A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Código estabelecimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Código estabelecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Código estabelecimento
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTABELECIMENTO Nome do estabelecimento: Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Padre Joaquim Maria Fernandes Nome do agrupamento: Agrupamento Vertical de Escolas de Sousel Código GEPE # / 0785 Código estabelecimento 330553 Distrito: Portalegre Concelho: Sousel Morada: Tapada da Portagem Sousel Telefone: Fax:

2 No âmbito do Plano Nacional da Leitura – 10 a 14 Março
Semana da Leitura No âmbito do Plano Nacional da Leitura – 10 a 14 Março Segunda Feira 10 Terça Feira 11 Quarta Feira 12 Quinta Feira 13 Sexta Feira 14 Manhã 8.30 /10.00 Turmas: 6º A, B e C (Prof. Teresa Gomes e Ana Luísa Cayola) 10.30 /12.00 Alunos do pré de Casa Branca (24) Educadora Margarida Dias Alunos do 1º ano de Sousel (19) Prof. Rosa Paixão 8.30/10.00 Turmas: 5º A, B, C (Profs. Cristina Cruz, Assunção Sá, Cristina Godinho) 10.30/12.00 Alunos do pré de Cano (25) Educadora Ana Alunos do 2º ano de Sousel (24) Prof. Cristina Espadinha Turmas: 5º D e 8º B (Prof. Madalena Pinheiro e Filipe Martins) Alunos do pré de Santo Amaro (15) Educador Pedro Silva 1º Ciclo de S. Amaro (28) Profs. Manuela Albardeiro e Fernanda Neves Turmas: 7º A, B, C (Profs. Carmo Moreira Sara Tavares Madalena Pinheiro, Ana Luísa Cayola ) Alunos do pré de Sousel (17) Educadora Maria José Espanhol Alunos do 3º e 4 º ano de Sousel (25) Prof. Mariana Vareia Turmas: 8ºA e 9ºB (Profs. Madalena Pinheiro e Leopoldina Quadrado) Ana Luísa Cayola (alunos do 3º Ciclo) Almoço Tarde 14.00/16.00 Alunos do 1º Ciclo de Casa Branca (37) Profs José António e Madalena Estevinha Alunos do 9º A 1º ciclo de Cano (38) Profs Vera Silva e Clementina Machadinha 3º ano de Sousel (19) Prof. Cremilda Delgado 5º A Prof. Ana Luísa Cayola, Cristina Godinho e Assunção Sá

3 Programa da semana

4 Materiais de divulgação
SEMANA DA LEITURA 10 a 14 de Março de 2008 Biblioteca/Centro de Recursos

5 Actividades realizadas
Actividade: História do pintor Juan Miró, lida e contada pelo contador de histórias Luís Ensina. Participantes: Alunos e professores Convidado: Luís Ensina Local: BE/CRE Dia: 10/03/08 Breve descrição: À medida que a história vai sendo lida e contada, vai aparecendo uma pintura que retrata a história.

6 Actividades realizadas.
Actividade: Dramatização da peça “A árvore triste”; utilização lúdica do quadro interactivo Participantes: alunos do 1º Ciclo Convidados: Professores, alunos, e familiares. Local: BE/CRE Dia: 12/03/08 Breve descrição: Os alunos do 1º Ciclo dramatizaram uma peça preparada na aula a partir de um texto e no final ouviram os alunos do 9º ano “Ler em Inglês – Winnie the Witch”e utilizaram o quadro interactivo.

7 Actividades realizadas
Actividade: “Ler em Inglês” Participantes: Professora de Inglês e alunos do 3º Ciclo Convidados: Local: BE/CRE Dia:13/03/08 Breve descrição: As letras da canções pop/rock como instrumento de leitura e aprendizagem da língua inglesa e portuguesa.

8 Outros materiais

9 Fotografias legendadas Debate sobre Eutanásia Papagaios poéticos

10 Fotografias legendadas Atelier de Banda Desenhda

11 Fotografias legendadas Contador de histórias – Luís Rosa

12     Plano Nacional de Leitura Exemplo de um trabalho
Trabalho de Projecto – 5º A Ordena as letras e descobre o título do conto. ed ladoc o repda     Dá um sinónimo da palavra sopa. _________________________________________ 3. Quem é que andava ao peditório? _________________________________________ 4. Resolve o crucigrama a partir das pistas que te damos. 1. C_ _ _ _ _A _ _ _L _ _ _ _ D _ _ 5. _ _ _ _ _ I _ _ _ _N _ _ 7. _ _ _ _ _ _H _ _ _ O _ _ _ _ _ 5. O frade fez um belo caldo e comeu onde não lhe queriam dar nada. 5.1 O que fez o frade à pedra? ___________________________________________________ 6. Põe por ordem alfabética as seguintes palavras: frade; lavrador; panelinha; pedaço; couve; insonso; caldo; chouriço _____________________________________________________________________________________ 7. Procura no texto: 2 monossílabos dissílabos trissílabos polissílabos _________________ _____________ ______________ ___________________ 8. Classifica essas palavras quanto à acentuação. 9. Procura no texto uma palavra com: vogais orais; uma vogal nasal; um ditongo oral; um ditongo nasal ________________ ___________________ _______________________ _______________________ Trabalho realizado por: Ana Mouquinho; José Manuel, Joana Guerra e Alberto – 5º A O frade queria fazer um… O lavrador disse que … O frade apanhou uma pedra, sacudiu-a e pôs-se a … para ela. A gente da casa riu-se e o frade perguntou se nunca tinham comido caldo de… Pediu um … e deitou-lhe água dentro. Disse-lhes que com um bocadinho de … ficava um primor. Para não ficar insonso, pediu uma… de sal. Pediu umas couves e finalmente um naquinho de…

13 Trabalho realizado a partir da obra “Factos incríveis”- alunos do 6º ano
O reino animal abunda em criaturas estranhas e maravilhosas com grande diversidade de proezas e hábitos: ursos – polares atletas de meia tonelada que correm mais do que as renas e as preguiças da América Latina que dormem até 20 horas por dia. Também há criaturas cujos talentos extraordinários foram explorados pelos seres humanos para tudo, desde apanhar marginais a atravessar desertos.

14 Comentários finais A Semana da Leitura foi bastante animada. Contou com a participação de todos os alunos do Agrupamento, foi recheada de actividades muito diversificadas e que envolveram não só a comunidade escolar mas também pais, familiares e outros. Após uma semana de grande azáfama todos estavam cansados mas satisfeitos pela forma como decorreram as actividades.

15 Mensagens dos docentes ao PNL
As actividades desenvolvidas no âmbito do PNL, bem como o apoio das estruturas da Escola a elas ligadas (BE/CRE), têm-se revelado de grande importância no desenvolvimento de competências ligadas à leitura e literacia. Devemos continuar a apostar neste tipo de actividades.

16 Mensagens das famílias ao PNL
Devíamos ser mais a participar nas actividades da Semana da Leitura pois é importante que, uma vez que a escola está aberta e solicita a nossa participação, colaboraremos mais activamente. (mensagem de uma mãe que leu várias histórias aos alunos)

17 Outras mensagens ao PNL
Foi uma semana muito interessante… A colaboração dos funcionários da BE/CRE foi essencial para que tudo corresse da melhor forma. Os livros estiveram sempre presentes em quantidade e disponibilidade para todos os anos e ciclos de ensino.


Carregar ppt "Código estabelecimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google