A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

um ramo em grande ascensão no mercado brasileiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "um ramo em grande ascensão no mercado brasileiro"— Transcrição da apresentação:

1 um ramo em grande ascensão no mercado brasileiro
Engenharia Acústica, um ramo em grande ascensão no mercado brasileiro Olindo Deboni Bolsista do Programa de Educação Tutorial Da Engenharia Civil (PET- Civil) Universidade Federal do Rio Grande do Sul

2 Engenharia Acústica É o conjunto de conhecimentos usado para desenvolver novos sistemas eletro acústicos e para determinar a intensidade de ruídos e vibrações. O engenheiro acústico desenvolve técnicas e equipamentos para controlar o ruído ambiental ,também produz softwares e equipamentos eletrônicos, como medidores de nível sonoro. É ele quem faz a fiscalização, vistoria e perícia e emite os laudos técnicos a respeito do local visitado. Outra possibilidade de atuação é na área acústica musical, como responsável pela análise vibro acústica de instrumentos e pela sonorização de espetáculos, e no controle de ruídos em salas em que o silêncio seja primordial, como estúdios de gravação.

3 Qualificações necessária para subscrever projetos de
Condicionamento acústico de edifícios : -ser engenheiro e especialista em engenharia acústica da Ordem dos Engenheiros; -ter adquirido competência profissional na área da 'acústica de edifícios', reconhecida pela sua ordem ou associação profissional; Nos termos do nº. 2 do artigo 3º do Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios: "Os projetos de condicionamento acústico devem ser elaborados e subscritos por técnicos qualificados especializados em engenharia acústica outorgada pela Ordem dos Engenheiros, ou pessoas que tenham recebido qualificação adequada na área da acústica de edifícios reconhecida pelas respectivas ordens ou associações profissionais.”

4 Características e Parâmetros:
-Aquele material que tem grande poder de isolamento acústico quase não tem poder de absorção acústica e vice-versa; -Quanto mais pesado, melhor a capacidade de isolamento acústico; -No caso de paredes já existentes, uma solução é criar uma outra "parede" de gesso, afastada alguns centímetros da parede original. O espaço entre a parede original e a nova parede pode ser preenchido com material absorvedor ( o mesmo método é adotado em pisos); -A maior eficiência é obtida ao criar-se uma sequência de obstáculos para o som ter mais dificuldade de se propagar. Por isso, o uso de paredes duplas, ou combinação de materiais de diferentes densidades são muito importantes para se ter um bom isolamento acústico.

5 Materiais Lã de Rocha Ideatec (Madeira) Polímero de alta densidade

6 Espuma Sintéticas Lã de Vidro

7 Bibliografia Ordem dos Engenheiros:
Ordem dos Engenheiros: Dissertação Professor Nestor Alves (UFSM) : Site da Revista Techne : Cork Revestimento Acústico:


Carregar ppt "um ramo em grande ascensão no mercado brasileiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google