A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. Grupo relacional: preposição e conjunção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. Grupo relacional: preposição e conjunção"— Transcrição da apresentação:

1 1. Grupo relacional: preposição e conjunção
Características comuns: Ligam palavras ou orações, por isso, são elementos coesivos, mas não retomam palavras como pronomes e advérbios. São invariáveis.

2 PREPOSIÇÃO ≠ CONJUNÇÃO
Comprei um presente para você. (preposição) Estudamos bastante para que passemos no vestibular. (conjunção, pois estabelece uma relação de finalidade)

3 Conjunção Considere as seguintes informações sobre as condições do clima de uma região: Uma frente fria chegará amanhã. A temperatura cairá bastante. O sol aparecerá pouco. Essas três orações podem ser reunidas em uma única frase: Uma frente fria chegará amanhã e a temperatura cairá bastante, porque o sol aparecerá pouco. Em relação às palavras destacadas nessa frase, observe as seguintes indicações:

4 porque  palavra que liga a oração 2 à 3  Conjunção
Uma frente fria chegará amanhã (oração 1) e  palavra que liga a oração 1 à 2.  Conjunção a temperatura cairá bastante. (oração 2) porque  palavra que liga a oração 2 à 3  Conjunção o sol aparecerá pouco. (oração 3) Considere agora esta outra frase: sujeito Chuva e frio atrapalharão o fim de semana dos gaúchos. palavras de mesma função (núcleos do sujeito) Note que a palavra e não liga duas orações, e sim duas palavras de mesma função. A palavra e também nesse caso é conjunção.

5 Conjunção é a palavra invariável que liga:
* duas orações; * duas palavras de mesma função em uma oração.  Classificação das conjunções Existem dois mecanismos básicos por meio dos quais duas orações podem se ligar uma à outra: a coordenação e a subordinação. Relações de coordenação  Compare as orações de a com as de b: a) O verão começou. As estradas para o litoral estão movimentadas. oração oração 2 conjunção b) O verão começou, por isso as estradas para o litoral estão movimentadas. oração oração 2

6 Em a, temos duas orações isoladas, separadas pelo ponto
Em a, temos duas orações isoladas, separadas pelo ponto. Em b, as mesmas orações aparecem ligadas pela conjunção, mas continuam mantendo sua autonomia: a oração 1 não depende da oração 2, nem a 2 depende da 1. são orações independentes um da outra. Orações independentes entre si recebem o nome de orações coordenadas, e a conjunção que as relaciona classifica-se como conjunção coordenativa. No exemplo anterior, temos, portanto: conjunção coordenativa O verão começou, por isso as estradas para o litoral estão movimentadas. oração coordenada oração coordenada

7 Principais conjunções coordenativas
As conjunções coordenativas podem estabelecer cinco diferentes relações de sentido entre duas orações coordenadas. Esses sentidos é que determinam a classificação das conjunções. Principais conjunções coordenativas Relação de sentido Exemplos aditivas (e, nem, não só ... mas também) soma/adição Fez as malas e sumiu da cidade. adversativas (mas, porém, entretanto etc.) oposição Fez as malas, porém não viajou. alternativas (ou ... ou, ora ...ora etc.) opção/escolha Ele ficará aqui ou viajará para a casa dos pais. conclusivas (logo, portanto, por isso etc.) conclusão Ele está de férias, portanto pode viajar. explicativas (porque, que, pois etc.) explicação/justificativa Faça suas malas, porque viajaremos amanhã.

8 Relações de subordinação
Observe: Pesquisa revela que maioria da população apóia democracia. oração 1 oração 2 Veja que: Na oração 1, temos um verbo de sentido incompleto: revelar; A oração 2 junta-se à oração 1 para completar o sentido do verbo revela. Pode-se dizer, então, que a oração é dependente da oração 1, já que serve para completar-lhe o sentido. Nesse tipo de relação entre orações, emprega-se a seguinte nomenclatura: Oração subordinada – oração dependente de outra. Oração principal – oração à qual se liga uma subordinada. Conjunção subordinativa – conjunção que relaciona uma oração subordinada a uma principal..


Carregar ppt "1. Grupo relacional: preposição e conjunção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google