A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um Breve Estudo No Evangelho Segundo Marcos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um Breve Estudo No Evangelho Segundo Marcos"— Transcrição da apresentação:

1 Um Breve Estudo No Evangelho Segundo Marcos
Pastor Washington Roberto Nascimento.

2 Tema 1. O tema do segundo livro do Novo Testamento é: Jesus - O Servo do Senhor. 2. Nenhuma genealogia é apresentada. Quem tem interesse em saber da árvore genealógica de um escravo?

3 3. Não há destaque para o cumprimento de profecias ou da Lei, pois ele está contando a história de um servo para os romanos que não estavam interessados nestas coisas.

4 Autoria e data 1. O autor deste livro é João Marcos. Ele foi o primeiro Evangelho a ser escrito, antes dos anos 60 A.D. 2. Ele, João Marcos, era sobrinho de Barnabé (Colossenses 4:10). “Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, Marcos, o sobrinho de Barnabé”.

5 3. Ele era filho espiritual do apóstolo Pedro (I Pedro 5:13).
“A vossa co-eleita em Babilônia vos saúda, e meu filho Marcos”. 4. Baseados em Atos 12:12-14 podemos dizer que: 5. O nome de sua mãe era Maria.

6 6. A Igreja Primitiva se reunia em sua casa.
7. Sua casa era grande visto que muita gente podia se reunir em sua casa. 8. O Apóstolo Pedro frequentava com assiduidade a casa de João Marcos, pois a moça que trabalhava naquela casa reconhecia a Pedro pela voz.

7 Atos 12:12-14. “E considerando ele nisso, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam”.

8 “E batendo Pedro à porta do pátio, uma menina chamada Rode saiu a escutar”.
“E reconhecendo a voz de Pedro, de alegria não abriu a porta”.

9 9. O escritor do segundo livro do Novo Testamento participou de uma viagem missionária, mas no meio do caminho desistiu (Atos Atos 13:13). “E partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles voltou para Jerusalém”.

10 10. O escritor de nosso livro foi motivo de uma briga e da separação entre Paulo de Barnabé (Atos 15:36-39). “Alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos, por todas as cidades em que já anunciamos a Palavra do Senhor, para ver como estão”.

11 “E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos”.
“Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles, e não os acompanhou naquela obra”.

12 “E tal contenda houve entre eles que se apartaram um do outro
“E tal contenda houve entre eles que se apartaram um do outro. Barnabé, tomando consigo Marcos, navegou para Chipre”.

13 Notas Gerais 1. O menor dos quatro Evangelistas é Marcos.
2. O texto chave de Marcos 10:42-45. “Mas Jesus chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes das gentes delas se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas”.

14 “Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que, entre vós, quiser ser grande será vosso serviçal”. “E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será o servo de todos”. “Porque o filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”.

15 3. Quem serve tem autoridade.
4. Quem serve é útil. 5. Servir a Deus servindo aos outros: 5.1. Em casa. 5.2. Na Igreja. 5.3. No trabalho. 5.4. Na escola.

16 6. Muitos comentaristas afirmam que o jovem que seguia a Jesus e fugiu nu, em face da ameaça de ser preso, era Marcos. Marcos 14:51-52. “E um jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu, e lançaram-lhe as mãos.Mas ele, largando o lençol, fugiu nu”.

17 7. Este registro acima teria sido uma experiência vivida pelo autor deste livro e aqui registrada porque: 7.1. Sua omissão não traria prejuízo para a narrativa. 7.2. Seu registro não esclarece coisa alguma no contexto da obra.

18 8. Por dezenas de vezes as palavras: “Logo” e “Imediatamente”, ocorrem neste livro dando a ideia de ação, urgência, rapidez. 9. Marcos 1:1, parece ser o título deste livro: “Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”.

19 9.1. A palavra evangelho merece destaque aqui. As boas novas de Jesus.
9.2. O evangelho é de Jesus, porque pertence em primeiro lugar a ele. 9.3. O evangelho vem de Jesus, porque é ele quem traz.

20 10. Os milagres apresentados aqui estão sempre ligados a uma necessidade humana e não para exibicionismo. 11. O serviço que prestamos a Deus e aos homens, pelo poder do Espírito Santo, nunca deve ser para nos exibir.

21 12. Não há como negar que a revelação de Jesus, o Messias, como o Servo sofredor, foi a principal causa de sua rejeição pela nação de Israel e ainda hoje pelo mundo todo.

22 13. Marcos 14:27 . “Disse-lhes, então, Jesus: Todos vós vos enscandalizareis; porque está escrito: Ferirei o pastor e as ovelhas se dispersarão”.


Carregar ppt "Um Breve Estudo No Evangelho Segundo Marcos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google