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City Marketing em Sedes de Megaeventos Esportivos

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Apresentação em tema: "City Marketing em Sedes de Megaeventos Esportivos"— Transcrição da apresentação:

1 City Marketing em Sedes de Megaeventos Esportivos
Instituto Bola Pra Frente City Marketing em Sedes de Megaeventos Esportivos Sávio Raeder (Doutorando em Geografia/UFRJ – Bolsista do CNPq) Rio de Janeiro, 16 de setembro de 2010

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3 City-Marketing e Megaeventos Esportivos
Anos 80: nova agenda urbana; Escassez de Capitais Públicos, logo busca de Capitais Privados: turistas e investidores; Competição entre Cidades; Eventos efêmeros em tempos de aceleração dos tempos de circulação e consumo; Instrumentos de Promoção Urbana: Empreendedorismo Urbano.

4 City Marketing ou Marketing Urbano
Instrumento informativo utilizado no planejamento urbano; Referência às vantagens que uma Cidade apresenta; Potencialização de capitais simbólicos com ganhos para o turismo da Cidade; Difusão, interna e externa, de símbolos atraentes para investidores e consumidores; Marcos arquitetônicos e valores culturais como referenciais; Múltiplos veículos de difusão da imagem; Eventos como estratégia de marketing urbano;

5 City Marketing: exemplos

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7 Capitais Simbólicos

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9 RIO 2016

10 Legados dos Megaeventos
Esportivo (estímulo à prática, arenas esportivas); Social (redução de desigualdades, novas representações sociais); Cultural (valorização da memória esportiva; fortalecimento de identidades territoriais); Ambiental (redução da poluição, práticas sustentáveis inovadoras); Econômico (geração de empregos, atração de investidores); Governança (cooperação dos atores governamentais, democratização das instâncias decisórias) Urbanístico (equipamentos públicos, estruturas de transportes, oferta de moradias);

11 MUITO OBRIGADO!!! raeder@ufrj.br

12 Megaeventos Esportivos
curto período de realização; alta visibilidade; investimentos elevados; participação de diversos países; periodicidade na realização; competição para a escolha da cidade sede; legitimidade para intervenções; custeados majoritariamente com recursos públicos; Copa, Jogos Olímpicos e versões Regionais.

13 Intervenções Urbanas nos Jogos: Tipologia

14 Legados da Candidatura 2016
Ganho de imagem com exposição do Rio e do Brasil na imprensa internacional (primeira página em mais de 150 grandes jornais de todo o mundo); Centro Olímpico de Treinamento; Aceleração da revitalização da Zona Portuária; Classificação dos hotéis; Aceleração de investimentos em transporte; Aceleração de incentivos para o meio ambiente. Fonte: Comitê Organizador Rio 2016

15 RIO 2016

16 Agenda de Megaeventos No Brasil: No Mundo:
Jogos Mundiais Militares – Rio ; Copa das Confederações – 2013; Copa do Mundo – 2014; Jogos Olímpicos – Rio ; No Mundo: Copa do Mundo – África do Sul – 2010; Jogos Olímpicos – Vancouver – 2010; Jogos Pan-americanos – Guadalajara – 2011;

17 COPA 2014

18 IDH da Cidade do Rio de Janeiro

19 Mapa da Barra da Tijuca

20 COPA 2014


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