A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Intervenção Pedagógica: Articulação Educação Infantil E

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Intervenção Pedagógica: Articulação Educação Infantil E"— Transcrição da apresentação:

1 Intervenção Pedagógica: Articulação Educação Infantil E
Ensino Fundamental – Literatura Infantil Josiane Kava, Mabel Berton da Luz Havresko Sirlei Brandalise Nedopetalski Teresa Cristina M. de Oliveira Irati 04/11/13

2 A literatura pode abrir portas e janelas para um universo fascinante de conhecimentos, curiosidades, modos diversos de ver o mundo. O que contribui para ampliar a visão de mundo, estimular o desejo de outras leituras, exercitar a fantasia e a imaginação, o que torna imperioso incentivar a leitura prazerosa. A Literatura Infantil é arte que usa a palavra como linguagem expressiva e como tal deve ser trabalhada. Mais do que um modo de cognição, a Literatura é um alimento para alma ( KAERCHER, 135).

3 A Literatura Infantil é uma fonte prazerosa de ensinar, desperta o mundo de magia que existe na criança, aguçando a criatividade e a fantasia. Ler é viajar no mundo da fantasia, e a Literatura Infantil é um Gênero Literário especial, que traz consigo características muito próprias que despertam o interesse do público seja ele leitor ou ouvinte (CÂMARA, 2009, p. 24).

4 De acordo com Camargo e Bulgacov (2006), as atividades expressivas, isto é, as atividades próprias da arte como o desenho, pintura, teatro, música e a literatura, são consideradas estratégias promotoras do desenvolvimento humano. Possibilitam a manifestação integrada da identidade-imaginação-emoção. Para as autoras, através destas atividades a complexidade humana se revela.

5 Enobrecer os sentimentos do homem, enriquecer-lhe a vida, proporcio­nar-lhe alegria e sentido, é a missão da arte. (MOKITI OKADA)  

6 Objetivos: Esta intervenção pedagógica objetivou possibilitar momentos de interação entre as crianças da EI e do EF, utilizando a literatura infantil como estratégia de articulação entre estes dois níveis de escolaridade.

7 Ações: Teatro apresentado por Alunos do Mais Educação da Escola Municipal Pequeno Duque (14:10 – 14:30); Brincadeiras Livres na quadra; Lanche; Brincadeiras organizadas e coordenadas pela Professora de Hora Atividade do CMEI Santo Antonio, que aconteceram no intervalo, na quadra da Escola; História contada: o Pinguim Sonolento (após o intervalo) na Biblioteca da Escola; Brincadeiras livres no parquinho da Escola.

8 PÚBLICO ALVO: 64 alunos do 1° ano e 20 do Jardim III da EM. Pe Wenceslau, 13 alunos do Jardim III e 10 Jardim II do CMEI Santo Antonio.

9 Chegada dos alunos do CMEI

10 LANCHE

11 ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO PARA O TEATRO

12 APRESENTAÇÃO DO TEATRO

13

14 BRINCADEIRAS

15

16 HISTÓRIA: O PINGUIM SONOLENTO

17 HISTÓRIA: QUANDO EU CRESCER

18 BRINCADEIRAS AO AR LIVRE

19 Resultados: Apesar do pouco tempo disponível para o planejamento e a realização da ação, consideramos que os resultados foram satisfatórios. Houve a colaboração tanto da equipe da SME, dos profissionais do CMEI, da EM. Pe Wenceslau bem como da equipe responsável pelo teatro.

20 Foi uma tarde muito agradável, onde observamos interesse, alegria por parte das crianças do CMEI e da EM Pequeno Duque em especial, que gostaram do amplo espaço físico e do parquinho (que ainda não dispõe). Várias crianças encontraram e brincaram com amigos e irmãos. Houve o envolvimento de todas crianças nas diversas atividades propostas.

21


Carregar ppt "Intervenção Pedagógica: Articulação Educação Infantil E"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google