A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cenáculos de Oração Missionária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cenáculos de Oração Missionária"— Transcrição da apresentação:

1 Cenáculos de Oração Missionária
COM de …

2 ORAÇÃO E SENTIDO RELIGIOSO
1º TEMA ORAÇÃO E SENTIDO RELIGIOSO DA PESSOA HUMANA

3 1-Introdução Anim. – Bem-vindos e bem hajam todos os que viestes a este encontro. Ajudados por alguns ensinamentos de Bento XVI, este ano vamos aprofundar o tema da ORAÇÃO, que é o principal fundamento da ação missionária do nosso Cenáculo. Embora façamos outras atividades apostólicas, a nossa missão é colocar nas mãos de Deus o mundo todo, para que se abra ao Evangelho e sobre ele desça o Espírito Santo, Transformador das mentes e dos corações. Nós somos os primeiros beneficiários dessa ação de Deus, pela oração missionária que nos dispomos a começar.

4 Saudação Anim. – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Ámen! Anim. – A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração Aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo

5 2 - Anúncio do Tema Hoje tratamos o tema: “Oração e Sentido Religioso da vida humana”. A oração não é uma característica só dos cristãos. Também os muçulmanos e todos os membros de qualquer religião rezam. A oração é própria da pessoa humana. Mas na nossa sociedade europeia os sinais de Deus são cada vez menos evidentes. Muitas pessoas deixaram de acreditar e Deus parece ter-se tornado uma realidade que as deixa indiferentes. Mas, ao mesmo tempo, vemos muitos sinais que nos indicam um despertar do sentido religioso. Entre eles está o surgimento de muitos grupos de oração.

6 3-Invocação do Espirito sobre o Cenáculo
Anim. - Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos - Vinde, Espírito Santo, e derramai sobre o mundo o vosso amor Anim. - Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni-nos num só coração e numa só alma. Todos - Vinde, Espírito Santo... Anim. - Dai-nos o olhar e o sentir do Coração de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Anim. - Mostrai-nos a vontade do Pai e dai-nos força para a cumprir com prontidão e generosidade.

7 Oração inicial Anim. – Pai Santo, nós Vos louvamos e bendizemos por nos reunirdes agora e aqui. No princípio, ao Cenáculo dos discípulos de Jesus, reunido em oração com Maria, destes o Espírito para a missão. Renovai também hoje, na Igreja e em nós, as maravilhas dos inícios da pregação do Evangelho. Guiai esta nossa oração. E, assim, o Vosso Nome seja santificado no mundo e todos Vos conheçam e amem como Pai. Por Jesus, Vosso Filho, nosso Irmão e Bom Pastor do Coração Trespassado, na unidade do Espírito Santo. Ámen

8 4 - Leitura Bíblica( Mateus 6, 5-15)
Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no quarto mais secreto e, fecha a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que vê o oculto, há-de recompensar-te. Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos.  Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes.  Rezai, pois, assim: Pai nosso, que estás no céu,! santificado seja o teu nome, venha o teu Reino; faça-se a tua vontade, como no céu, assim também na terra. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia; perdoa as nossas ofensas,  como nós perdoámos a quem nos tem ofendido;  e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.    Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai vos não perdoará as vossas.

9 Comentário ( Catequese Papa Bento XVI)
-Em silêncio durante alguns momentos, meditar a Palavra que acabámos de escutar -Ressonância da Palavra (repetir alguma palavra ou versículo que mais lhe tocou. Comentário ( Catequese Papa Bento XVI) Vivemos numa época em que são evidentes os sinais do secularismo. Deus parece ter desaparecido do horizonte de muitas pessoas da nossa sociedade ou ter-Se tornado uma realidade que as deixa indiferentes. Mas vemos, ao mesmo tempo, muitos sinais que nos indicam um despertar do sentido religioso, uma redescoberta da importância de Deus para a vida do ser humano. Pela criação, Deus chama todos os seres do nada à existência. Mesmo depois de, pelo pecado, ter perdido a semelhança com Deus, o ser humano continua a ser imagem do seu Criador. O Ser humano é religioso por sua natureza. O desejo de Deus, está inscrito no seu coração, porque foi criado por Deus e para Deus.

10 Das diversas religiões, os homens esperam uma resposta aos problemas da condição humana que, hoje como outrora, continuam a perturbar profundamente os seus corações. O Homem sabe que não pode responder sozinho à sua necessidade fundamental de se compreender a si mesmo. Ele tem em si a sede de infinito, a saudade do eterno, a busca da beleza, o desejo do amor, a necessidade de luz e de verdade… que o impelem rumo ao Absoluto. O Homem tem em si o desejo de Deus: sabe que Lhe pode rezar. A oração pode ser definida “como expressão do desejo que o homem tem de Deus”. A oração não está ligada a um ambiente particular, mas encontra-se inscrita no coração de cada pessoa e de cada civilização. A oração tem o seu centro e afunda as suas raízes no mais profundo da pessoa. Com efeito a oração é o lugar por excelência da gratuidade, da tensão para o invisível, para o inesperado e para o inefável. Por isso, a experiência da oração é para todos um desafio, uma “graça” a invocar, um dom d’Aquele ao qual nos dirigimos.

