A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A catequese e a Família: desafio e possibilidades

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A catequese e a Família: desafio e possibilidades"— Transcrição da apresentação:

1 A catequese e a Família: desafio e possibilidades

2 Passando às vezes por cima dos princípios da ética e da religião.
Vivemos em uma sociedade plural, fragmentada e globalizada onde a ciência e a tecnologia se desenvolvem de maneira muito acelerada. Passando às vezes por cima dos princípios da ética e da religião.

3 No momento histórico a família é vítima de muitas forças que buscam destruí-la ou deformá-la.

4 A catequese e a família têm a missão em comum: educar para os valores essenciais da vida. A família ganha em qualidade quando pode contar com a ajuda da catequese na educação da fé de crianças, jovens e adultos. E a catequese pode realizar um trabalho fecundo se contar com o apoio e a atenção da família.

5 Que possibilidades podemos delinear para a missão da catequese, visando a família estar no coração da catequese e a catequese no coração da família?

6 Na catequese, os encontros com os pais e catequistas são oportunidades para interagir e incentivar a família na missão de ser berço da vida e da fé.

7 Temos a possibilidade de encantar os pais no processo de educação e amadurecimento da fé de seus filhos na liturgia dominical, celebrações, entregas, leitura orante da Bíblia, lembrando que à medida em que a família cristã acolhe o Evangelho amadurece na fé, torna-se comunidade evangelizadora.

8 É bem desafiante envolver toda a família nos Grupos Bíblicos de Reflexão que visam fortalecer a catequese a partir da família: enriquece-la a partir da oração no lar, a Eucaristia, a participação no Sacramento da Reconciliação, o conhecimento da palavra de Deus, para ser fermento na igreja e na sociedade.

9 A família como lugar de catequese tem uma prerrogativa única: transmite o Evangelho, radicando-o no contexto de profundos valores humanos. (DGC 255)

10 A família é a primeira catequista
A família é a primeira catequista....a salvação do mundo passa pela família. É a família que salvará a família. (João Paulo II)

11 Não percam a coragem na hora da fraqueza
Não percam a coragem na hora da fraqueza. Nosso Deus é Pai, cheio de bondade e de ternura, cheio de solicitude e superabundante no amor para com seus filhos, que enfrentam a fadiga do caminho. E a Igreja é a mãe que deseja ajudá-los a viver a plenitude da vida, esse ideal do casamento, do qual ele recorda, junto com a beleza, também todas as exigências. (Paulo VI)

12

13 A FAMÍLIA nos tempos de hoje, tanto e talvez mais que outras instituições, tem sido posta em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura.

14 Consciente de que o matrimônio e a família constituem um dos bens mais preciosos da humanidade, a Igreja quer fazer chegar a sua voz e oferecer a sua ajuda [...]

15 A comunhão entre Deus e os homens encontra o seu definitivo cumprimento em Jesus Cristo, o Esposo que ama e se doa como Salvador da humanidade, unindo-a a Si como seu corpo.

16 No plano de Deus Criador e Redentor, a família descobre não só a sua identidade, mas também a sua missão, o que ela pode e deve fazer.

17 Partindo do AMOR, os deveres da família:
1) a formação de uma comunidade de pessoas; 2) o serviço à vida; 3) a participação no desenvolvimento da sociedade; 4) a participação na vida e na missão da Igreja.

18 A família possui vínculos vitais e orgânicos com a sociedade, porque constitui o seu fundamento e alimento contínuo mediante o dever de serviço à vida;

19 Saem, de fato, da família os cidadãos;
E na família encontram a primeira escola daquelas virtudes sociais, que são a alma da vida e do desenvolvimento da mesma sociedade.

20 Entre os deveres fundamentais da família cristã estabelece-se o dever eclesial;
Colocar-se ao serviço da edificação do Reino de Deus na história, mediante a participação na vida e na missão da Igreja.

21 "Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Gn 2, 24)

22 "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" (Sl 127, 1).


Carregar ppt "A catequese e a Família: desafio e possibilidades"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google