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Conceitos Aspectos a serem observados:

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2 Conceitos Aspectos a serem observados:
Orçamento seguindo a hierarquia estabelecida; Departamentalização; Orçamento para cada área de responsabilidade; Custos controláveis; Quadro de premissas; Levantamento das informações base; Observação do comportamento dos custos; Orçar cada despesa segundo sua natureza e comportamento. Padoveze, Clóvis Luís. Controladoria básica.

3 Conceitos Organograma empresarial e departamentalização: o critério mais utilizado para a estrutura do orçamento é o da departamentalização. São criados centros de custos ou centros de despesas. Accoutability e custos controláveis: cada centro de custos deve ter seu orçamento e sua responsabilidade. Cada responsável deve fazer sua prestação contas. Rateio no orçamento de despesas departamentais: deve-se evitar o rateio nos orçamentos. As despesas devem ser alocadas aos centos de custos. Orçamento por atividades: as empresas que utilizam o Custeio ABC para os custos, devem utilizar o mesmo método para os orçamentos. Características comportamentais dos gastos: cada despesa deve ser orçada segundo duas características comportamentais. Geralmente são custos e despesas fixas e custos e despesas variáveis. Padoveze, Clóvis Luís. Controladoria básica.

4 Custos Custos fixos comprometidos: são os custos ligados intrinsecamente à utilização de um parque fabril ou comercial são os gastos para manter a fábrica ou as vendas em operação. Aluguéis de imóveis operacionais, prestação de arrendamento mercantil de equipamentos, taxas de funcionamento, gastos com associações de classe, contratos de manutenção e conservação de imóveis e edifícios. Custos fixos discricionários: são os gastos administrados e podem ser alterados, dependendo da dotação orçamentária anual. Podem ser evitados ou minimizados. Despesas com publicidade e propaganda, contratos de assessoria e consultoria, benefícios sociais a empregados, doações e subvenções, despesas com treinamento de pessoal. Custos variáveis: quando o custo tem relação direta e proporcional com o volume de produção. Materiais diretos e comissões sobre vendas. Custos semivariáveis: custo que tem sua variação diferente da proporção do volume produzido. Gastos com ferramentas, dispositivos, manutenção, materiais auxiliares, materiais de escritório. Custos semifixos: têm uma parcela fixa e uma parcela que varia com a produção. Despesas com telefone, energia elétrica, água e esgoto, contratos de consumação mínima. Padoveze, Clóvis Luís. Controladoria básica.

5 Custos Custos estruturados: quando há variação em relação ao elemento sob o qual é estruturado ou ligado, e é a causa de seu valor maior ou menor. Despesas de viagens relacionadas com a quantidade de vendedores, assistentes técnicos e compradores, despesas de consulta a entidades de proteção ao crédito, que estão relacionadas com os pedidos de venda e análise de crédito a serem efetuados, despesa de cobrança com duplicatas são estruturadas em relação à quantidade de duplicatas emitidas. Determinação do comportamento dos custos e orçamento: a experiência empresarial é suficiente para classificar os custos. Mas, pode ser necessário um estudo mais aprofundado. Despesas a serem orçadas: cada departamento deve ter seu próprio orçamento. São quatro grupos gerais: mão-de-obra direta e mão-de-obra; consumo de materiais indiretos; despesas gerais departamentais; depreciações e amortizações departamentais. Mão-de-obra: remuneração paga aos funcionários e os encargos sociais incidentes. Salários, horas extras, prêmios de venda, prêmios de produção, adicionais legais. Encargos legais, férias, décimo terceiro salário, assistência médica, alimentação, transporte de funcionários, plano de aposentadoria. Padoveze, Clóvis Luís. Controladoria básica.

6 Premissas Dados quantitativos: número de funcionários por centro de custo, direitos e indiretos; horas a serem trabalhadas por centro de custo, diretas e indiretas. Consumo de materiais indiretos: materiais auxiliares, ferramental e dispositivos, combustíveis, lubrificantes, material de manutenção, material de conservação e limpeza, materiais de segurança do trabalho, material de expediente, material de escritório. Despesas gerais departamentais: energia elétrica; telecomunicações e comunicações; despesas de viagens, estadias e refeições; gastos com consumo de água e esgoto; publicidade, propaganda, brindes, anúncios, publicações; comissões sobre vendas; aluguéis e arrendamento mercantil; fretes e carretos de venda; outros fretes e carretos não incorporados ao custo dos materiais; seguros de todos os tipos; serviços terceirizados; outros serviços de terceiros não incorporados ao custo dos materiais; consultoria, assessoria, auditoria externa; despesas legais; serviços autônomos. Depreciações e amortizações: no orçamento, deve-se colocar os itens já existentes e os que serão adquiridos. Premissas e dados base: aumentos periódicos, indicadores de correção de preços, variações de produtividade, sazonalidade. Padoveze, Clóvis Luís. Controladoria básica.


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