A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A história de Pedro e Inês

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A história de Pedro e Inês"— Transcrição da apresentação:

1 A história de Pedro e Inês
Era uma vez A história de Pedro e Inês

2 Por édito d’El Rei D. Afonso IV declaro aberta a Caça ao Tesouro do amor de Pedro e Inês.
Descobre o tesouro escondido e aproveita a maravilhosa viagem virtual ao Mosteiro de Alcobaça.

3 Regras do jogo Número de jogadores: 1 jogador. Modo de jogar:
Lê atentamente o texto que vai aparecendo; Clica no “BOBO” que te dará a indicação das pistas a seguir; Clica em VOLTAR e faz a tua opção. Não te esqueças que apenas a resposta correcta permite avançar no jogo; De pista em pista descobrirás o “TESOURO” que te dará acesso ao prémio: uma visita virtual ao Mosteiro de Alcobaça; Para jogar deves estar conectado à Internet; Os livros sugeridos podem ser consultados na Biblioteca da Escola, na Classe 0, 8 e 9.

4 Episódio I Dona Constança Dona Inês Dona Mafalda
No tempo em que governava el-Rei D. Afonso IV, os casamentos eram todos combinados entre as famílias mais nobres da Europa. Assim, quando seu filho D. Pedro atingiu a idade de casar “arranjou-se” uma pretendente. Dona Constança Dona Inês Dona Mafalda Com quem casou D. Pedro?

5 Pista 1 Para descobrires com quem casou D. Pedro consulta esta página web: VOLTAR

6 Episódio II Filipa Inês Amélia
D. Constança, uma jovem nobre que pertencia à família real castelhana, vinha acompanhada por um grupo de aias que a apoiavam nas suas tarefas diárias. Entretanto, D. Pedro perdeu-se de amores por uma delas. Filipa Inês Amélia Qual era o seu nome?

7 Pista 2 Descobre aqui a personagem: VOLTAR

8 Episódio III A paixão entre eles era tão forte que não conseguiram esconder o amor que sentiam um pelo outro, sendo este romance fonte de comentários na Corte. Também D. Constança se apercebeu deste romance e decidiu tratar do assunto de uma forma discreta, convidando D. Inês para madrinha do seu primeiro filho. Mas, pressionada pelo rei D. Afonso IV Inês regressa a Castela. Entretanto, D. Constança fica doente e pede o regresso de Inês a Portugal. Mais tarde D. Pedro ficaria viúvo.

9 Quinta dos Amores Casa do Cadaval Quinta das Lágrimas
É nesta altura que D. Pedro se junta à sua amada e viveram felizes durante anos. Já com três filhos, decidiram mudar-se para Coimbra. Quinta dos Amores Quinta das Lágrimas Casa do Cadaval Por que nome é conhecido hoje o local onde viveram?

10 Pista 3 “Os Lusíadas, canto III. VOLTAR
"As filhas do Mondego, a morte escura Longo tempo chorando memoraram E por memória eterna em fonte pura As Lágrimas choradas transformaram O nome lhe puseram que ainda dura Dos amores de Inês que ali passaram Vede que fresca fonte rega as flores Que as Lágrimas são água e o nome amores” “Os Lusíadas, canto III. VOLTAR

11 Episódio IV D. Afonso IV O Rei e os três homens
Com esta mudança, as intrigas voltaram e os conselheiros convenceram o rei de que a única forma de afastar Inês era matá-la! Um dia, sabendo que o príncipe não iria estar, D. Afonso IV e três homens da Corte foram procurá-la. Ela estava à beira de uma fonte e quando os avistou, soube logo ao que vinham.  Ela suplicou ao rei que lhe poupasse a vida, pois era a mãe dos seus netos, que ainda eram muito pequenos. Eles, sem qualquer tipo de remorso, apunhalaram-na, deixando Inês morta junto à fonte. D. Afonso IV O Rei e os três homens Os três homens da Corte Quem a matou?

