A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VOCÊ É ESTRESSADO? Geralmente, as pessoas dizem que não são estressadas. Será que você é ou não? Dra. Silvia Maria Cury Ismael, Psicóloga Clínica e Hospitalar,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VOCÊ É ESTRESSADO? Geralmente, as pessoas dizem que não são estressadas. Será que você é ou não? Dra. Silvia Maria Cury Ismael, Psicóloga Clínica e Hospitalar,"— Transcrição da apresentação:

1 VOCÊ É ESTRESSADO? Geralmente, as pessoas dizem que não são estressadas. Será que você é ou não? Dra. Silvia Maria Cury Ismael, Psicóloga Clínica e Hospitalar, coordenadora dos programas de Controle do Fumo do Hospital do Coração e da Sociedade Brasileira de Cardiologia - Funcor.

2 O estresse pode ser gerado por fontes internas, que vem de dentro de nós. Geralmente, são situações que nos impomos, que não percebemos e que nos causam alteração emocional. Portanto, se você é uma pessoa exigente com você mesmo, com os outros, centralizadora no trabalho e em casa, que não se permite errar e, se erra, fica mal com isso, tome cuidado. Você tem uma forma de ser e um estilo de vida que geram estresse.

3 É importante que você tenha tempo para comer sem pressa, tirar férias uma vez ao ano, se desligar do trabalho no final de semana e não ficar preso a horários. Caso você esteja atrasado, não se culpe e não se exalte, pois isso não irá fazê-lo chegar mais depressa ao seu destino.

4 A atividade física é importante para diminuir o estresse
A atividade física é importante para diminuir o estresse. Você não precisa obrigatoriamente ir a uma academia, mas pode andar em seu bairro, ou em um parque público. O ideal é que você o faça sempre da mesma forma. Por exemplo, estabeleça uma meta de andar três vezes por semana, durante vinte minutos, e tente seguir de forma consistente. Caso já faça atividade física, parabéns!! Mantenha a mesma que isto só ajuda.

5 O estresse pode gerar problemas físicos, como distúrbios respiratórios, gastrintestinais, dor de cabeça, dificuldade de memória e de concentração, e problemas psicológicos: tensão nervosa, irritabilidade, mal-estar generalizado, tristeza, depressão e outros.

6 O estresse tem três fases: a fase de alerta, quando o indivíduo percebe aquilo que o está estressando e pode lidar com isso; a fase de resistência, quando o evento estressor está presente por muito tempo e a pessoa tem que estar o tempo todo e, por muito tempo, lidando com ele. Aí já ocorrem problemas de memória e mal-estar. E a fase da exaustão: o indivíduo esgota todos os seus recursos psicológicos de lidar com o problema e pode ter repercussões graves, como aumento da pressão arterial, psoríase e, em casos mais graves, morte súbita.

7 Caso seja difícil mudar sozinho, procure ajuda profissional.
Portanto, quando ficar estressado, verifique o que está por trás do estresse, talvez uma ansiedade, uma preocupação, e procure resolver o problema antes que se agrave. Modifique sua forma de ser, seja mais “light” com você mesmo, respeite seus limites, não queira ser perfeito. Caso seja difícil mudar sozinho, procure ajuda profissional.


Carregar ppt "VOCÊ É ESTRESSADO? Geralmente, as pessoas dizem que não são estressadas. Será que você é ou não? Dra. Silvia Maria Cury Ismael, Psicóloga Clínica e Hospitalar,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google