A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lógica do Sequenciamento das Operações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lógica do Sequenciamento das Operações"— Transcrição da apresentação:

1 Lógica do Sequenciamento das Operações
algoritmo de sequenciamento das operações para se produzir um produto fictício

2 Definições

3 Definições (1 de 2) Uma ordem de produção (O.P.) contém um produto a ser fabricado. (Ex.: Bicicleta). O processo produtivo de um produto (contido em uma O.P.) é composto pelas diversas operações que o mesmo deve sofrer até o termino de sua montagem, ou seja, o processo produtivo é o conjunto das operações necessárias para montagem do produto contido em uma O.P.

4 Definições (2 de 2) Para a realização de uma operação há a necessidade da utilização de uma ferramenta, sendo esta podendo fazer parte de um grupo de ferramentas similares que também podem ser usadas para a mesma finalidade.

5 Como a estrutura de um produto é hierárquica podendo possuir componentes e sub-componentes ( ...e assim por diante... ), não faz sentido iniciar o processo produtivo de um produto (contido em uma Ordem de Produção) enquanto todos os seus componentes filhos não tiverem seus processos produtivos concluídos, ou seja, estiverem prontos.

6 Estrutura hierárquica
A estrutura hierárquica fictícia apresentada será de uma bicicleta. Estrutura hierárquica

7 Exemplo (Bicicleta) Ilustramos abaixo um exemplo da estrutura hierárquica de uma bicicleta:

8 Exemplo (Bicicleta) Repare nos níveis de fabricação. Nunca podemos iniciar a fabricação de um nível superior enquanto o nível inferior não estiver completamente fabricado. Os níveis estão representados pelos números em vermelho

9 Iniciando o sequenciamento:
Será sequenciada as operações de cada componente do produto fictício demonstrado a ordem que ocorre. Iniciando o sequenciamento:

10 Iniciamos sempre o sequenciamento pelo último nível (nível folha) baseado no princípio de que não é possível fabricar um produto sendo que seus componentes e sub-componentes ainda não estão prontos. Neste caso, a câmara é um componente do pneu, portanto, devemos fabricá-la ou comprá-la antes de produzir o pneu. Então, dá-se o início do processo de sequenciamento no último nível (nível folha), neste caso, o nível 5. REPARE, A ESQUERDA A IMAGEM SITUANDO EM QUE COMPONENTE ESTAMOS NAVEGANDO.

11 Como o raio não possui uma relação direta com a câmara, ou seja uma dependência, então podemos iniciar sua fabricação simultaneamente a da câmara se houver um recurso disponível para isso. Neste caso, para fabricar o raio utilizamos o recurso Alicate B (7) fictício. Já na câmara representada pelo slide anterior (slide 10), utilizamos o Alicate A (6). O produto ou componente raio, como não possui uma relação direta com a câmara pode iniciar sua fabricação simultânea desde que havendo recursos disponíveis para isso.

12 No mesmo nível 4, temos o pneu que tem por dependência a câmara estar pronta. Portanto, a data inicial mínima da fabricação do mesmo é a data de conclusão da fabricação da câmara. (Veja slide 10)

13 Passamos para o nível 3. Porém o selim não possui nenhuma dependência por ser um produto folha. Só que a data mais próxima que o recurso 6 está disponível é no dia 1/4/2014 (constate no slide 12). O recurso 7 está ocupado até dia 18/4/2014 conforme slide 11. por isso que o sistema escolhe o recurso mais disponível no momento do sequenciamento.

14 Levando em consideração que o recurso (7) estará ocupado até dia 18 (veja slide 11), a data mais breve para o início da produção do garfo é a data final da operação anterior (veja slide 13) com o recurso (6): Mesmo garfo não tendo dependência do selim para a produção, a restrição foi imposta pela ocupação anterior dos recursos, ou seja, não havia recurso disponível para se produzir o garfo antes.

15 Neste caso, para se produzir o garfo há 3 operações diferentes.
Importante destacar que quando estamos sequenciando operações dentro de um mesmo produto, a data final de uma operação é a data inicial da operação seguinte. Neste caso, para se produzir o garfo há 3 operações diferentes. Veja outra ocorrência desta situação no slide 16.

16 O aro tem como pré-requisito que o raio e o pneu estejam prontos
O aro tem como pré-requisito que o raio e o pneu estejam prontos. A maior data em que um desses dois recursos irá terminar é a do dia 18/4 (vide slide 11), portanto, é a data mínima em que poderá se iniciar a produção do aro. Lembrando que igualmente ao que foi dito no slide 15; quando estamos sequenciando operações dentro de um mesmo produto as datas finais das operações anteriores serão as datas iniciais das operações seguintes.

17 Passando ao nível 2, o guidão não tem nenhum produto dependente, porém o recurso (6) só esta disponível a partir do dia 11/4 conforme pode se ver no slide 15. Observe que o recurso (7), neste momento, se ocupou até dia 5/5 conforme slide 16.

18 Como o quadro tem como pré-requisito o garfo, então o mesmo deve estar pronto para que possa se iniciar a produção do componente pai. Neste caso o garfo fica pronto no dia 11/4 conforme slide (continua abaixo) (continuando) ... só que o recurso (6) está ocupado até dia 12/4 conforme slide 17, portanto, dia 12/4 é um bom dia para se começar a operação de produção do quadro.

19 Como o banco possui como requisito que o selim esteja pronto ele só deverá iniciar suas operações de produção quando o componente estiver pronto. Conforme slide 13 o selim termina 4/4. Porém o recurso (6) está ocupado até dia 14/4 ilustrado no slide 18 (slide anterior). Não podemos nos esquecer que o recurso (7) está ocupado até dia 5/5 conforme já ilustrado no slide 17. Lembrando que a lógica de sequenciamento entre as operações de um mesmo produto segue conforme já explanado nos slides anteriores. Veja slides 15 e 16.

20 Iniciamos o sequenciamento das operações da roda utilizando o recuro (7) pois o mesmo já foi liberado no dia 5/5 conforme slide 16. Há que se observar que o componente da roda (o aro) fica pronto apenas dia 7/5. Lembrando que a lógica de sequenciamento entre as operações de um mesmo produto segue conforme já explanado nos slides anteriores. Veja slides 15, 16 e 19 Esta é a data que o recurso (7) fica liberado.

21 Por fim, o produto final. A Bicicleta inicia no dia 12/6 com o recuro (6) pois um dos seus pré-requisitos (guidão, quadro, banco, ou roda) termina sua produção dia 12/6 (no caso a roda). Veja slide anterior (slide 20) para constatar.

22 outros arquivos para download

23 Faça download do conteúdo desta apresentação: 1) Relatório completo
Faça download do conteúdo desta apresentação: 1) Relatório completo. Nele pode-se ter uma visão global do que foi tratado; 2) Arquivo texto contendo o detalhamento dos cálculos (um log do sistema). Baixe o Relatório de Sequenciamento da Bicicleta.rar, descompacte-o e veja os arquivos.

24 em parceria com Jesus Vicente
Pedro Abs pedroabs.wordpress.com em parceria com Jesus Vicente


Carregar ppt "Lógica do Sequenciamento das Operações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google