A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saúde Bucal no Pré Natal no Município de

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saúde Bucal no Pré Natal no Município de"— Transcrição da apresentação:

1 Saúde Bucal no Pré Natal no Município de
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 1 – Julho de 2011 Saúde Bucal no Pré Natal no Município de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas Alfa Célia A. Coimbra Elisiane Bisognin* *Orientadora Modalidade a Distância – UFPEL/UNASUS Outubro, 2012

2 ESTRUTURA Introdução Objetivos Metas Metodologia Resultados Discussão
Reflexão crítica sobre seu processo pessoal de aprendizagem e na implementação da intervenção

3 Importância da ação programática
INTRODUÇÃO Importância da ação programática Melhoria da saúde bucal da gestante, com a atenção integral a sua saúde; Qualificação da atenção em saúde bucal durante o pré-natal; Atendimento odontológico durante a gravidez; Mulher como agente multiplicadora de informações preventivas e de promoção da saúde bucal.

4 Caracterização do município
Fonte: enciclopédia livre Fonte: João Paulo Barbosa

5 Caracterização da Unidade Básica de Saúde
ESF- Dr. Geraldo Siqueira Fonte: Autoria própria, 2012.

6 Situação da ação programática na Unidade antes da intervenção
Falta de orientações e informações às gestantes em relação à prevenção da saúde bucal; Poucas consultas e acompanhamentos registrados na área de odontologia; Gestantes com resistência a certos tratamentos e cuidados odontológicos; Predomínio da cultura local mitos e preconceitos quanto ao atendimento odontológico durante a gestação.

7 OBJETIVOS Objetivo geral:
Qualificar a atenção em saúde bucal às gestantes da Unidade de Saúde Doutor Geraldo Siqueira.

8 Objetivos específicos:
Ampliar a cobertura de atendimento odontológico programático no pré-natal; Melhorar a adesão ao programa de saúde bucal no pré-natal; Melhorar a qualidade do atendimento odontológico às gestantes cadastradas da ESF Doutor Geraldo Siqueira;

9 Objetivos específicos:
Objetivos específicos: Melhorar registros das informações sobre gestantes atendidas em odontologia; Mapear as gestantes com alto índice de cárie pertencentes à área de abrangência; Promover à saúde bucal no pré-natal através de educação em saúde.

10 METAS Ampliar a cobertura de 1ª consulta odontológica de gestantes pertencentes à área de abrangência e cadastradas no programa de pré-natal para 100% com pelo menos uma consulta durante o pré-natal; Recuperação de 100% das gestantes faltosas ao atendimento odontológico; Orientação em saúde bucal e tratamento odontológico de 100% das gestantes pertencentes à área de abrangência e cadastradas no programa de pré-natal;

11 METAS Capacitar 100% da equipe da ESF Dr. Geraldo Siqueira no atendimento à gestante; Manter registro atualizado, em ficha específica, de 100% das gestantes que consultam o serviço na ESF; Avaliação de 100% das gestantes pertencentes à área de abrangência e cadastradas no programa de pré-natal para identificar aquelas com alto índice de cárie; Promover educação em saúde para 100% das gestantes pertencentes à área de abrangência e cadastradas no programa de pré-natal.

12 METODOLOGIA Estratégia Saúde da Família Doutor Geraldo Siqueira.
Gestantes pertencentes à área de abrangência e cadastradas no programa de pré-natal da Unidade. Protocolo Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (2004).

13 METODOLOGIA Educação em saúde de toda equipe no sentido de incentivarem as gestantes ao atendimento odontológico; Treinar à equipe no preenchimento de todos os registros necessário ao acompanhamento da gestante na UBS; Definir o papel do agente comunitário de saúde. Educação em saúde bucal aos Agentes Comunitários de Saúde. Fonte: Autoria própria, 2012.

14 METODOLOGIA Visitas domiciliares; Busca ativa das gestantes faltosas;
Prioridade no atendimento as gestantes; Atendimento odontológico a gestante no consultório Fonte: Autoria própria, 2012. Visita domiciliar da Equipe de Saúde Bucal. Fonte: Autoria própria, 2012.

15 METODOLOGIA Palestras e orientações as gestantes, com distribuição de kits de higiene bucal, folders e enxoval para o bebê. Palestras de educação em saúde bucal com distribuição de Kits de Higiene bucal. Fonte: Autoria própria, 2012.

16 RESULTADOS Indicadores em relação às metas e em relação à situação anterior à intervenção 25,4% 34,2% 31,5% 35,8% Numerador: número de gestantes pertencentes à área de abrangência e cadastradas no programa de pré-natal com pelo menos uma consulta odontológica. 18 25 23 19 Denominador: número de gestantes pertencente à área de abrangência cadastradas no programa de pré-natal 71 73 53 Fonte: Autoria própria, 2012.

17 RESULTADOS Numerador: número de gestantes recuperadas pela busca ativa
50,0% 66,7% 180,0% 77,8% Numerador: número de gestantes recuperadas pela busca ativa 5 4 9 7 Denominador: número de gestantes que faltaram à consulta com dentista 10 6 Fonte: Autoria própria, 2012.

18 RESULTADOS 25,4% 34,2% 31,5% 35,8% Numerador:Gestantes cadastradas e pertencentes à área de abrangência com atendimento odontológico 18 25 23 19 Denominador: Gestantes cadastradas para atendimento de pré-natal nesta ESF 71 73 53 Fonte: Autoria própria, 2012.

