A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Do Mar à Escola.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Do Mar à Escola."— Transcrição da apresentação:

1 Do Mar à Escola

2 Objetivo: Dinamizadores:
Promover o Mar e divulgar as suas potencialidades junto dos alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico do Concelho de Viana do Castelo. Dinamizadores: Departamento de Dinamização Cultural - Arqueologia; Divisão de Biblioteca e Documentação; Divisão de Desporto e Lazer; Divisão de Educação; Divisão de Museus; Divisão de Promoção de Saúde; Divisão de Recursos Naturais – CMIA.

3 Departamento de Dinamização Cultural - Arqueologia
Sessões/aulas com atividades lúdico-pedagógicas sobre o património arqueológico costeiro do concelho de Viana do Castelo; Ateliê de produção de sal nas salinas de época romana da praia do Canto Marinho; Ateliê de criação de miniaturas de pesos de rede de pesca em barro na Casa dos Nichos ou nas Escolas. Conto com História- Caturo o Pequeno Guerreiro- em colaboração com a Biblioteca Municipal, que explora a ligação dos povos “castrejos” da Idade do Ferro com o Mar.

4 Divisão de Biblioteca e Documentação
A BIBLIOTECA VAI À ESCOLA - com a temática “Do Mar à Escola” Itinerância de obras infanto/juvenis relacionadas com “o mar, o rio e a água” de forma articulada e regular, por todas as Escolas do 1º Ciclo da Rede de Bibliotecas Escolares do concelho, com o objetivo de estimular hábitos de leitura através de atividades de promoção do livro. De Outubro a Maio – manhãs de terça e quinta-feira (por marcação)

5 Divisão de Desporto e Lazer
Iniciação aos desportos náuticos; Turmas do 3º e 4º Ano Dinamizada pelos professores das AEC’S 4 aulas de 90 minutos 1 aula prática de canoagem Janeiro a Março.

6 Divisão de Educação Do Mar à Escola – A fauna e a flora marítima na alimentação; Promover o conhecimento da fauna e da flora marítima e o seu impacto na alimentação e na saúde Ações nas escolas com os alunos na preparação e confeção de peixe e produtos do mar com informação do valor nutricional e benefícios para a saúde.

7 Divisão de Museus Museu de Artes Decorativas
O Mar e o Porto sempre foram fundamentais na História de Viana do Castelo e por isso, muitas das peças do Museu têm barcos representados e contam-nos histórias de outros continentes, pelo que se propõe uma visita centrada nestas peças e uma atividade de construção de barcos. Museu do Traje Alguns dos Trajes relacionam-se diretamente com atividades marítimas, como é o caso dos Sargaceiros e das Marisqueiras de Afife. Núcleo Museológico do Sargaço – Castelo de Neiva A apanha das algas foi uma atividade fundamental na vida agrícola tradicional. Nesta visita ficamos a conhecer as técnicas e as possibilidades de novos usos para as algas, como é o caso da gastronomia. Núcleo Museológico da Atividades Agro Marítimas – Carreço Nesta visita pode ficar a conhecer as atividades da agricultura tradicional, em que os agricultores faziam a apanha de algas, de mariscos e até a pesca. Pode ainda percorrer os percursos marcados, que passam pelo Moinho de vento e pelos mais interessantes locais arqueológicos, etnográficos e paisagísticos de Montedor.

8 Divisão de Promoção de Saúde
No Mar com Saúde - Descobrir os benefícios do mar para a nossa saúde 1ª parte alunos têm acesso à informação sobre a matéria                     2ª parte: testar conhecimentos através de atividade lúdica. Período temporal: Fevereiro a Abril 2013 Turmas do 3º e 4º Ano

9 Divisão de Recursos Naturais – CMIA
Dinamização de atividades experimentais sobre os ecossistemas marinhos com duração máxima de 90 min. Turmas do 3º e 4º e 5º Ano Produção de um filme de 1 minuto sobre temas relacionados com o mar. Realização de concurso para atribuição de prémios e menções honrosas aos melhores filmes. Turmas do 9º Ano

10 Contactos: Departamento de Dinamização Cultural – Arqueologia
Telefone:  Divisão de Museus Telefone:  Divisão de Biblioteca e Documentação Telefone:  Site: Divisão de Desporto e Lazer Telefone: Divisão de Educação Telefone: Divisão de Recursos Naturais – CMIA Telefone:  Site: Divisão de Promoção de Saúde Telefone: 


Carregar ppt "Do Mar à Escola."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google