A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Auguste Rodin 1840-1917 Rodin foi o grande renovador da escultura europeia, aproximando-a dos objectivos e da estética da pintura do seu tempo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Auguste Rodin 1840-1917 Rodin foi o grande renovador da escultura europeia, aproximando-a dos objectivos e da estética da pintura do seu tempo."— Transcrição da apresentação:

1 Auguste Rodin Rodin foi o grande renovador da escultura europeia, aproximando-a dos objectivos e da estética da pintura do seu tempo.

2 Formado nos cânones e regras do academismo romântico, admirou Miguel Ângelo cuja obra o influenciou no gosto pela figura humana. Rodin era sobretudo um excepcional modelador, já que esta técnica lhe permitia maior liberdade criativa. “Andromeda”

3 Como escultor, contrapôs as formas lisas, polidas e aveludadas dos corpos, ao bloco de pedra rugoso, inacabado e em bruto de onde saíam. “O Beijo, ”

4 Tal facto é bem visível nesta obra, em que as figuras entrelaçadas parecem presas à matéria que simboliza a paixão.

5 Camille Claudel foi uma das suas colaboradoras, que posou para a Danaide, e para o busto em gesso em que Rodin a representou com o barrete frígio, símbolo da liberdade para a Revolução Francesa . Danaide, 1885

6 “A Valsa”, Camille Claudel

7 “Os Burgueses de Calais” ,
As suas peças estão cheias de superfícies reentrantes e salientes, côncavas e convexas, que absorvem e reflectem a luminosidade, criando uma ilusão de força, dinamismo e vitalidade. Preocupava-se em captar a essência dos seus modelos, registando a emoção que as suas peças transpiram, de dentro para fora. O monumento “Os Burgueses de Calais” , , bronze

8 Esta obra resultou de uma das primeiras encomendas públicas feitas a Rodin. Nela o autor evocou a história dos seis notáveis de Calais que se entregaram ao inimigo para salvar a cidade, quando esta estava cercada pelos ingleses. As figuras de tamanho natural, colocadas ao nível do espectador, reforçam a monumentalidade e o dramatismo da cena.

9 “Guiado pela minha primeira inspiração (Dante), imaginei um outro pensador, um homem nu, sentado numa rocha, os pés encolhidos, ele sonha. O pensamento fértil devagar desenvolve-se no seu cérebro. Ele não é só um pensador, ele é criador.” Auguste Rodin “O Pensador”, , bronze

10 Rodin fez a primeira versão da estátua
Esta obra foi concebida para o centro do tímpano da Porta do Inferno. Representa Dante, reflectindo sobre a sua criação poética e simboliza o homem criador, em geral. Rodin fez a primeira versão da estátua “O Pensador” em “O mundo não será feliz a não ser quando todos os homens tiverem alma de artista, isto é, quando todos tirarem prazer do seu trabalho.”

11 “A Porta do Inferno”, 1880-1917, bronze
Encomendada para o Museu de Artes Decorativas de Paris, foi fundida mas nunca chegou a ser aplicada. Baseou-se talvez, nas portas renascentistas do baptispério de Florença. Teve como inspiração temática a Divina Comédia de Dante. “A Porta do Inferno”, , bronze

12 Rodin foi considerado um realista, um simbolista, um expressionista e mesmo um impressionista, se se aplica o termo em escultura. O vulto incomparável da sua obra impuseram-no no panorama escultórico, influenciado os outros escultores do seu tempo. “Portas do Inferno”, pormenor


Carregar ppt "Auguste Rodin 1840-1917 Rodin foi o grande renovador da escultura europeia, aproximando-a dos objectivos e da estética da pintura do seu tempo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google