A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lutas Indígenas : Da Introdução á Pratica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lutas Indígenas : Da Introdução á Pratica"— Transcrição da apresentação:

1 Lutas Indígenas : Da Introdução á Pratica
Prof. Ms. Ramon Martins de Oliveira Disciplina de Lutas 2013

2 “Sem doping, sem anabolizantes”, que se possa celebrar com “a alma, com o coração”, enfim, para desenvolver um “novo conceito de esporte”

3 Jogos Estudantis Abertos (JEBs) em São Paulo
A primeira experiência foi em Anhanguera (GO), em 1996, e a partir daí adquiriu-se experiência e o formato dos jogos foi modificado

4 Desfile de abertura, que assemelham-se à abertura de jogos olímpicos, mas as etnias entram com roupas típicas; Arena – local dos jogos; Tendas de artesanatos, Fórum social – com convidados indígenas e não indígenas debater temas tais como educação, saúde, ecologia e juventude, comunicações, utilização de energia solar, reflexões sobre os jogos e esportes indígenas, etc. As escolhas do local e período lunar são selecionadas seguindo preceitos indígenas As instalações arenas circulares e ocas para repouso, outros são realizados em campo de futebol de médio porte e escolas ou colônias de férias para servir de hospedagem

5 “O IMPORTANTE É CELEBRAR E NÃO COMPETIR”
“Mostrar e manter a cultura, as tradições e valores, a aproximação de parentes’ Mídia , Publico e Emoção

6 Xikunahity (Futebol de cabeça
Arco e Flecha Cabo de guerra Canoagem Atletismo Corrida com Tora Xikunahity (Futebol de cabeça

7 Natação Arremesso De Lança Luta Corporal Futebol Zarabatana

8 LUTAS CORPORAIS APRESENTAÇÕES

9 HISTÓRICO A luta corporal dos povos indígenas do Xingu e dos índios Bakairi, de Mato Grosso, o Huka Huka. Os Karajá do Tocantins já possuem outro estilo, Aipenkuit. Os Gavião Parakateyê, PA, e os Tapirapé e Xavante de Mato Grosso, têm uma certa semelhança no desenvolvimento das lutas com os Karajá.

10 HUKA - HUKA Dono Luta (Chefe) Atletas ajoelhados

11 Objetivo - Tocar Costas Chão
HUKA – HUKA Objetivo - Tocar Costas Chão

12

13 AIPENKUIT Atletas em Pé

14 AIPENKUIT Após o combate, o vencedor abre os braços e dança em homenagem ao pirarucu (peixe grande) em torno do oponente. Cabe aos atletas reconhecer a vitória, derrota ou empate e a premiação é o reconhecimento e o respeito das outras etnias. As mulheres dessa tribo não lutam mas torcem muito. Uma curiosidade é que para mostrar respeito a família, cunhados não podem lutar ente si.

15 Os indígenas do Xingu revelaram ao lutador que possuem um cinturão, que fica com o último campeão entre as lutas tribais. Silva participou de uma das lutas mas não durou nem 15 segundos na arena No amanhecer do dia posterior ao Quarup, os campeões de cada tribo se enfrentam em competições de huka-huka. Após o combate entre os adultos, grupos de jovens também se enfrentam para provar sua virilidade. A arte marcial indígena é tão eficiente que, em São Paulo, vem sendo testada na formação de Policiais Militares. Outro campo em que o huka-huka marca presença é o UFC. Um exemplo é o lutador Anderson Silva, peso médio que foi até o Xingu para aprender com os indígenas que originaram a arte marcial.

16


Carregar ppt "Lutas Indígenas : Da Introdução á Pratica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google