A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
IrDA Bluetooth Trabalho elaborado por: Helder Rodrigues

2 Introdução IrDA A transmissão de dados sem fio (“Wireless”), está tornando-se possível entre computadores pessoais e periféricos através de IrDA (infravermelho).

3 Histórico IrDA As comunicações Infravermelhas de IrDA foram desenvolvida por uma associação infravermelha que cria e promove os padrões que superam um walk-up, ponto da inter-conexão dos dados do custo interactivamente baixos para apontar o modelo do usuário.

4 Barramento Infravermelho IrDA
Este canal de comunicação caracteriza-se por não utilizar fios para conectar diferentes dispositivos, sendo classificado como “Wireless”, ou seja, sem fio é padronizado pela IrDA (Infrared Data Association).

5 Características IrDA A transferência é feita na forma de pacotes de dados enviados sequencialmente (serial). Assim como as portas seriais convencionais, a transmissão inicia-se com 1 bit de start, seguindo de 1 Byte de dados, 1 bit de paridade, encerrando a transferência do pacote com 1 bit de parada.

6 Padrões IrDA Os padrões de IrDA foram desenvolvidos rapidamente (comparando com os outros padrões), e a informação no protocolos de IrDA não alcançou ainda cada canto do universo encaixado dos sistemas.

7 Aplicação IrDA Os protocolos de comunicação tratam de edições, geralmente em camadas. Um protocolo de IrDA visa particularmente as comunicações infravermelhas do ponto e as aplicações necessárias para cada ambiente.

8 Conclusão IrDA Como conclusão, podemos observar que existe a possibilidade de que a comunicação entre o computador e seus periféricos, a ligação de computadores em rede, possa ser realizada sem o uso de fios, utilizando-se desta nova tecnologia que é a conexão por infra vermelho (IrDA), que possui taxas de transferência que varia desde 9.600b/s à 4Mb/s.

9 Introdução Bluetooth Recentemente uma nova tecnologia Wireless tem sido desenvolvida capacitando dispositivos electrónicos como PCs, notebook’s, PDAs, telefones celulares, modems, impressoras e outros, se comunicarem a curta distância sem a utilização de cabos. Essa nova tecnologia é denominada Bluetooth, a qual vem ganhando suporte de importantes fabricantes como IBM, Ericson, Nokia, Toshiba, Microsoft, Intel e muitos outros.

10 Tecnologia Bluetooth Bluetooth é uma especificação aberta (royalty free) de uma tecnologia padrão para comunicação sem fio ad hoc, de curto alcance e baixo custo, através de conexões de rádio. Por meio dessa especificação, os usuários poderão conectar uma ampla variedade de dispositivos fixos (PCs, impressoras, mouse, teclado, scanners, etc.) e móveis (laptops, PDAs, telefones celulares, etc.) de uma forma bastante simples, sem a necessidade de utilizar cabos de ligação.

11 História Bluetooth Em 1998, cinco empresas, a Ericsson, a Nokia, a IBM, a Intel e a Toshiba, formaram o consórcio denominado Bluetooth SIG (Special Interest Group) com o objectivo de expandir e promover a tecnologia Bluetooth e estabelecer um novo padrão industrial. A escolha do nome é uma homenagem ao unificador da Dinamarca, o rei Harald Blatand, mais conhecido como Harald Bluetooth.

12 Redes Bluetooth A especificação Bluetooth visa a criação de um sistema de rádio ad hoc. Num sistema ad hoc não há diferença entre as unidades de rádio, ou seja, não há distinção entre estações base e terminais como nas redes convencionais de sistemas de telefonia celular.

13 Comunicação entre piconets
Um nó pode participar de diferentes piconets utilizando a técnica de time division multiplexing (TDM) [4]. Isto é, um nó pode participar sequencialmente de diferentes piconets, sendo que este pode somente estar activo em uma piconet por vez.

14 FIM


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google