A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Profº Neno CAMPO GRANDE - MS 2012

2 Características dos países periféricos
Dependência tecnológica e financeira; Economia basicamente agrícola; Fornecedor de matéria prima; Mao de obra barata; PEA predominante no setor primário; Elevada taxa de natalidade, mortalidade principalmente a infantil; Predomínio de jovens na estrutura etária; Grandes desigualdades sociais; Importadores de produtos industrializados.

3

4 Caracteristicas dos países centrais
Elevado nível de industrialização; Controle cientifico e tecnológico; Alta expectativa de vida; Baixa taxa de natalidade; Predomínio nos setores secundário e terciário; Elevado consumismo; Elevada renda per capita; Baixa taxa de analfabetismo; Exportadores de produtos industrializados; Predomínio da população nas áreas urbanas.

5 Divisao internacional do trabalho
Origem da (DIT) No fim do século XV As diversas regiões do mundo passaram a desenvolver funções diferentes a metrópole exportava manufaturas e as colônias produziam matéria- prima e exportavam para a metrópole; A Divisão Internacional do Trabalho consiste na especialização produtiva dos países; países desenvolvidos exportam tecnologia, empresas e empréstimos enquanto os emergentes exportam produtos industrializados e matéria-prima;

6 DIT Participação cada vez maior dos países socialistas no comércio mundial; Aumento da participação dos países periféricos na exportação de produtos industrializados.

7 ANTIGA ORDEM MUNDIAL 1945 – Fim da 2ª Guerra Mundial
- Grandes transformações econômicas e geopolíticas; - Consolidou a hegemonia dos EUA (capitalismo) e URSS (socialismo); Mundo Bipolarizado: EUA x URSS Período da Guerra Fria (1945 a 1991)

8 ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
1945 – Conferência de São Francisco – Nova Iorque – sede da ONU A ONU é constituída por vários órgãos, sendo os mais importantes: Assembléia Geral e Conselho de Segurança. 01/01/2007 – sul-coreano Ban ki-moon, substituindo Kofi Anan (Gana) presidente de O Conselho de Segurança, 15 países membros, dos quais cinco são permanentes e dez são eleitos a cada dois anos. Os países permanentes são: Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Federação Russa.

9 NOVA ORDEM MUNDIAL A nova ordem mundial:
- Geopolítica: o fim da Guerra Fria e da bipolarização de poder. - Na economia: o processo de globalização e a tendência de formação de blocos econômicos regionais. Globalização - Corresponde à mais recente fase da expansão capitalista . - A criação das organizações macrorregionais; - Crescimento do comércio; - Fluxos financeiros internacionais; - A mundialização da produção.

10 - UNIÃO ADUANEIRA – Ex.: Mercosul.
BLOCOS ECONÔMICOS As fases de integração econômica são: - ZONA DE LIVRE COMÉRCIO – Ex.: Nafta e Alca. - UNIÃO ADUANEIRA – Ex.: Mercosul. - MERCADO COMUM – o único bloco desse tipo é a União Européia. - UNIÃO ECONÔMICA E MONETÁRIA – cujo único exemplo na atualidade é a União Européia.

11 BLOCOS ECONÔMICOS

12 MERCOSUL – Mercado Comum do Sul
1991: Tratado de Assunção. Membros: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Objetivos do Mercosul: eliminação progressiva das tarifas alfandegárias entre os países- membros e da adoção de uma tarifa externa comum (TEC) para a comercialização com os outros países não pertencentes ao bloco, após Membros associados ao Mercosul: em 1996 a Bolívia e Chile, em 2004, a Venezuela, a Colômbia, o Equador e o Peru. Em 2006 – Venezuela passou a ser país-membro.

13


Carregar ppt "Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google