A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Educacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Educacional
CURSO: PEDAGOGIA Avaliação Educacional Profª Ms.: Solange Brito

2 Tema: Procedimentos avaliativos Conteúdo:
- Medidas no processo de progressão continuada e recursos para atender as diversidades dos estudantes

3 = REPROVAÇÃO DESEMPENHO ESCOLAR INSATISFATÓRIO EVASÃO ESCOLAR
DESPERDÍCIO DE RECURSOS FINANCEIROS As Políticas Públicas surgem para resgatar este problema.

4 Em algumas ocasiões determinados projetos vêm mascarando a real situação, tornando inaceitável a promoção em massa, a expulsão dos reprovados e a promoção por idade cronológica (solução na Inglaterra) como medida isolada. O QUE FAZER PARA MUDAR ESSE QUADRO???????

5 melhoria nos cursos de formação de professores;
aperfeiçoamento docente contínuo; Políticas Públicas voltadas à qualificação dos programas e critérios de promoção (cumprimento da escolaridade no tempo etário adequado , deixando de aceitar a reprovação como um processo seletivo).

6 deverá haver compromisso com a programação a ser desenvolvida
A Progressão Continuada nos estudos e o atendimento à diversidade favorecerão aos melhores resultados no desempenho. A Unidade Escolar deverá dar ciência aos estudantes e responsáveis da programação específica da proposta de recuperação para os estudos daqueles que necessitem, conscientizando-os de que: a frequência é obrigatória deverá haver compromisso com a programação a ser desenvolvida

7 a avaliação ocorrerá de forma contínua
a avaliação ocorrerá de forma contínua. Serão registrados os avanços ocorridos na aprendizagem dos alunos, os quais serão notificados aos pais bimestralmente (ou de acordo com a programação da escola). É importante que durante todo o processo de recuperação dos estudantes aconteçam registros para que o acompanhamento avaliativo seja mais eficaz. Estes registros poderão ser realizados através do ontrole de frequência, atividades, avaliações, intervenções do professor no processo de aprendizagem e avanços da aprendizagem do aluno.

8 O projeto e os registros da frequência e das intervenções pedagógicas do professor durante o processo de aprendizagem deverão ser sistematicamente acompanhados pelos orientadores pedagógicos o educacional e estarem disponíveis na unidade para a Supervisão de Ensino.

9 A progressão continuada é uma das mudanças propostas pela nova Lei de Diretrizes e Base, LDB 9394/96, e está alterando a rotina das escolas e fazendo com que os professores repensem seu trabalho e mudem suas estratégias de ensino. A progressão continuada prevê três quesitos: 1. não-prejuízo da avaliação do processo de ensino e aprendizagem 2. obrigatoriedade dos estudos de recuperação para os alunos de baixo rendimento 3. possibilidade de retenção, por um ano, no fi nal do ciclo.

10 Se retirarmos estes três itens da progressão continuada, teremos a promoção automática, ideia bastante desgastada no meio educacional, devido às formas de sua implantação no Brasil e dos resultados insatisfatórios, na maioria dos casos. A nova LDB dá autonomia aos Estados e Municípios para organizarem o ensino em ciclos, de acordo com as necessidades regionais. Rompe-se assim com as concepções rígidas e ultrapassadas de ensino e aprendizagem que faziam com que as crianças que não tivessem dominado todos os conteúdos e habilidades ao fi nal de cada série repetissem no ano seguinte tudo o que já tinha sido ensinado.

11 Segundo Camargo (1999), a progressão continuada é uma estratégia para resolver a universalização da escola básica, garantir a permanência das crianças na escola, manter o fluxo dos alunos e também a adequação idade/série. É a substituição da pedagogia da repetência, da exclusão, pela pedagogia da promoção, da inclusão, não punitiva e excludente.


Carregar ppt "Avaliação Educacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google