A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário Teológico da Igreja de Cristo na Região Oeste/Seridó

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário Teológico da Igreja de Cristo na Região Oeste/Seridó"— Transcrição da apresentação:

1 Seminário Teológico da Igreja de Cristo na Região Oeste/Seridó
SETICROS Introdução Bíblica Elieudo de Oliveira

2 Indicação de leitura

3 Indicação de leitura

4 Autores Norman Geisler James Packer

5 Autores Rolf Rendtorff Oscar Cullmann

6 Através da Bibliologia compreendemos a formação da Bíblia, sua história e como miraculosamente ela chegou até nós.

7 Aspectos a serem estudados
A estrutura da Bíblia A Bíblia como livro divino A formação e transmissão do Cânon sagrado A preservação e tradução do texto bíblico Elementos de história geral da Bíblia

8 Cremos... Na suficiente inspiração divina, veracidade e integridade da Bíblia, tal como foi revelada originalmente, com suprema autoridade em matéria de fé e conduta prática (2 Tm ).

9 Uma observação... O nosso estudo fundamenta-se em duas premissas:
Deus existe Ele se revelou

10 A revelação de Deus Revelação Geral Especial A consciência A natureza
A história de Israel Revelação Geral Jesus Cristo A Bíblia Especial

11 Revelação geral Consciência Natureza História Romanos 2,14-15 Salmos
19,1-2 História 103,7

12 Revelação especial Jesus Cristo João 1,18 A Bíblia 2 Timóteo 3,14-17

13 O nome “Bíblia” A expressão “Bíblia” foi aplicada às Sagradas Escrituras pela “primeira vez”, no século IV, pelo patriarca e reformador de Constantinopla: João Crisóstomo.

14 O vocábulo Bíblia O vocábulo “Bíblia” deriva do vocábulo grego “Biblos”, plural de “Biblion”. Um rolo de papiro de tamanho pequeno era chamado “Biblion”, e vários destes eram uma “Biblos”. Portanto, literalmente, a palavra Bíblia quer dizer “coleção de livros pequenos”.

15 A escrita da Bíblia A Bíblia foi originalmente escrita em forma de rolo, sendo cada livro um rolo. Assim, vimos que os livros sagrados não estavam unidos como os temos hoje. Isso só foi possível com a invenção do papel no século II, pelos chineses, bem como a invenção do prelo em 1450 pelo alemão Gutenberg.

16 Exemplo Nos tempos de Jesus

17 Materiais utilizados Papiro

18 Papiro Planta aquática que cresce junto a rios, lagos no oriente, cuja entrecasca servia para escrever. A palavra portuguesa "papel" vem da palavra grega papyros, isto é, papiro. O mais antigo fragmento de papiro de que se tem notícia é de 2400 antes de Cristo. O uso do papiro era bem comum até por volta do século terceiro depois de Cristo.

19 Matéria-prima do papiro

20 Etapas de fabricação Papiro

21 Etapas de fabricação Papiro

22 Materiais utilizados Papiro

23 Materiais utilizados Pergaminho

24 Pergaminho O pergaminho é de pele de animais geralmente cabra ou carneiro e seu uso é mais recente; vem dos primórdios da era cristã. A palavra "pergaminho” tem origem no nome da cidade de Pérgamo, na Ária Menor, pois a produção desse material para escrita esteve, numa certa época, especialmente associada ao local"

25 Uma das etapas de fabricação
Pergaminho

26 Materiais utilizados Pergaminho

27 Materiais utilizados Tabletes de argila

28 Tabletes de argila Inscritos com um instrumento pontiagudo e, então, secados a fim de se ter um registro definitivo (Jeremias 17.13; Ezequiel 4.1). Eram os mais baratos e um dos mais duráveis materiais para escrita.

29 Materiais utilizados Argila

30 As línguas da Bíblia Hebraico, Aramaico e Grego

31 O Velho Testamento Com poucas exceções, o Velho Testamento foi escrito na língua hebraica. Esta era a língua do povo de Israel e é chamada “a língua judaica” (II Reis ). Esta língua continuou a ser falada e escrita pelos hebreus até o cativeiro, quando adotaram a aramaica ou siríaca, a qual é um dialeto da hebraica.

32 Línguas originais da Bíblia
Hebraico

33 Línguas originais da Bíblia
Aramaico

34 O Novo Testamento Os livros do Novo Testamento foram escritos originalmente na língua grega. Depois da grande conquista de Alexandre Magno, rei da Macedônia, a língua grega, numa forma helênica, espalhou-se em toda parte do Egito e do Oriente, e tornou-se a língua vernácula dos hebreus que residiam nas colônias de Alexandria e outras partes.

35 Línguas originais da Bíblia
Grego

36 A escrita da Bíblia O tempo e os autores

37 Quem escreveu a Bíblia A Bíblia foi escrita por cerca de 40 autores, durante um período de aproximadamente anos Os autores eram profetas, reis, poetas, músicos, filósofos, teólogos, pescadores, um médico, etc.

38 Estrutura da Bíblia Divisão e classificação dos livros

39 Uma verdadeira biblioteca
Com 66 livros

40 Antigo Testamento Lei : Pentateuco; Históricos: de Josué a Ester;
Poéticos: de Jó a Cantares de Salomão; Proféticos: de Isaías até Malaquias.

