A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROBERTO WANDERLEY NOGUEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROBERTO WANDERLEY NOGUEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 ROBERTO WANDERLEY NOGUEIRA http://lattes.cnpq.br/0179326544123326
SEMINÁRIO INTERNACIONAL RIADIS – QUITO, 10/11/2012 TEMA: Acesso à Justiça à Luz da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

2 Convenção, Artigo 13 1. Os Estados partes assegurarão o efetivo acesso das pessoas com deficiência à justiça, em igualdade de condições com as demais pessoas, inclusive mediante a provisão de adaptações processuais adequadas à idade, a fim de facilitar o efetivo papel das pessoas com deficiência como participantes diretos ou indiretos, inclusive como testemunhas, em todos os procedimento jurídicos, tais como investigações e outras etapas preliminares. 2. A fim de assegurar às pessoas com deficiência o efetivo acesso à justiça, os Estados Partes promoverão a capacitação apropriada daqueles que trabalham na área de administração da justiça, inclusive a polícia e os funcionários do sistema penitenciário.

3 Um paradigma contemporâneo
A SOCIEDADE BRASILEIRA VIVE UM MOMENTO SEM PRECEDENTES. ESTÁ SENDO CHAMADA A COLMATAR OS PRINCÍPIOS E REGRAS QUE EMERGEM DA CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ASSINADA EM NOVA IORQUE E RATIFICADA NO BRASIL NA FORMA DO ART. 5º, § 3º, DA CONSTITUIÇÃO. TEM STATUS DE EMENDA CONSTITUCIONAL, É AUTO-APLICÁVEL, COGENTE E INSUSCETÍVEL DE REFORMA, POR TER SIDO APROVADA COM QUORUM QUALIFICADO DE AMBAS AS CASAS LEGISLATIVAS E POR TRATAR DA DOUTRINA UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.

4 Muitos preconceitos, uma só diretiva
Combate a todos eles: ACESSO À JUSTIÇA Vencendo as barreiras: É PRECISO CAPACITAR OPERADORES JURÍDICOS Natureza cogitada: DIGNIDADE!

5 A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (BRASIL)
Assinatura em 2006 Decreto-Legislativo 186/2008 (vigência) Decreto 6949/2009 (eficácia) Status de emenda constitucional (Direitos Humanos, quorum qualificado de ambas as Casas Legislativas)

6 A distância entre a forma e a concretude
Temos lei, mas se vive como se a lei não existisse, ou valesse a poucos. Gap social: descolagem entre o jurídico-positivo e o jurídico-empírico, a Ordem e a prática dessa Ordem. Judiciário não suficientemente sensível às causas inclusivas. Desaparelhamento informacional.

7 Acessibilidade e empoderamento
`O empoderamento devolve poder e dignidade a quem desejar o estatuto de cidadania` (Prof. Ferdinand Pereira, UFPI) O ACESSO À JUSTIÇA COMO AÇÃO DE EMPODERAR

8 Acessibilidade e cidadania
Acessibilidade sem cidadania (possibilidade real de Acesso à Justiça) é construção inútil. Cidadania sem acessibilidade (empoderamento), disfuncional. Alteridade e prática jurídica. Em matéria de Inclusão Social, a ordem é descolonizar e reinstalar a cidadania para todos!

9 SUGESTÕES PROSPECTIVAS
QUE AS PcD SEJAM ENCORAJADAS A OCUPAR ESPACOS PÚBLICOS (ESTADO) E PRIVADOS (SOCIEDADE EM GERAL). ATIVAR OS MECANISMOS PARA UM EFETIVO “MONITORAMENTO INTERNACIONAL” DAS PENDÊNCIAS JURÍDICAS (LITÍGIOS) QUE ENVOLVAM OS DIREITOS DAS PcD.

10


Carregar ppt "ROBERTO WANDERLEY NOGUEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google