A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais “Santuário de Profissionalismo”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais “Santuário de Profissionalismo”"— Transcrição da apresentação:

1 Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais “Santuário de Profissionalismo”
A CASA DO CAPITÃO Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais “Santuário de Profissionalismo”

2 Algumas Teorias de LIDERANÇA
A CASA DO CAPITÃO Algumas Teorias de LIDERANÇA

3 A CASA DO CAPITÃO ROTEIRO CONCEITOS MOTIVAÇÃO CONCLUSÃO
Teoria dos Traços Teorias Comportamentais Teorias Contingenciais AMBIENTAÇÃO CONCLUSÃO ROTEIRO ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS Liderança Visionária Liderança Transformacional Liderança Carismática MOTIVAÇÃO Envolvimento com a tarefa Gestão dos Sentidos Teorias de Processo Teorias de Conteúdo

4 A CASA DO CAPITÃO AMBIENTAÇÃO ROTEIRO

5 Para quê precisamos de líderes?
A CASA DO CAPITÃO Para quê precisamos de líderes?

6 A CASA DO CAPITÃO Para conduzir os Exércitos e colocá-los em ordem, uma vez que o emprego de uma organização militar se faz com base na ESTRATÉGIA... ...e na TÁTICA!

7 ESTRATÉGIA stratós = exército ágein = conduzir
A CASA DO CAPITÃO ESTRATÉGIA stratós = exército ágein = conduzir “conduzir exércitos para atingir os objetivos globais do conflito”

8 tássein = colocar em ordem
A CASA DO CAPITÃO TÁTICA tássein = colocar em ordem “ordenar os afrontamentos diretos com o inimigo”

9 Teorias Comportamentais
A CASA DO CAPITÃO CONCEITOS Teoria dos Traços Teorias Comportamentais Teorias Contingenciais ROTEIRO

10 A CASA DO CAPITÃO “Liderança é um processo que tem por finalidade influenciar as atividades de um grupo militar, para atingir um objetivo comum”

11 A CASA DO CAPITÃO INFLUÊNCIA PODER compromisso obediência resistência
AUTORIDADE recompensa coercitivo legítimo especialista referencial

12 A CASA DO CAPITÃO Teoria dos Traços CONCEITOS ROTEIRO

13 A CASA DO CAPITÃO ASPECTO INATO DO LÍDER Teoria do Grande Homem
- Líder superdotado.

14 A CASA DO CAPITÃO ASPECTO INATO DO LÍDER Teoria dos Traços
- Traços físicos (aparência, estatura, energia, força física) - Traços intelectuais (adaptabilidade, entusiasmo, auto-confiança, coeficiente intelectual) - Traços sociais (realização, persistência e iniciativa)

15 Teorias Comportamentais
A CASA DO CAPITÃO Teorias Comportamentais CONCEITOS ROTEIRO

16 A CASA DO CAPITÃO Teoria das Habilidades de Katz
- Habilidade Técnica (supervisão) - Habilidade Humana (gerência) - Habilidade Conceitual (direção)

17 A CASA DO CAPITÃO Teoria dos Estilos (relação líder/liderado).
- Estilo Autocrático (líder centralizador). - Estilo Democrático (líder delegador). - Estilo Laissez-faire (ausência de liderança). Teoria da Ênfase (relação líder/liderado) - Ênfase na Tarefa (prazos, padrões, metas, tarefas individuais). - Ênfase nas Pessoas (relações humanas, trabalho em equipe, ouvir e apoiar).

18 A CASA DO CAPITÃO Estilo de Autoridade-Obediência: líderes dão maior ênfase na tarefa e menor ênfase nas pessoas. Centram suas atenções para os resultados organizacionais. Estilo Country Club: líderes dão maior ênfase às pessoas e têm menor preocupação com as tarefas. Priorizam as relações sociais e satisfação das necessidades das pessoas. Estilo Empobrecido: líderes com baixos níveis de orientação para pessoas e para tarefas. São indiferentes e apáticos.

19 A CASA DO CAPITÃO Estilo Meio de Estrada: líderes demonstram uma preocupação intermediária entre as tarefas e as pessoas. Estilo de Administração de Times: líderes com grande ênfase nas pessoas e nas tarefas. Promovem interação entre os participantes.

