A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Responsável: Ruth Machado Barbosa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Responsável: Ruth Machado Barbosa"— Transcrição da apresentação:

1 Responsável: Ruth Machado Barbosa
PALESTRA DOMINICAL Conhecimento de si mesmo e do irmão Data: 16 de junho de 2013 Responsável: Ruth Machado Barbosa

2 “A sabedoria de todos os séculos indica “Conhece-te a ti mesmo”
“A sabedoria de todos os séculos indica “Conhece-te a ti mesmo”. Neste conselho, a atenção se volta para o mais secreto, o que está destinado a ser revelado”. AUM, 371

3 Sobre o Signo de Gêmeos Conhecimento da Alma: unificar os polos da natureza humana, alma e personalidade, para que a dualidade dê lugar à unidade e os pares de opostos se mesclem; Cristo encarnado na matéria, Deus trabalhando através da forma.

4 Conhecimento de si, do irmão, do grupo, para servir!
Um Tratado sobre Magia Branca AUM A Alma e seu Mecanismo Astrologia Esotérica – Vol. III, Tomo I Os Trabalhos de Hércules Abrindo Portas Interiores, Eileen Caddy, 16ª Ed.; São Paulo: Triom, de junho.)

5 Postulados Postulados fundamentais que devem ser admitidos pelo estudante e que o livro “Um Tratado sobre Magia Branca” apresenta em ordem de importância.

6 1 - Deus é Um “Uma vida penetra todas as formas e aquelas formas são as expressões, no tempo e no espaço, da energia central do universo” (pag. 7).

7 2 - Teoria da Autodeterminação
“...a Vida una, manifestando-se através da matéria, produz um terceiro fator que é a consciência. Esta consciência, que é o resultado da união dos dois pólos do espírito e da matéria, é a alma de todas as coisas” ...

8 Autodeterminação “...o uno manifesta-se na diversidade e no entanto fica inalterado...” (pag. 7).

9 3 - Teoria da Evolução da Luz
O objetivo da evolução é uma série gradual de demonstrações de luz.

10 Velada e oculta por cada forma está a luz
Velada e oculta por cada forma está a luz. À medida que a evolução prossegue, a matéria se torna, de maneira crescente, um melhor condutor da luz.

11 Luz “... o objeto para o qual a vida ganha forma e o propósito do ser manifestado é o desdobramento da consciência, ou revelação da alma....

12 4 - Teoria do Renascimento
“Todas as Vidas se manifestam ciclicamente. Esta é a Teoria do Renascimento, ou da reencarnação, a demonstração da lei da periodicidade.” (pag.8)

13 Há três aspectos do organismo humano que são símbolos dos três aspectos do ser.

14 Forma que aquelas duas usam e unificam.
Três aspectos do homem Aspectos da Divindade Energia ou princípio ativador Parece usar o cérebro como sede. Relação primária com cérebro, coração e aparelho respiratório. Símbolo microcósmico do espírito. Vida Energia central ou Espírito ESPÍRITO VIDA Vida Una Sistema Nervoso (SN) Centros nervosos para coordenar o organismo e torná-lo consciente e sensível ao meio que o cerca. Associado ao aspecto energia para vitalizar o corpo e conseguir um relacionamento inteligente com o mundo no qual participa. Sistema Nervoso Força coordenadora ou Alma ALMA CONSCIÊNCIA Consciência Corpo Totalidade de carne, músculos e ossos, que o homem carrega, correlacionados pelo SN e tonificados pelo que chamamos “vida”. Massa Corporal Forma que aquelas duas usam e unificam. CORPO FORMA Matéria

15 Resumo: Os três aspectos da divindade são, na realidade, um princípio vital se manifestando na diversidade. A Vida una, manifestando-se através da matéria, produz um terceiro fator que é a consciência.

16 A alma ... ... é a entidade perceptiva produzida através da união do Pai-Espírito e da Mãe-Matéria; ...é o fator consciente em todas as formas; ... não é nem espírito nem matéria, mas a relação entre eles.

17 A alma ... ... é um outro nome para o princípio Crístico, quer na natureza, quer no homem.

18 ... é o aspecto construtor da forma, aquele fator atrativo em toda forma no universo, no planeta, nos reinos da natureza e no homem que traz a forma à existência;

19 A alma... ... é a própria força de evolução; ...atua sobre a matéria, forçando-a a assumir certas formas, a responder a certas vibrações;

20 ... não separatista, grupo-consciente, inclusiva. (Astrologia Esotérica)

21 Corpo vital ou etérico O grande símbolo da alma no homem é o seu corpo vital ou etérico por que é a correspondência física com a luz interior do corpo a que chamamos de corpo da alma...

22 Ilustração

23 Corpo etérico É a “trama da vida” microcósmica...
...o condutor da vitalidade física...

24 Corpo etérico “produz, através da vida e da consciência, uma atividade radiante que tornará cada ser humano um centro de atividade para a distribuição de luz e energia atrativa para outros no reino humano e, através do reino humano, para os reinos subumanos.

25 Corpo etérico Esta é a parte do Plano do Logos Planetário para a vitalização e renovação da vibração das formas subumanas.

26 Corpo etérico - Astrologia
O corpo etérico individual é parte integrante do corpo etérico da família humana, que é parte integrante do corpo etérico planetário, que junto aos corpos etéricos dos outros planetas, e juntamente com o corpo etérico do sol constituem o corpo etérico do sistema solar, que com os corpos etéricos de 6 sistemas solares formam uma unidade cósmica...

27 A alma do homem Este centro de força põe em jogo uma capacidade de resposta e uma consciência que é aquela da alma da vida planetária, uma consciência grupal que traz consigo faculdades e conhecimento de uma ordem diferente daquela da alma animal.

28 Consciência grupal... É a consciência das grandes totalidades, alcançada pelo homem através do desenvolvimento de sua consciência individual, a totalidade das vidas de sua natureza animal, emocional e mental, mais a centelha da divindade habitando dentro da forma que elas criam.

29 O homem conhece o Macrocosmo – Deus - pela compreensão de si próprio.

30 Tomada de consciência de seu grupo
Ofereço-lhes a oportunidade e digo-lhes que vocês são necessários – mesmo o menor de vocês. Asseguro-lhes que grupos de estudantes, trabalhando em uníssono e com profundo e resoluto amor recíproco, podem alcançar resultados significativos.” (Um Tratado sobre Magia Branca, pag. 265 / §639;640)


Carregar ppt "Responsável: Ruth Machado Barbosa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google