A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIFUSÃO DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIFUSÃO DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS:"— Transcrição da apresentação:

1 DIFUSÃO DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS:
relato do uso do audiovisual no CRPNM/IFPB/CABEDELO Bráulio Roberto Rangel da Silva, Ana Celecina Lucena da Costa Rangel, Maria Margareth Rolim Martins Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Rio Branco/AC, 01 de dezembro de 2015.

2 1. INTRODUÇÃO Na tríade ensino, pesquisa e extensão, esta assumiu relevância nos Institutos Federais, pois envolve atividades não voltados só para membros internos (alunos, professores e técnicos), como também para a comunidade externa. Diante disso, releva o papel do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM), a partir de 2008.

3 1. INTRODUÇÃO Voltou-se à inclusão social de centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social, como pescadores, artesãos, trabalhadores portuários e comunidades ribeirinhas. Visando potencializar essas ações, assim como pela necessidade do registro, difusão e memória institucionais das atividades de extensão do CRPNM…

4 1. INTRODUÇÃO Nasceu o projeto de extensão intitulado “Difusão (WebTV, YouTube e DVD) das atividades extensionistas do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima – CRPNM/IFPB/CABEDELO: Cursos, Projetos e Ensino Profissional Marítimo – EPM da Marinha do Brasil”, aprovado e classificado na seleção do Edital PROEXT/IFPB n.º 032/2013.

5 2. OBJETIVOS OBJETIVO GERAL:
Relatar o registro e a divulgação das diversas atividades extensionistas do CRPNM, através da produção de vídeo documentário, para o acervo de vídeos da Instituição e a publicização nos seguintes veículos de comunicação midiático: WebTV (TV IFPB), DVDs e YouTube.

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a) Delinear programas e projetos da PROEX/IFPB/CRPNM; b) Construir roteiros das gravações; c) Filmar as ações extensionistas em comunidades e colônias de pescadores, no porto de Cabedelo, assim como as atividades realizadas em Parceria com a Marinha do Brasil;

7 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
d) Decupar o material captado; e) Editar o material captado; e f) Difundir os resultados nos veículos midiáticos (WebTV, YouTube e DVD).

8 3. MATERIAL E MÉTODOS ÁREA DE ESTUDO: CRPNM/IFPB, beneficiando diretamente a comunidade interna (alunos do IFPB/CRPNM), e indiretamente a comunidade externa (demais alunos do IFPB, colônias de pescadores, Capitania dos Portos, Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil e comunidade em geral).

9 3. MATERIAL E MÉTODOS Levantamento dos programas e projetos, através de reuniões para roteirização. Após, realizou-se filmagem, decupagem, edição, pós-produção e finalização dos vídeos para a gravação do DVD, veiculação na WebTV e no canal do YouTube da TVIFPB. Câmeras Sony, modelo NX5, alta definição, e 4 ilhas de edição da Apple.

10 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Vídeo documentário, noticiado no website do IFPB ( e no canal do YouTube da TVIFPB (

11 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Pontos positivos: integração dos professores, técnicos, alunos e comunidade favorecida; considerável disseminação dos conhecimentos nas áreas marítima, pesqueira, portuária e aquaviária; registro, catalogação e veiculação em material audiovisual dos projetos de extensão desenvolvidos pelos servidores e professores do CRPNM.

12 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Pontos negativos: programas e projetos de extensão do CRPNM encontravam-se em diferentes fases, dificultando uma maior captação de imagens; entraves burocráticos da Instituição; e desencontros nos agendamentos das captações, devido às demandas do CPAV e/ou à impossibilidade dos entrevistados.

13 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Por fim, sugere-se, tanto no âmbito das unidades do IFPB, como em outros Institutos Federais, que em trabalhos futuros os projetos de extensão sejam anuais, contribuindo para a perenidade do planejamento, execução e avaliação de projetos desenvolvidos, tornando ilimitados e permanentes os conhecimentos adquiridos.

14 5. CONCLUSÃO O projeto possibilitou a criação de um vídeo documentário que, entre outros fins, proporcionou maior visibilidade dos serviços prestados pelo CRPNM à comunidade local, na área marítima, pesqueira e portuária, bem como contribuiu para a construção e consolidação da memória institucional do IFPB.

15 5. CONCLUSÃO Implementou um legítimo processo de humanização e capacitação de personagens da vida real, expostos à vulnerabilidade social. Assim, pode ser usado como um modelo básico para a implementação de projetos de extensão no âmbito de outras Instituições de Ensino, resguardando e divulgando suas ações extensionistas.

16 5. CONCLUSÃO Por fim, cabe enfatizar que o projeto teve a duração de seis meses, e embora seus frutos estejam presentes até hoje, seria apropriado a continuidade da produção e difusão das atividades de extensão, não só junto ao CRPNM, como também nos demais campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

17 AGRADECIMENTOS IFPB, Campus Cabedelo e Campus Avançado, pelo apoio técnico, logístico e financeiro dado para a consecução deste e dos demais projetos de extensão apresentados no documentário. TVIFPB, que generosamente nos cedeu seus técnicos em audiovisual, Márcio da Silva Araújo e Petrônio Cunha, além dos seus equipamentos e instalações.


Carregar ppt "DIFUSÃO DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google