A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo"— Transcrição da apresentação:

1 serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo
serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo. psicóloga educacional

2 crescimento e aprendizagem
Crescer e aprender nem sempre se revelam tarefas fáceis. Para alguns alunos o processo de ensino – aprendizagem não acontece linearmente, fazendo-se num ritmo próprio que determina um desenvolvimento psico-intelectual global e um percurso académico também ele subjetivo. As mudanças psicoafetivas e emocionais que caracterizam as etapas da segunda e terceira infâncias e adolescência podem ser operadas com alguma turbulência, condicionando o rendimento académico. Muitas destas problemáticas são facilmente ultrapassadas quer de forma individual pelo próprio aluno ou com a ajuda imperiosa dos pais, amigos ou professores. Outras vezes há, que se torna necessária a ajuda de outra figura de referência no contexto escolar, o Psicólogo Educacional.

3 As problemáticas mais frequentes prendem-se com o plano:
cognitivo socioemocional/afetivo/comportamental linguagem (leitura e escrita) vocacional insucesso e abandono escolar

4 papel do psicólogo educacional
Espera-se que da reunião concertada de esforços entre psicólogo educacional, professores, encarregados de educação e o próprio aluno, resulte a promoção do seu pleno desenvolvimento, para que a passagem pela escola seja, futuramente, motivo de boas recordações e não de traumas difíceis de esquecer. Para tal, o psicólogo ajuda o aluno a encontrar o seu potencial desconhecido, crucial para vencer ou contornar os desafios inerentes às circunstâncias vivenciais ou ao estádio de desenvolvimento que se encontra a atravessar.

5 serviço de psicologia e orientação
Deste modo, o psicólogo intervém em diferentes dimensões do desenvolvimento psicológico e pedagógico do aluno, assim como, na construção da sua identidade pessoal. O SPO consiste, deste modo, num serviço que tenta dar resposta às solicitações dos agentes educativos, contribuindo para a adaptação e integração do aluno, do sucesso educativo, para a promoção de atitudes positivas e para a socialização do mesmo, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.

6 Através do uso adequado de técnicas de avaliação e estratégias de intervenção adequadas, pretende-se a superação das dificuldades e o bem-estar do aluno. São elas: Avaliação psicológica psicológica e psicopedagógica consulta e aconselhamento psicológico apoio psicopedagógico consulta psicológica vocacional orientação escolar e profissional programas de competências sócioemocionais promoção de métodos de estudo estratégias de atuação de combate ao insucesso e desmotivação escolar atendimento a encarregados de educação (aconselhamento parental) encaminhamento e articulação com outros serviços

7 atendimento O SPO dispõe de um gabinete na Sala 29. O horário de atendimento encontra-se afixado na porta.

8 como recorrer ao SPO? através do(s): Diretor de Turma
Conselho Diretivo Pais/encarregados de educação Pessoalmente 

9 Encontrar soluções que sejam à medida dos problemas dos alunos e professores, é a máxima que o SPO persegue… Rita Maria Raposo Psicóloga (C.P. 5205)


Carregar ppt "serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google