção. Servem, também, para sorrir e expressar sentimentos, como alegria e surpresa. diminiur figuras e acrescentar textos: servem para triturar e cortar os alimentos a fim de facilitar a digestão. servem também para sorrir e espressar sentimentos como de alegria e surpresa entre outros.

3 Nas crianças, a escovação deve ser acompanhada por adultos para orientá-las como escovar corretamente. Uma correta higiene dental evita cáries, mau hálito e problemas de gengiva. Nas crianças a escovação deve ser sempre acompanhada de um adultos a fim de orientar acriança como se escova os dentes corretamente. Uma correta higiene dental evita cáries, mau halito e problemas de gengiva.

4 A higiene bucal deve fazer parte da rotina de higiene pessoal.
a higiene bucal faz parte da rotina de higiene pessoal.

5 Alguns alimentos ajudam a manter os dentes limpos
Alguns alimentos ajudam a manter os dentes limpos. Principalmente os que contém fibras, como carnes, frutas e legumes. Mas mesmo assim, após ingerirmos estes alimentos, a escovação deve ser feita. alguns alimentos ajudam a manter os dentes limpos. Principalmente alimentos fibrosos como carnes, frutas, legumes. mas mesmo após ingerirmos estes alimentos a escovação deve ser feita.

6 O uso da pasta de dente com flúor retira os restos de alimentos que se aderem ao dente através da placa bacteriana. o uso da pasta de dente com flúor retira os restos de alimentos que se aderem ao dente através da placa bacteriana

7 Placa bacteriana A placa bacteriana são restos de alimentos que, junto com as bactérias presentes na boca e saliva, aderem nas superfícies dos dentes. Quando escovamos os dentes logo após as refeições, a placa é facilmente removida. A placa bacteriana são restos de alimentos que junto com bacterias presentes na boca e a saliva aderem nas superfícies dos dentes. Quando escovamos os dentes logo após as refeições, placa é facilmente removida com a escovação. evitando a inflamação das gengivas chamada gengivite.

8 Gengivite A gengivite é a inflamação das gengivas devido a presença da placa bacteriana. Ela causa sangramento, mau hálito e pode levar à descalcificação do esmalte dentário. A gengivite é a inflamação das gengivas devido a presença de placa bacteriana. Ela causa sangramento, mau hálito e pode levar a descalcificação do esmalte dentário.

9 A bactéria Quando existe muito alimento acumulado nos dentes, as bactérias presentes na boca produzem um ácido poderoso da decomposição dos alimentos. É este ácido que causa a cárie. Quando existe muito alimento acumulado nos dentes as bactérias presentes na boca produzem um ácido poderoso resultado da decomposição dos alimentos . Este ácido atinge o dente causando a cárie.

10 Quando a higiene bucal está bem feita diminui a quantidade de bactérias presentes na boca devido a falta de alimento. Ai! Que fome! quando a higiene bucal está bem feita, diminui a quantidade de bactérias presentes na boca devido a falta de alimento.

11 Inimigos dos dentes A bactéria presente na boca tem afinidade por doces, assim produz mais ácido, destruindo o esmalte do dente, o que faz com que a cárie o destrua mais rápido. a bactéria presente na boca tem afinidade por doces, assim produz mais ácido que destrói acamada protetora do dente o esmalte, fazendo com que a cárie destrua o dente mais rápido.

12 Cárie A cárie pode, além de causa problemas de saúde, causar distúrbios psicológicos, como problemas de relacionamento e auto estima. A cárie além de causar problemas de saúde pode também causar disturbios psicológicos como problemas de relacionamento e auto estima.

13 Aqui vemos o ataque das bactérias aos dentes

14 Dor de dente Dente inchado por quê Rosto inchado porque?

15 Partes do dente Quando a cárie é muito profunda, ela pode atingir a polpa dental, causando inflamação e dor, podendo, também, inchar o rosto. Neste caso procure um dentista e não faça auto-medicação. Quando a cárie é muito profunda, ela pode atingir a polpa dental ( área vermelha que contém vasos sanguineos e inervação) causando inflamação,dor podendo inchar o rosto. nestes casos, deve-se procurar um dentista e nunca fazer auto medicação, pois somente o dentista é capaz de aliviar a dor e receitar um remédio corretamente.

16 A perda precoce de um dente de leite faz com que ocorra uma inclinação dos dentes vizinhos, retirando da posição correta todos os outros dentes. Além disso, o dente permanente fica sem espaço e perde a referência da sua posição correta. A perda precose de um dente de leite faz com que ocorra uma inclinação dos dentes vizinhos retirando da posição correta todos os outros dentes. Além disso, o dente permanente fica sem espaço para nascer e perde a referência da sua correta posição no arco dentário.

17 Amigos do dente slide fala por si

18 slide fala por si

19 slide fala por si

20 Fio Dental Aqui, vemos a bactéria entre os dentes em um local que só o fio dental alcança. Aqui vemos a bactéria entre os dentes em um local que só o fio dental alcança.

21 Como utilizar o fio dental
Quando se utiliza o fio dental, deve-se abraçar o dente, entrando com ele no espaço entre o dente e a gengiva. Quando se utiliza o fio dental, deve-se abraçar o dente entrando com ele no espaço entre o dente e a gengiva.

22

23 Deve-se escovar os dentes depois das refeições e antes de ir dormir.

24

25 A arma dos dentes contra os seus inimigos
Arma dos dentes contra os inimigos dos dentes

26

27

28 Na clínica usamos uma tinta violeta, o evidenciador de placa
Na clínica usamos uma tinta violeta, o evidenciador de placa. Esta tinta cora onde a placa bacteriana está mais concentrada. Deste modo sabemos onde a criança está escovando melhor ou não está, para que o dentista possa orientar melhor a escovação, tornando-a mais eficaz Na clínica usamos uma tinta violeta chamada evidenciador de placa. Esta tinta cora onde a placa bacteriana está mais concentratada. Vários tons de violeta, indicam onde a criança está escovando melhor os dentes e onde não está, deste modo o dentista consegue orientar melhor a escovação tornando-a mais eficaz.

29 Sempre que for usar o creme dental, verifique se este possui flúor em sua composição. A presença do flúor fortalece o esmalte do dente, prevenindo as cáries. Sempre que for usar creme dental, verifique se este possui flúor em sua composição. Apresença do flúor fortalece o esmalte do dente prevenindo contra as cáries.

30 Quando as cerdas de sua escova começar a dobrar para fora é sinal que você deve trocá-la. A vida útil de uma escova é, em média, de três meses. Movimento circulares e com pouca força limpam melhor e conservam a escova por mais tempo Quando as cerdas de sua escova começar a dobrar para fora e sinal de que você deve trocá-la. Avida útil de uma escova e de em média três meses dependendo da força aplicada na escovação. Movimentos circulares e com pouca força limpam melhor os dentes e conservam sua escova nova por mais tempo.


Carregar ppt "A importância dos Dentes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google