20 A CASA DO CAPITÃO Liderança amigável Liderança democrática
Nec das pessoas e relacionamento, trabalho confortável Trab Eqp, motivação, comprometimento, confiança, eficiência e eficácia Ênfase nas Pessoas Liderança moderada eficiência Liderança negligente Liderança autoritária Ênfase na Missão

21 A CASA DO CAPITÃO CONCEITOS Teorias Contingenciais ROTEIRO

22 A CASA DO CAPITÃO Teoria do Caminho-Objetivo (House)
- envolve fatores situacionais ambientais (tarefa, autoridade e grupo) - envolve fatores situacionais dos subordinados (necessidade de controle, experiência e percepção das habilidades) - o líder ajusta o comportamento a cada situação: - liderança diretiva. - liderança apoiadora. - liderança participativa. - liderança orientada para o resultado.

23 A CASA DO CAPITÃO Teoria Situacional (Hersey/Blanchard) 1. Comportamentos a. Suporte (pessoas) b. Direção (tarefas) 2. Estilos de Liderança a. Diretiva b. De Apoio c. Participativa d. Delegativa

24 + Maturidade do Liderado -
A CASA DO CAPITÃO Teoria da Liderança Situacional (relacionamento – tarefa – maturidade) Compartilhar Persuadir Relacionamento Delegar Determinar Tarefa Maturidade do Liderado

25 A CASA DO CAPITÃO TEORIA DOS SISTEMAS DE LIKERT SISTEMA 1
O líder não confia nos subordinados. Exerce pressão pelo terror. Faz muita ameaça e recompensa pouco. Objetivos, decisões e controle ficam a cargo do líder. SISTEMA 2 O líder confia pouco nos subordinados. do líder que começa a repassar para os subordinados.

26 A CASA DO CAPITÃO SISTEMA 3 O líder confia em seus subordinados.
Existe comunicação vertical. Faz pouca ameaça e recompensa muito. Objetivos, decisões e controle ficam a cargo do líder que delega aos subordinados. SISTEMA 4 Existe comunicação vertical e horizontal. Os subordinados são motivados. Há comprometimento por parte de todos, visando o máximo rendimento e a conquista de objetivos comuns.

27 A CASA DO CAPITÃO Outros Modelos de Participação do Líder
1. Autocrático I: decide sozinho. 2. Autocrático II: pede informações ao grupo e decide sozinho. 3. Consultivo I: compartilha individualmente, solicita idéias, decide sozinho. 4. Consultivo II: compartilha com a equipe, aceita sugestões, decide sozinho. 5. Grupo: compartilha com a equipe, levantam L Aç juntos e decidem em consenso.

28 Envolvimento com a tarefa
A CASA DO CAPITÃO ROTEIRO MOTIVAÇÃO Envolvimento com a tarefa Gestão dos Sentidos Teorias de Processo Teorias de Conteúdo

29 A CASA DO CAPITÃO ROTEIRO Teorias de Conteúdo MOTIVAÇÃO

30 A CASA DO CAPITÃO Teorias de Conteúdo
1. Teoria das Necessidades de Maslow 2. Teoria das Necessidades Socialmente Adquiridas de Mc Clelland - Realização, afiliação e poder. 3. Teoria da Motivação-Higiene de Herzberg

31 PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES DE MASLOW
A CASA DO CAPITÃO PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES DE MASLOW

32 APLICAÇÃO DA TEORIA DE MASLOW À TROPA
A CASA DO CAPITÃO APLICAÇÃO DA TEORIA DE MASLOW À TROPA 1. Necessidades Fisiológicas: - salário, condições de trabalho adequadas... 2. Necessidades de Segurança: - plano de carreira, estabilidade, apoio de saúde... 3. Necessidades Sociais: - Atv sociais e esportivas, interação entre superiores e subordinados, Reu fora da OM... 4. Necessidades de Estima: - valorização da identidade (e não VM), condecorações, escolha para funções consideradas nobres... 5. Necessidades de Auto-realização - incentivo ao comprometimento, compreensão do trabalho como uma das bases de sua vida...

33 A CASA DO CAPITÃO ROTEIRO MOTIVAÇÃO Teorias de Processo

34 A CASA DO CAPITÃO Teorias de Processo
1. Teoria do Estabelecimento de Metas - Objetivos. 2. Teoria das Expectativas de Vroom - Motivação, Valência e Expectativa. (M = V x E)

35 Envolvimento com a tarefa
A CASA DO CAPITÃO ROTEIRO MOTIVAÇÃO Envolvimento com a tarefa Gestão dos Sentidos

36 A CASA DO CAPITÃO Gestão dos Sentidos e Envolvimento com a Tarefa
1. Teoria do Reforço (Harvard/Skinner) - Recompensas. 2. Teoria da Equidade - Comparação com a recompensa dos seus pares.

