A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alcoolismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alcoolismo."— Transcrição da apresentação:

1 Alcoolismo

2 Alcoolismo O alcoolismo é uma doença caracterizada pela dependência física ou psicológica de bebidas alcoólicas associada a complicações sócio-económicas causados pelo vício e pelos efeitos tóxicos do álcool. O tratamento do alcoolismo é complexo e depende do estado do paciente.

3 Na família O Consumo de álcool na família provoca situações de conflito e instabilidade. Nas situações em que as famílias funcionam de forma muito rígida, este acontecimento no seu seio origina graves conflitos e crises, podendo mesmo conduzir a ruptura do equilíbrio familiar, designadamente: Dificuldades materiais Perturbações afectivas e relacionais Relações conflituosas entre os cônjuges Confusão no desempenho de papéis

4 Na condução rodoviária
Tal como ao nível do trabalho, também a ingestão de álcool é responsável por um grande número de acidentes de viação. A sua ingestão coloca causa a aptidão do condutor, provocando perturbações em três áreas importantes: Comportamento-sob o efeito do álcool confia-se em demasia nas capacidades do condutor e do carro Percepção-existem perturbações na assimilação da informação e fica-se muito mais lento na tomada de decisões Motricidade –existe maior dificuldade de coordenação e maior imprecisão de movimentos

5 No trabalho O consumo de bebidas alcoólicas durante o período de trabalho,constitui-se como um factor responsável pelo crescente número de acidentes. Isto acontece porque a ingestão de álcool provoca perturbações do comportamento motor e erros de decisão. Por outro lado acaba por ter repercussões aos seguintes níveis: Atrasos e faltas frequentes Diminuição da produtividade Dificuldades de integração Existência de conflitos

6 Na sociedade O consumo de álcool pode provocar problemas de ordem pública. Existem comportamentos que infringem essa ordem que podem ser levados a cabo por bebedores excessivos e com alguma violência. Como exemplo, temos os desacatos provocados por adeptos de futebol. Para ajudar no tratamento de pessoas com problemas relacionados com o álcool, em primeiro lugar é necessário compreendermos uma série de mitos e falsos conceitos associados ao seu uso: O álcool aquece O álcool dá força O álcool mata a sede O álcool é um digestivo O álcool é um remédio

7 Prevenções Prevenção primária Prevenção secundária Prevenção terciária

8 Prevenção primária Desde sempre existiu a preocupação de se minimizarem os efeitos negativos associados ao consumo de álcool através de medidas de caracter preventivo. Por prevenção primária entende-se as medidas de ordem legislativa e económica que possam limitar o acesso; medidas de ordem informativa e educativa que limitem a procura; medidas de ordem geral de educação para a saúde que promovam a saúde.

9 Prevenção secundária Medidas de intervenção precoce no diagnóstico e tratamento imediato dos indivíduos já atingidos. O alcoolismo constituí-se, como um problema social com variadíssimas repercussões, tanto a nível individual como familiar e até social. Por esse motivo, é considerando também como uma doença, pois implica tratamento, não só para o indivíduo, mas também para todos os outros elementos que lhe sejam significativos.

10 Prevenção terciária Medidas terapêuticas que limitam as consequências da doença, medidas relativas à reintegração social do doente e sua readaptação à vida social.

11 O tratamento dos alcoólicos pode ser:
Ambulatório –permite abordar o problema do álcool, possibilitando que o doente continue a ter a sua vida normal. Internamento –destina-se a pessoas que necessitam de mais tempo para efectuar o tratamento físico e para estabelecer o equilíbrio psicológico.

12 Quem pode ajudar o doente alcoólico ?
Instituições Particulares de Solidariedade Social(IPSS). Organizações não-Governamentais(ONG). Departamentos de Psiquiatria e Saúde Mental de alguns hospitais, designadamente daqueles que possuem unidades de alcoologia (São Marcos, em Braga ou em São Pedro, em Vila Real. Centros de Saúde - através do médico de família. Alcoólicos Anónimos (AA) e grupos de alcoólicos tratados são constituídos por uma comunidade de homens e mulheres que partilham as suas experiências, com o objectivo de resolverem problemas comuns.

13 Estatísticas A incidência do alcoolismo é maior entre os homens do que entre as mulheres; A incidência é maior entre os mais jovens, especialmente na faixa etária dos 18 aos 29 anos, declinando com a idade; O álcool é responsável por cerca de 60% dos acidentes de trânsito e aparece em 70% das mortes violentas; De acordo com a última pesquisa realizada pelo Centro Informações sobre Drogas Psicotrópicas entre estudantes, as bebidas alcoólicas são consumidas por mais de 65% dos entrevistados, estando bem à frente do tabaco. De entre esses, 50% iniciaram o consumo entre os 10 e 12 anos de idade. Daí a razão da proibição venda de álcool a menores de 16 anos.

14 Portugal é um dos países da União Europeia onde o consumo de álcool se faz de maneira mais significativa, o que faz com que o nosso país seja um dos países com maiores problemas associados a esse tipo de consumo.

15 Fim Projecto Tecnológico: Problemas Sociais do Séc. XXI Andreia Amador
Filipa Gama Tatiana Vieira 12º D


Carregar ppt "Alcoolismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google