A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética na Pesquisa com seres humanos e animais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética na Pesquisa com seres humanos e animais"— Transcrição da apresentação:

1 Ética na Pesquisa com seres humanos e animais
Escola Adventista de Ariquemes Disciplina de Ciências Professora Naillin Ruiz Ética na Pesquisa com seres humanos e animais

2 O que é ? A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que significa costume e hábitos dos homens. Trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual. Ser ético ou ter um comportamento ético significa viver de modo exemplar. É o comportamento definido socialmente como bom.

3 Um profissional sem ética, é como um garimpeiro que nas profundezas da terra encontrou um diamante, mas se afundou sem poder retira-lo! (Mônicka Christi)

4 Ética na pesquisa com seres humanos
Código de Nuremberg (1947) Declaração dos Direitos do Homem (1948) Declaração de Helsinque (1964) Acordo Internacional sobre Direitos Civís e Políticos (1966) Propostas de Diretrizes Éticas Internacionais para Pesquisas Biomédicas Envolvendo Seres Humanos (1982)

5 Código de Nuremberg (1947) 1. O consentimento voluntário do ser humano é absolutamente essencial. 2. O experimento deve produzir resultados vantajosos para a sociedade; 3. O experimento deve ser baseado em resultados da experimentação animal e no conhecimento da evolução da doença ou outros problemas em estudo, e os resultados conhecidos previamente devem justificar a experimentação.

6 Código de Nuremberg (1947) 4. O experimento deve ser conduzido de maneira a evitar todo o sofrimento e danos desnecessários, físicos ou mentais. 5. Nenhum experimento deve ser conduzido quando existirem razões para acreditar numa possível morte ou invalidez permanente; exceto, talvez, no caso de o próprio médico pesquisador se submeter ao experimento.

7 Código de Nuremberg (1947) 6. O grau de risco aceitável deve ser limitado pela importância humanitária do problema que o pesquisador se propõe resolver. 7. Devem ser tomados cuidados especiais para proteger o participante do experimento de qualquer possibilidade, mesmo remota, de dano, invalidez ou morte.

8 Código de Nuremberg (1947) 8.O experimento deve ser conduzido apenas por pessoas cientificamente qualificadas. Deve ser exigido o maior grau possível de cuidado e habilidade, em todos os estágios, daqueles que conduzem e gerenciam o experimento. 9. Durante o curso do experimento, o participante deve ter plena liberdade de se retirar, caso ele sinta que há possibilidade de algum dano com a sua continuidade.

9 Código de Nuremberg (1947) 10. Durante o curso do experimento, o pesquisador deve estar preparado para suspender os procedimentos em qualquer estágio, se ele tiver razoáveis motivos para acreditar que a continuação do experimento causará provável dano, invalidez ou morte para o participante.

10 Código de ética no Brasil
Em 1996, no Brasil, foi criada a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, a que qualquer pesquisa em seres humanos deve ser submetida, independente de sua natureza, atendendo a quesitos como: Benefícios superando riscos; Obtenção de consentimento livre e esclarecido; Garantia de recursos humanos e materiais para o bem estar do sujeito da pesquisa;

11 Código de ética no Brasil
Respeito aos valores culturais, sociais, morais, religiosos, éticos e costumes em pesquisa com comunidades e alguns outros. Em relação a danos sofridos pelos sujeitos da pesquisa, se ocorrer, são de responsabilidade do pesquisador e da instituição. Neste caso, os sujeitos devem receber assistência integral, tendo direito a uma indenização. Toda instituição deve criar, organizar e manter um CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) e toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à aprovação desse comitê. A instância superior aos CEP é o CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).

12 com animais: Veja o vídeo! na pesquisa


Carregar ppt "Ética na Pesquisa com seres humanos e animais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google