11 A oração, que é a abertura e elevação do coração a Deus, torna-se assim relação pessoal com Ele. Na oração, é sempre Deus a dar o primeiro passo. O passo do homem é sempre uma resposta. Aprendamos a deter-nos em maior medida diante d’Aquele que Se revelou em Jesus Cristo. Aprendamos a reconhecer, no silêncio, no íntimo de nós mesmos, a Sua voz que nos chama e nos reconduz à profundidade da nossa existência, à fonte da vida, à nascente da salvação, para nos fazer ir além do limite da nossa vida e abrir-nos à medida de Deus, à relação com Ele, que é Amor infinito.

12 5 – Leitura Missionária Ler algum escrito enviado por um missionário(a) e missão, ou tirado de uma revista ou jornal missionário, ou de um livro relacionado com a missão, por ex: Os escritos de S. Daniel Comboni. Após a leitura, fazer um breve diálogo sobre o seu conteúdo

13 6 - Oração pelas Vocações
Todos: Ó Jesus, divino Mestre, que dissestes: “A seara é grande mas os trabalhadores são poucos”, nós acolhemos amorosamente o Vosso convite: “Rogai ao Pai Celeste que mande trabalhadores para a Sua Seara”. Suscitai no vosso povo uma piedosa cruzada vocacional: “Todos os fiéis para todas as vocações”. Dai-nos muitos e piedosos sacerdotes, que sejam sal da terra e luz do mundo, cidade colocada sobre o monte e salvação da humanidade remida pelo Vosso sangue! Suscitai religiosos e religiosas, que povoem a terra de institutos e de conventos para acolher os filhos da Vossa predileção. Que eles sejam focos luminosos, fontes de piedade, jardins de santos, onde se procure a “glória de Deus e a paz dos homens de boa vontade”. Ó Maria, por Deus escolhida para serdes Mãe de Jesus e dos seus Apóstolos, multiplicai os missionários do Evangelho. Orai connosco, por nós e por todos os que Deus chamar ao seu serviço. Ámen

14 7 - Intenções e preces Anim. – Irmãos e irmãs, hoje refletimos sobre a importância da oração, para que a presença de Deus se torne mais forte no mundo e nas nossas vidas. Peçamos ao Senhor que nos torne cada vez mais pessoas de oração, dizendo: Todos: Senhor, atendei a nossa prece. Anim. – Senhor, Pai Santo, abençoai todos os que se preocupam com a vossa igreja e divulgam o Vosso Evangelho, para que não se cansem e não desanimem. Todos: Senhor, atendei a nossa prece Anim. – Senhor Jesus, ouvi com carinho os pedidos e orações dos Vossos missionários que zelam e intercedem por nós, Vossos filhos, tanto aqui como noutras partes do mundo.

15 Anim. – Senhor, Espírito Santo, tocai o coração de cada jovem da nossa comunidade, principalmente dos que andam mais afastados de Vós, e derramai sobre eles a Vossa graça. Todos: Senhor, atendei a nossa prece Anim. – Trindade una e santa, que sempre ouvis a nossas preces e orações, dai-nos a graça de sermos sempre perseverantes na fé, na esperança e no apostolado que desempenhamos na Vossa Igreja. (O animador motive os presentes a fazerem outras preces espontâneas).

16 8-Entrega do Cenáculo Anim. – Reunidos com Maria para implorar o dom do Espírito Santo sobre a igreja e o mundo, entreguemo-nos a Jesus e confiamos-Lhe todos os Cenáculos: Todos – Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos, e junto com todos os santos da missão, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária. Anim. – Fazei deles fogueiras do Vosso Espírito. Palpite neles o amor filial e apostólico do Vosso Coração de Bom Pastor: Todos - Inflamai-nos com as chamas do Espírito, que jorra do Vosso Coração Aberto crucificado e ressuscitado. Fazei que, juntos, comuniquemos Amor, Fé e Esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo. Anim. – Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de oração e de testemunho do evangelho da Vossa Graça. Todos – Que, neles e com eles, se renove um perene Dia de Pentecostes que relance, na Igreja e no mundo, um novo impulso de santidade e missão. Porque Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amen.

17 9 - Leitura da cta anterior, ofertório e avisos
10 – Compromissos Revisão do compromisso anterior (Cada um partilha o que fez) Sugestão do novo compromisso Revisão dos compromissos Programação de actividades

18 11 - Oração Conclusiva Anim. – Senhor, Pai de Jesus e nosso Pai, nós vos agradecemos os benefícios que, nesta oração, nos concedestes a nós e às pessoas pelas quais nos destes a missão de orar. Agora que voltamos para casa, continuai a manter-nos unidos no Coração do Vosso Filho. N’Ele, por Ele e com Ele, nós Vos oferecemos os trabalhos, sofrimentos e alegrias da nossa vida, para que o mundo acredite no Evangelho e Vos ame. Todos - Ámen

19 Cântico

20 12- Bênção de despedida Anim – Pela intercessão de Nossa Senhora, Rainha das Missões e Estrela da Evangelização, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Todos – Ámen. Anim. – Vamos em paz e que o Senhor, com Maria, nos acompanhe. Todos – Graças a Deus!


Carregar ppt "Cenáculos de Oração Missionária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google