A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maria, Causa de Nossa Alegria

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maria, Causa de Nossa Alegria"— Transcrição da apresentação:

1 Maria, Causa de Nossa Alegria

2 Alegria é bem diferente de Euforia
Alegria é bem diferente de Euforia. Não é apenas um estado de ânimo passageiro. É o primeiro fruto do Espírito. A alegria sempre é espiritual. A primeira palavra que o Anjo Gabriel falou a Maria, no dia da Anunciação, foi justamente: “Alegra-te”.

3 A diferença entre alegria eterna e euforia passageira pode ser verificada no dia seguinte. Você participou de uma grande festa. Como estará no dia seguinte? Satisfeito, ou com ressaca? O Carnaval costuma produzir tristeza de cinzas na quarta-feira. Um gesto de solidariedade para com uma pessoa carente enche nosso coração de alegria. Compreendeu a diferença?

4 Mas porque a Ladainha chama Nossa Senhora de “Causa de Nossa Alegria”
Mas porque a Ladainha chama Nossa Senhora de “Causa de Nossa Alegria”? É que o pecado da humanidade causou uma grande “ressaca”. Pecar costuma deixar a gente com um peso… e não apenas na consciência. Com o pecado, tudo se torna mais feio e nublado… até aquilo que é belo.

5 O pecado produz doença e depressão
O pecado produz doença e depressão. Por isso, seguir Jesus com o coração arrependido e livre é uma fonte de grande alegria. Maria é causa desta alegria enquanto disse sim! Como afirma Santo Irineu, o nó da desobediência de Eva foi desfeito pela obediência de Maria.

6 O primeiro a sentir esta alegria pela chegada do salvador, foi seu primo João Batista, ainda no ventre de sua mãe Isabel. A cena é belíssima. Maria ficou sabendo por meio do anjo que sua prima estava no sexto mês de gravidez. Não havia correio, telefone ou . A cidade de Nazaré ficava a 120Km de Ain Karin, onde morava Isabel.

7 Maria foi sozinha. Certamente no lombo de um burro
Maria foi sozinha? Certamente no lombo de um burro. Fico imaginando que esta é mais ou menos a distância entre minha cidade natal, Brusque, em Santa Catarina e nossa bela capital Florianópolis, onde moram minhas primas. Sei o que significa visitar alguém que mora a 100 Km. Mas sempre fui de carro. Imagina fazer este caminho a pé…

8 Quando Maria finalmente chegou, a surpresa de Isabel foi imensa
Quando Maria finalmente chegou, a surpresa de Isabel foi imensa. Ele ouviu um grito lá de baixo… “Isabel!!!” O menino estremeceu de alegria em seu ventre pela visita de Maria que trazia o salvador no seio (Lc 1, 44). Isabel começou a dizer: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu vente.

9 A TV é repleta de péssimas notícias.
Donde me vem a honra de que a mãe do meu Senhor venha me visitar?” Veja, Maria é a causa da alegria de Isabel, porque ela reconhece o Senhorio de Jesus. Maria sempre anuncia a chegada do Rei. Quem está próximo de Maria está perto de Jesus. Vivemos em um mundo triste. Abrimos as páginas do jornal e verte sangue. A TV é repleta de péssimas notícias.

10 Nossos jovens tem um jeito triste, quando dominados pela droga, violência e vida sexual irresponsável. O que fazer? Devemos seguir o exemplo da Mãe de Deus. Sair de nosso cantinho e ir levar Jesus. Se o temos em nosso coração até o nosso olhar, uma palavra de saudação, um gesto de ternura, farão o menino interior de alguém estremecer de alegria. Precisamos aprender esta lição da missionária de Nazaré.

11 Não podemos permanecer acomodados em uma religião que busca apenas a satisfação do rito. Cristão que não evangeliza é um Tristão. Um exemplo inconfundível da divina alegria é Francisco de Assis. Deixou todas as riquezas e foi viver como pobre.

12 Ao contrário aquele jovem do evangelho tinha tudo para conquistar a alegria do céu. Mas preferiu ficar com suas riquezas. O Evangelho diz que ele foi embora “triste”. Que aquela que se alegrou em Nazaré seja também a causa da nossa alegria!

13 Texto – Pe. Joãozinho - Música – Ave Maria – Erna Fleming
Imagens Google – Formatação – Altair Castro 09/07/2011


Carregar ppt "Maria, Causa de Nossa Alegria"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google