41 Antigo Testamento Classificação dos livros

42 Observação A classificação dos livros do A.T. como conhecemos, por assunto, não levando em conta a ordem cronológica dos livros, vem da Septuaginta. Calcula-se, por exemplo, que Jó seja o mais antigo dos livros da Bíblia.

43 Novo Testamento Biografia : Evangelhos; História: Atos dos Apóstolos;
Doutrina: Epístolas de Romanos a Judas; Profecia: Apocalipse.

44 Novo Testamento Classificação dos livros

45 A Bíblia como a Palavra de Deus
A inspiração da Bíblia

46 Definição de Inspiração
A inspiração em sentido mais amplo inclui o processo total por que alguns homens, movidos pelo Espírito Santo, enunciaram e escreveram palavras emanadas da boca do Senhor; e, por isso mesmo, palavras dotadas da autoridade divina. É um processo total de inspiração que contém os três elementos essenciais: a causalidade divina, a mediação profética e a autoridade escrita.

47 Elementos essenciais Causalidade Divina - Deus é a Fonte Primordial da inspiração da Bíblia. Mediação Profética - Os profetas que escreveram as Escrituras não eram autômatos. Autoridade Escrita - O produto final da autoridade divina em operação por meio dos profetas, como intermediários de Deus, é a autoridade escrita de que se reveste a Bíblia.

48 Para não confundir... A revelação prende-se à origem da verdade e à sua transmissão; A inspiração relaciona-se com a recepção e o registro da verdade. A iluminação ocupa-se da posterior apreensão e compreensão da verdade revelada.

49 Teorias sobre a inspiração
Ortodoxia: a Bíblia é a Palavra de Deus; Modernismo: a Bíblia contêm a Palavra de Deus; Neo-Ortodoxia: a Bíblia torna-se a Palavra de Deus.

50 Para compreender melhor
A Inspiração é Verbal: fica bem claro que esse livro reivindica para si mesmo esta qualidade. II Timóteo 3.16 declara que as graphã, i.e., os textos, é que são inspiradas. A Inspiração é Plena: a Bíblia reivindica a inspiração divina de todas as suas partes. É inspiração plena, total, absoluta. "Toda Escritura é divinamente inspirada..." (II Tm 3.16).

51 Equívocos Teoria da Inspiração Natural Humana
Teoria da Inspiração Divina Comum Teoria da Inspiração Parcial Teoria do Ditado Verbal

52 Provas de inspiração da Bíblia
A perfeita Harmonia e Unidade da Bíblia A aprovação da Bíblia por Jesus O cumprimento Fiel das Profecias A influência benéfica e positiva da Bíblia

53 O cânon da Bíblia Sua evolução

54 A palavra “cânon” O termo “cânon” é proveniente do grego, no qual Kanon significa cana, regra lista – um padrão de medida, que por sua vez, se origina do hebraico Kaneh, palavra do A.T. que siginifica “vara ou cana de medir” (Ez 40.3). A Canonicidade é determinada pela Inspiração.

55 O cânon do Antigo Testamento
A divisão do Antigo Testamento que conhecemos vem da Septuaginta. Tradução das escrituras, feita do hebraico para outra língua, nesse caso o grego, em 285 a.C. Em 90 D.C. em Jâmia, uma cidade próxima a Jope, em Israel. Os rabinos num concílio presidido por Johanan Ben Zakai reconheceram e fixaram o cânon do A. T.

56 Critérios para a inclusão
Revela autoridade? - Veio da parte de Deus? É profético? - Foi escrito por um homem de Deus? É autêntico? - Os pais da igreja tinham a prática de "em caso de dúvida, jogue fora". É dinâmico? - Veio acompanhado do poder divino de transformação de vidas? Foi aceito, guardado, lido e usado? - Foi recebido pelo povo de Deus?

57 Critérios para a inclusão
Formação do cânon

58 O cânon do Novo Testamento
A formação dos livros do N. Testamento não levou mais que 100 anos. Em 100 d.C. estavam todos escritos. A ordem dos 27 livros como conhecemos vem da Vulgata e não leva em conta a sequência cronológica dos livros (a ordem em que foram escritos). Foi no concílio de Cartago em 397 d.C. Nessa ocasião foi definitivamente reconhecido e fixado o cânon do N.T.

59 A preservação da Bíblia
Os manuscritos mais antigos

60 Manuscritos mais antigos
Codex Vaticanus

61 Manuscritos mais antigos
Codex Sinaítico

62 Manuscritos mais antigos
Codex Alexandrinus

63 Manuscritos mais antigos
Codex Ephraemi Rescriptus

64 As traduções da Bíblia Das línguas originais para outros idiomas

65 Principais traduções Através do tempo

66 O caminho percorrido Como a Bíblia chegou até nós

67 Referências bibliográficas
CULLMANN, Oscar. Formação do Novo Testamento, São Leopoldo, Sinodal, 1998. GEISLER, Norman e William Nix; Introdução bíblica. 1ª ED. Rio de Janeiro: Editora Vida Nova, 1997. IBADEP, Bibliologia, Guaíra, AEADEPAR, 2007. PACKER, J. I e Merril Tenney e William White; O mundo do antigo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Vida, 1988. RENDTORFF, Rolf. A Formação do Antigo Testamento, São Leopoldo, Sinodal, 1998.


Carregar ppt "Seminário Teológico da Igreja de Cristo na Região Oeste/Seridó"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google