19 Denominador: número de profissionais contratados na Unidade de saúde
RESULTADOS 100,0% 94,7% Numerador: número de profissionais que receberam capacitação relacionada à gestante e saúde bucal 19 18 Denominador: número de profissionais contratados na Unidade de saúde Fonte: Autoria própria, 2012.

20 Numerador: número de registros atualizados
RESULTADOS 100,0% Numerador: número de registros atualizados 18 25 23 19 Denominador: número de gestantes que consultam no serviço de odontologia Fonte: Autoria própria, 2012.

21 RESULTADOS Numerador: número de gestantes avaliadas
25,4% 34,2% 31,5% 35,8% Numerador: número de gestantes avaliadas 18 25 23 19 Denominador: número de gestantes cadastradas no programa de pré-natal. 71 73 53 Fonte: Autoria própria, 2012.

22 RESULTADOS 49,3% 65,8% 43,8% 64,2% Numerador: número de gestantes pertencentes à área de abrangência e cadastradas no programa de pré-natal que participaram de ação de educação em saúde bucal. 35 48 32 34 Denominador: número de gestantes pertencentes à área de abrangência e cadastradas no programa de pré-natal. 71 73 53 Fonte: Autoria própria, 2012.

23 Aspectos qualitativos mais relevantes
Ampliação da cobertura de atendimento odontológico programático no pré- natal; Qualidade do atendimento odontológico; Promoção à saúde bucal no pré-natal.

24 DISCUSSÃO Importância da intervenção para a equipe, para o serviço e para a comunidade Atribuições da equipe viabilizando a atenção a um maior número de gestantes; Trabalho integrado na Estratégia Saúde da Família Doutor Geraldo Siqueira.

25 A intervenção será incorporada a rotina do serviço
DISCUSSÃO A intervenção será incorporada a rotina do serviço Ampliar o trabalho de conscientização da comunidade em relação a necessidade de priorização da atenção as gestantes; Realizar capacitações de saúde bucal aos agentes comunitários de saúde de forma continuada; Mais rodadas de conversas com as gestantes em dias de pré-natal na unidade de saúde.

26 Reflexão crítica sobre seu processo pessoal de aprendizagem e na implementação da intervenção
Desenvolvimento do curso em relação às expectativas iniciais Desafio; Preparação da equipe para acolher as gestantes; Adquirir novos conhecimentos relacionados a gestação;

27 Significado do curso para a sua prática profissional
Reflexão crítica sobre seu processo pessoal de aprendizagem e na implementação da intervenção Significado do curso para a sua prática profissional Aperfeiçoamento da equipe da Estratégia Saúde da Família; Obtenção de conhecimentos para a prática profissional; Novas experiências para o crescimento profissional.

28 Aprendizados mais relevantes
Reflexão crítica sobre seu processo pessoal de aprendizagem e na implementação da intervenção Aprendizados mais relevantes Importância da consulta e acompanhamento odontológica durante a gestação; A melhoria e a qualidade da atenção a saúde bucal como metas da equipe de saúde bucal.

29 REFERÊNCIAS ACIOLI, S. A prática educativa como expressão do cuidado em Saúde Pública. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 61, n. 1, p , jan./fev Disponível em: < Acesso em: 27 de Outubro de 2011. ALVES, V. S. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 9, n. 16, p , set.2004/fev Disponível em: < Acesso em: 27 de Outubro de 2011. BRASIL. Ministério da Saúde. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada – manual técnico. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília, Disponível em: < Acesso em: 27 de Outubro de 2011. BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de atenção básica: Saúde Bucal. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília, 2006. BRASIL. Ministério da Saúde. Pacto pela saúde. Consolidação do SUS Disponível:< Acesso em: 20 de Dezembro de 2011.

30 REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Departamento de Descentralização da Gestão da Assistência. Regionalização da Assistência à Saúde: aprofundando a descentralização com eqüidade no acesso: Norma Operacional da Assistência à Saúde: NOAS-SUS 01/02 e Portaria MS/GM n.º 373, de 27 de fevereiro de 2002 e regulamentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde. Departamento de Descentralização da Gestão da Assistência. – 2. ed. revista e atualizada. – Brasília: Ministério da Saúde, Disponível em:< Acesso em: 13 de Janeiro de 2012. FERAZ, L.; AERTS, D. R. G. C. Agente Comunitário de Saúde em Porto Alegre: um vendedor de saúde. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 28, n. 66, p , jan./abr RIOS, C. T. F.; VIEIRA, N. F. C. Ações educativas no pré-natal: reflexão sobre a consulta de enfermagem como um espaço para educação em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p , Disponível em: < Acesso em: 12  de Novembro 2011. REIS D. M. et al. Educação em saúde como estratégia de promoção de saúde bucal em gestantes. Ciência & Saúde Coletiva Disponível em:< Acesso em: 21 de Dezembro de 2011. SANTOS, A. M. Organização das ações em saúde bucal na estratégia de saúde da família: ações individuais e coletivas baseadas em dispositivos relacionais e instituintes. Revista APS, v.9, n.2, p , jul./dez Disponível em:< Acesso em: 29 de Dezembro 2011.

31 Obrigada!


Carregar ppt "Saúde Bucal no Pré Natal no Município de"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google