37 A CASA DO CAPITÃO Gestão dos Sentidos e Envolvimento com a Tarefa
3. Modelo de Porter/Lawler - Integração harmoniosa entre esforço-desempenho-recompensa-satisfação. 4. Valorização do Trabalho - Soldado RP.

38 A CASA DO CAPITÃO ROTEIRO ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS
Liderança Visionária Liderança Transformacional Liderança Carismática

39 A CASA DO CAPITÃO Liderança Carismática Liderança Visionária
Liderança Transformacional Liderança Servidora

40 A CASA DO CAPITÃO TESES DE GUERDJEF 1. Aprenda a dizer não.
2. Plj, mas deixe espaço para o improviso. 3. Concentre-se em uma tarefa por vez. 4. O líder não é imprescindível. 5. O líder não é o responsável pelo prazer de seus liderados. 6. Peça ajuda sempre que necessário. 7. Diferencie problemas reais dos imaginários e elimine-os. 8. Evite se contaminar pela ansiedade e tensão de seus liderados. 9. Pcp e convicções inflexíveis podem ser um grande peso. 10. Saiba a hora de sair de cena. 11. Não se preocupe se falam de você e use reserva analítica se falam bem, evitando o convencimento. 12. Competir no trabalho, lazer e relações afetivas é a melhor maneira de se esgotar. 13. A rigidez é apreciável na pedra. Ao líder cabe a firmeza. 14. Não abandone as 3 companheiras: intuição, pureza e fé.

41 A CASA DO CAPITÃO ESTE BARCO TAMBÉM É SEU
1. Nunca desistir das pessoas. 2. Líderes são disciplinados > horários. 3. Liderar pelo exemplo. 4. Todos os integrantes da Eqp são importantes. 5. Defender demais suas L Aç pode silenciar seus liderados. 6. Se o líder age como quiser, seus liderados também agirão. 7. Dar atenção total às pessoas quando falarem com você. 8. Promulgamos ordens superiores, mas não aceitamos sugestões de baixo. 9. Procure ter a pessoa certa para a missão certa. 10. Informar tudo! 11. A liberdade e a franqueza podem melhorar a disciplina. 12. Reconhecer erros > confiança e responsabilidade. 13. O futuro de cada um depende do sucesso do grupo. 14. Até a pior falha pode ser superada. 15. Procure fazer o óbvio. Provavelmente será o melhor! 16. Na vida civil o poder corrompe, na militar destrói.

42 A CASA DO CAPITÃO CONCLUSÃO ROTEIRO

43 LIDERANÇA MILITAR > COMANDANTE
A CASA DO CAPITÃO LIDERANÇA MILITAR > COMANDANTE CHEFE + LÍDER

44 A CASA DO CAPITÃO Os processos de chefia atuais tendem a privilegiar a microgerência, que se traduz no controle excessivo dos detalhes por parte dos superiores. A microgerência, por sua vez, tende a inibir a autonomia e a iniciativa dos subordinados.

45 Para cumprir todas as missões é preciso TEMPO e MOTIVAÇÃO.
A CASA DO CAPITÃO Ninguém é capaz de tomar todas as decisões > é preciso dar autonomia. Para cumprir todas as missões é preciso TEMPO e MOTIVAÇÃO.

46 Que tipo de comandantes precisamos?
A CASA DO CAPITÃO Que tipo de comandantes precisamos?

47 COMPORTAMENTOS LÍDER X CHEFE
A CASA DO CAPITÃO COMPORTAMENTOS LÍDER X CHEFE LÍDER CHEFE Cria Administra Prio pessoas Prio estruturas Visão de futuro Visão de curto prazo O quê e Por quê Como e Quando Inspira confiança Exerce controle Desafia o Status Quo Mantém o Status Quo

48 A CASA DO CAPITÃO PARADIGMAS DO LÍDER ANTIGOS NOVOS
Separado dos liderados Junto com os liderados Sentimento de superioridade Sentimento de igualdade Autocrático, burocrático Democrático, participativo Objetivos materiais Valores superiores Procura culpa Procura causa Personalidade obediente, enérgica Personalidade lúcida, harmoniosa Dirige o Gp,Sec, Frç, SU, U Incentiva o Dsv da Org

49 A CASA DO CAPITÃO Para começar a ser líder, seja autêntico!

50 Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais “Santuário de Profissionalismo”
A CASA DO CAPITÃO Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais “Santuário de Profissionalismo”


Carregar ppt "Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais “Santuário de Profissionalismo”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google