A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTALAÇÕES ELÉTRICAS"— Transcrição da apresentação:

1 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Fábio Ricardo Arnhold

2 MOTORES ELÉTRICOS MONOFÁSICOS
Utilizados em máquinas de pequeno porte normalmente de até 2 CV. É constituído por dois bobinados, chamados de bobinado principal e bobinado auxiliar (ou de partida). A bobina de partida do motor possui ligado em série consigo um capacitor e um interruptor automático, que quando o motor atinge a rotação de trabalho ele desativa o bobinado auxiliar.

3 MOTORES ELÉTRICOS TRIFÁSICOS
Os motores trifásicos são mais utilizados na industria, por terem o melhor custo benefício na comparação com os demais.

4 SISTEMAS DE PARTIDA PARTIDA DIRETA; consiste em energizar o motor com a tensão de funcionamento desde o instante inicial. PARTIDA INDIRETA; é feita com vários tipos de chaves ou aparelhos eletrônicos de partida trifásico que alimentando o motor com somente um percentual da tensão da rede, para que não a queda de tensão, assim não danificando a rede.

5 CHAVES MANUAIS Para comandar um motor elétrico é necessário um dispositivo de manopla que o ligue e/ou desligue quando se desejar.

6 BOTOEIRAS Estes são os interruptores usados nos circuitos de comando (principalmente) elétricos industriais. São instaladas nas portas dos quadros de comando, em frente as máquinas, etc.

7 SENSORES São componentes que realizam uma comutação elétrica sem haver contato físico. Podem atuar pela aproximação de algum material, ou, ainda, pela variação de alguma grandeza física.

8 CONTATOR Um contator nada mais é que uma chave liga e desliga, sendo que seu acionamento é eletromagnético ao invés de manual, ou seja, ocorre através de um eletroímã.

9 RELÉ TÉRMICO DE SOBRECARGA
É um componente utilizado para proteger os motores elétricos de sobrecarga. Existem basicamente dois tipos: Bi metálicos e Eletrônicos.

10 RELÉ FALTA DE FASE Este relé é um componente eletroeletrônico que monitora um circuito elétrico verificando a presença, ou não, das três fases.

11 AUTOTRANSFORMADOR DE PARTIDA TRIFÁSICO
Usado na partida indireta do tipo compensadora, este mesmo é responsável pela diminuição da tensão aplicada no instante inicial.

12 FUSÍVEIS É um elemento de proteção que deve atuar em caso de curto-circuito.

13 BIBLIOGRAFIA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 2, Curso Técnico em Eletrotécnica.


Carregar ppt "INSTALAÇÕES ELÉTRICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google