A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gêneros Textuais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gêneros Textuais."— Transcrição da apresentação:

1 Gêneros Textuais

2 São tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não-literários.
Podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, cartazes, comédias, contos de fadas, crônicas, editoriais, ensaios, entrevistas, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias.

3 Gêneros digitais

4 A Internet oferece tecnologias que permitem a criação de textos graficamente mais criativos e novas formas de comunicação e interação que superam limites de tempo e espaço. As tecnologias da Internet possibilitam a expressão do pensamento e a transmissão de informação, mas é na ênfase na interação que reside seu diferencial. Os gêneros e suas características determinam o tipo de linguagem a ser utilizada. Houve uma época, por exemplo, que os telegramas grafavam vírgula como VG e ponto como PT, devido às restrições da tecnologia. Como o preço é por palavra, simplificava-se o texto ao máximo, mas ninguém ficava chocado com isso. Os gêneros digitais podem integrar texto, imagem, vídeo e som.

5 Linguagem da internet

6 Reflete a "lei do menor esforço" praticada na linguagem oral.
A natureza do e do chat, incluindo seus usuários, determinam o tipo de linguagem: abreviaturas para atender à agilidade do gênero e emoticons para suprimir a ausência de dados do contexto, tais como o riso e as expressões faciais. O uso de palavras como "pq", "vc", "kd", "tb", "hj", "fds", "flw", demonstram a forma de simplificação das palavras. Existem também formas acrescidas de palavras, que não refletem a lei supracitada, mas demonstram a capacidade de criação dos internautas e uma necessidade de manipular a língua portuguesa a fim de dar características próprias ao que se fala na internet. Tais palavras são, por exemplo: "naum", "amow", "tah", "jah", "eh" etc.

7 Vê-se também formas exageradas de se expressar o que se quer dizer, como por exemplo: "amoowwww", "bejãooooOoOoOoO", ou frases que requerem uma maior análise para que se entenda o significado, como: "MAR É DOJXA VISSE?" cujo significado seria: "mas é doida, viu?". Aqui no Brasil, para alguns, esse tipo específico de linguagem é chamada de miguxês. Existem ainda duas formas de comunicação que são bastante utilizadas pelos internautas: o smile e as risadas onomatopaicas. O smile ou emotion expressam as emoções das pessoas que estão utilizando a comunicação. Alguns exemplos comuns são: :) , :( , :P , 8-), XD , :| , ¬¬ , #-D etc. São variadas as formas de smile que se encontram hoje.

8 As risadas representam as onomatopéias de risadas normais, e algumas bastante anormais. São elas "hehehe", "rsrsrsrsrs", "kkkkkk" e, algumas novas "auhuhauhauha", "ahuhusahusahuauhs", "heaoueahaoeuah" etc O jovem deve se preocupar em não utilizar o internetês em textos onde a norma culta é necessária, como redações, cartas formais, provas etc. Portanto, deve-se usufruir do Internetês, separando-o dos lugares onde a norma culta ainda é necessária.

9 1) (ENEM – 2009 – Adaptado) O texto a seguir é um trecho de uma conversa por meio de um programa de computador que permite comunicação direta pela Internet em tempo real, como o MSN Messenger. Esse tipo de conversa, embora escrita, apresenta muitas características da língua falada, segundo alguns lingüistas. Uma delas é a interação ao vivo e imediata, que permite ao interlocutor conhecer a reação do outro por meio de suas respostas e dos famosos emotions. João diz: oi Pedro diz: blz? João diz: na paz e vc? Pedro diz: tudo trank. João diz: oq vc ta fazendo? (...) Pedro diz: tenho q sair agora... João diz: flw Pedro diz: vlw, abc.

10 Para que a comunicação, como no MSN, se dê em tempo real, é necessário que a escrita das informações seja rápida, o que é feito por meio de a) Frases completas, escritas cuidadosamente com acentos e maiúsculas. b) Frases curtas e simples com abreviaturas padronizadas pelo uso. c) Uso de reticências no final da frase, para que não se tenha que escrever o resto da informação. d) Estruturas coordenadas, como “na paz e vc”. e) Flexão verbal rica e substituição de dígrafos consonantais por consoantes simples.

11 2) (ENEM – 2009 – Adaptado) A maioria das declarações do imposto de renda é realizada pela internet, o que garante maior eficiência e rapidez no processamento das informações. Os serviços oferecidos pelo governo via Internet visam a) gerar mais despesas aos cofres públicos. b) criar mais burocracia para o cidadão. c) facilitar e agilizar os serviços disponíveis. d) vigiar e controlar os atos dos cidadãos. e) definir uma política que privilegia a alta sociedade.


Carregar ppt "Gêneros Textuais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google