12 Consulta a página 216 do livro:
Pista 4 Consulta a página 216 do livro: ALÇADA, Isabel; MAGALHÃES, Ana (2001) Uma Aventura na Quinta das Lágrimas, Vol 41. Caminho: Lisboa, p. 216. VOLTAR

13 Episódio V O Cru O Lavrador O Formoso
D. Pedro, louco de dor e de raiva, jurou perseguir os assassinos de sua amada até que a sua morte fosse vingada! E assim fez, revoltou-se contra o seu pai, destruindo muitos castelos e povoações. Só mais tarde aceitou fazer as pazes com o rei, mas os assassinos de Inês não foram esquecidos e, assim que subiu ao trono, mandou capturá-los e condenou-os à morte. O Cru O Lavrador O Formoso Devido a este comportamento, foi atribuído a D Pedro que cognome?

14 Pista 5 Consulta a ligação: VOLTAR

15 Episódio VI Foi sepultada em Castela Foi coroada rainha Foi para o céu
Diz a lenda que ele obrigou o carrasco dos assassinos a retirar o coração de cada um deles e que mandou retirar D. Inês do túmulo. Colocou-a no trono e ordenou que toda a Corte lhe beijasse a mão. Foi sepultada em Castela Foi para o céu Foi coroada rainha O que aconteceu a Inês de Castro depois de morta?

16 Pista 6 Consulta: CAMÕES, Luís Vaz de (2010) Os Lusíadas. Canto III[SI] Lello Editores: Oeiras, estrofe 118. VOLTAR

17 Episódio VII Mosteiro da Batalha Mosteiro dos Jerónimos
Isto seria a parte mais fantasiosa da história, mas de facto D. Pedro mandou construir dois belos túmulos num Mosteiro para que os dois pudessem estar juntos para toda a eternidade. Quando tudo estava pronto ele organizou um cortejo fúnebre digno de uma Rainha de Portugal! Mosteiro da Batalha Mosteiro dos Jerónimos Mosteiro de Alcobaça Como se chama o Mosteiro onde foram sepultados?

18 Pista 7 VOLTAR

19 Fontes bibliográficas
Parabéns! Encontraste o tesouro! Clica na imagem ao lado e faz uma visita virtual ao Mosteiro de Alcobaça. Assim termina o romance de Inês e Pedro, pois aqui se encontram os seus túmulos. Fontes bibliográficas Autores

20 Fontes bibliográficas
ALÇADA, Isabel; MAGALHÃES, Ana (2001) Uma Aventura na Quinta das Lágrimas, Vol 41. Caminho: Lisboa. CAMÕES, Luís Vaz de (2010) Os Lusíadas. Canto III[SI] Lello Editores: Oeiras. SILVA, Ângelo (2009) A História de Inês de Castro. Letras & Coisas: Leça da Palmeira. MATOSO, José [et al] (1995) Tempos de Revolução: História de Portugal, Vol III. Lisboa: Caminho. A história de amor de D. Pedro e D. Inês [Em linha] [Consultado em 15 de Fevereiro de 2011 ] Disponível em WWW: Fundação Inês de Castro [Em linha] [Consultado em 22 de Fevereiro de 2011] Disponível em WWW: Mosteiro de Alcobaça [Em linha] [Consultado em 15 de Fevereiro de 2011] Disponível em WWW: Wikipédia: Pedro I de Portugal [Em linha] [Consultado em 1 de Março de 2011] Disponível em WWW: VOLTAR

21 Trabalho realizado por:
Rafael Rodrigues Ferreira, nº 18, 5º D Diogo Martins Leite, nº 12, 5º D Joana Catarina Almeida, nº 13, 5º D VOLTAR

22 Lamento mas fizeste a escolha errada
Lamento mas fizeste a escolha errada. Tenta novamente clicando na imagem


Carregar ppt "A história de Pedro e Inês"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google