A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Células Tronco O que são?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Células Tronco O que são?"— Transcrição da apresentação:

1 Células Tronco O que são?
Células indiferenciadas com o potencial de formar qualquer outra célula do organismo. Célula indiferenciada: sem função definida, podem ser: totipotentes, pluripotentes, multipotentes e unipotentes.

2 Células Tronco James Edgar Till, Andrew Becker e Ernest McCullock Nature, 1963. Transplante de células de medula óssea para pâncreas de rato.

3 Células Tronco Categorias de células tronco:
Células Tronco Embrionárias: células pluripotentes (descendem das totipotentes). Encontradas exclusivamente no embrião.

4 Células Tronco Categorias de células tronco: Células Tronco Adultas:
células indiferenciadas encontradas no corpo e que se dividem para repovoar células moribundas e regenerar tecidos danificados (multipotentes). Encontradas em diferentes tecidos e no cordão umbilical.

5 Células Tronco Categorias de células tronco:
Células Tronco de Medula Óssea: Multipotentes: originam hemáceas, leucócitos, etc. Unipotentes: originam plaquetas.

6 Benefícios do uso das células tronco
Nasce a medicina regenerativa. Ex: Instituto do Coração (Incor) de São Paulo: implante ou indução de migração para a corrente sanguínea em doentes chagásicos, insuficiência cardíaca, hipertensão crônica. Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP): recriou impulsos elétricos entre a região medular lesada e o cérebro, pela aplicação de células tronco medulares.

7 Benefícios do uso das células tronco
Nasce a engenharia biotecidual: utiliza o rápido potencial de crescimento apresentado pelas células tronco para a obtenção de tecidos, tais como ossos, pele e cartilagem, que são cultivados e reimplantados nos pacientes em casos de lesões.

8 Benefícios do uso das células tronco
Doenças auto-imunes tratamento de doenças como a artrite reumatóide, o lúpus eritematoso sistêmico, nefrite lúpica e a diabetes melitos.

9 Ultimas notícias 23/01/09: Os EUA aprovam teste de células tronco derivadas de embrionárias em pacientes que tenham sofrido lesão medular nos últimos 14 dias. 24/01/09: Cientistas brasileiros, por manipulação genética, criam células tronco a partir de células adultas. 02/03/09: Cientista do Canadá e Escócia produzem células tronco sem o uso de vetores virais.

10 Problemas do uso de células tronco
Podem diferenciar em células tumorais. Podem diferenciar em células de tecidos não desejados.

11 Lei de Biossegurança (24 de março de 2005)
artigo 5° da Lei de Biossegurança nº /05: É permitida, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de célula tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização “in vitro” e não utilizados no respectivo procedimento, atendidas as seguintes condições: I – sejam embriões inviáveis; ou II – sejam embriões congelados há 3 (três) anos ou mais, na data da publicação desta Lei.

12 Ação Direta de Inconstitucionalidade 3.510 (abril de 2005)
Pedido pelo então procurador-geral da República Cláudio Fonteles Argumento: as pesquisas com células tronco violam dois princípios da Constituição: o direito à vida e a dignidade da pessoa humana.

13 Ação Direta de Inconstitucionalidade 3.510 (abril de 2005)
29/05/2008: o STF decidiu que as pesquisas com células-tronco embrionárias não violam o direito à vida, tampouco a dignidade da pessoa humana.

14 Transgênicos ou Organismo Geneticamente Modificado
Organismos que receberam genes de outras espécies. Uso na produção de medicamentos. “Melhoria” genética Aumento na produtividade agrícola. Introdução de uma espécie em um novo habitat. Redução na biodiversidade.

15 Transgênicos ou Organismo Geneticamente Modificado (OGM)

16 Clonagem processo de reprodução assexuada, onde são obtidos indivíduos geneticamente iguais (microorganismo, vegetal ou animal) a partir de uma célula-mãe.

17 Experimento de Ian Wilmut
Dolly: 5 de Julho de 1996 — 14 de Fevereiro de 2003

18 Experimento de Ian Wilmut


Carregar ppt "Células Tronco O que são?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google