Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarina Padua Alterado mais de 10 anos atrás
2
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
Prof. Dr. Osvaldo Luiz Ferraz Escola de Educação Física e Esporte da USP ESPORTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular Atividades extra curriculares
3
ESCOLARIZAÇÃO Inclui um conjunto de atividades específicas dirigidas para a obtenção, pelos alunos, de uma série de conhecimentos que se considerem imprescindíveis para o crescimento pessoal e social, e que de outro modo não poderiam ser assimilados
4
ESCOLARIZAÇÃO DESENVOLVIMENTO SENSO COMUM CONHECIMENTO CIENTÍFICO INSERÇÃO CULTURAL
5
ESPORTE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Objetivos Dimensões do Conteúdo Metodologias de ensino
6
A- Conhecer a origem cultural e a histórica de cada
modalidade esportiva;
7
B- Identificar, reconhecer e respeitar uma atividade enquanto memória e preservação de uma cultura
8
C. Identificar, reconhecer e diferenciar as várias dimensões das práticas esportivas
9
D-Aprender as regras, os mecanismos de organização e administração de cada atividade
10
E-Identificar, descrever, experimentar e demonstrar suas variadas manifestações
11
F. Reconhecer e compreender a relação que a sociedade faz entre gênero e práticas esportivas;
12
G. Discutir as implicações sociais e culturais do fenômeno esportivo;
13
H. Discutir as implicações sociais e culturais do fenômeno esportivo;
14
I. Discutir as implicações sociais e culturais do fenômeno esportivo;
15
J. Discutir as implicações sobre questões de segurança e riscos da modalidade esportiva;
16
DIMENSÕES DO CONTEÚDO FAZER E COMPREENDER
Identificar / Descrever /Reconhecer / Compreender Experimentar / Demonstrar SOLUÇÃO DE PROBLEMAS – habilidade e tática O SIGNIFICADO SOCIAL E CULTURAL ESPORTE
17
DIMENSÕES DO CONTEÚDO ATITUDES E VALORES
Identificar / Descrever / Demonstrar / Experimentar Respeito / Cooperação / Atenção / Responsabilidade Participação / Resolução de conflitos / Organização / Autonomia À Atividade A Si mesmo / Outros
18
METODOLOGIAS DE ENSINO
INVESTIGAÇÃO E EXPOSIÇÃO - Hemeroteca e painel de notícias - Utilização de vídeos - Internet e mídia impressa - Espaços e materiais “fora da quadra” - Palestras SÉRIE DE PEQUENOS JOGOS - Inclusão - Situacional – tático TAREFA E CIRCUITO - Diferenças individuais
19
ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES
JOGOS ESPORTIVOS ESCOLARES a perspectiva dos alunos OBJETIVOS Analisar qual é a visão dos alunos participantes dos jogos escolares - NAE 5 Verificar como se dá o processo de seleção nas escolas para os alunos participarem das equipes
20
METODOLOGIA Instrumento para coleta de dados Entrevista semi-estruturada Sujeitos 72 crianças (40 meninos e 32 meninas) XIII Torneio Inter Escolar NAE 5 – Capão Redondo Análise dos dados: Técnica de análise de conteúdo
21
SIGNIFICADO DE PARTICIPAÇÃO DO TORNEIO
RESULTADOS SIGNIFICADO DE PARTICIPAÇÃO DO TORNEIO categorias porcentagem % pratica esportiva competição ascensão social fazer amigos representar a escola aprender mais
22
RESULTADOS PROCESSO DE SELEÇÃO
categorias porcentagem % melhores desempenhos nas aulas treinamento bom comportamento e notas procura dos alunos jogos inter classes mais altos
23
PLANEJAMENTO DO CAMPEONATO
CONSIDERAÇÕES FINAIS PLANEJAMENTO DO CAMPEONATO Evento esportivo e cultural Evento de cidadania Participação de um número maior de alunos
24
OBRIGADO !
27
CONSIDERAÇÕES FINAIS ESPORTE/ PRÁTICA ESPORTIVA RENDIMENTO PATRIMÔNIO
Objetiva o Visa a Ocupa-se com Preocupa-se com Submete a Orienta-se para Enfatiza Resulta em MÁXIMO COMPETIÇÃO TALENTO POTENCIAL TREINAMENTO ESPECIFICIDADE PRODUTO INOVAÇÃO ÓTIMO APRENDIZAGEM PESSOA COMUM POTENCIAL E LIMITAÇÃO PRÁTICA GENERALIDADE PROCESSO DIFUSÃO PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE
32
Identificar / Descrever / Experimentar / Demonstrar
Reconhecer / Compreender / Discutir O SIGNIFICADO SOCIAL E CULTURAL ESPORTE
33
Identificar / Descrever / Experimentar/Demonstrar
ATITUDES E VALORES Respeito / Cooperação / Atenção / Responsabilidade / Colaboração Participação / Resolução de conflitos / organização / Autonomia À Atividade A Si mesmo / Outros
34
Dimensões sociais Aprender a ser e conviver nas aulas de Educação Física
Situações de aula 1. Escolha de equipes: * Os não habilidosos são expostos * A relação de equilíbrio * Quem ganha, fica? * O tempo de prática de cada aluno 2. Durante o jogo: * Alguém senta pois não recebe a bola * As relações de poder (quem manda no time)
35
Dimensões sociais Aprender a ser e conviver nas aulas de Educação Física
3. Questão de gênero: * Meninos e meninas na mesma atividade * Jogo de menino x jogo de menina 4. Competição * Quem aprende? O vencedor ou o perdedor? * Cooperação 5. Diferenças individuais * Quais os objetivos de cada aluno? * Aluno ensina aluno?
36
Dimensões sociais Aprender a ser e conviver nas aulas de Educação Física
6. Aluno que não faz atividade * Exposição * Vergonha * Falta de experiências anteriores 7. Compartilhar idéias, espaço, material e tempo com os outros
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.